Pragas e Cuidados

Ervas daninhas – Espécies mais populares e como fazer o controle

As ervas daninhas são muito comuns em jardins, geralmente nascem de forma espontânea no solo e o controle costuma ser cansativo.

Por Rafaela de Almeida

-

As ervas daninhas são consideradas por muitos como invasoras indesejadas. Esse tipo de planta nasce de forma espontânea no solo e, normalmente, são plantas inofensivas. Apesar disso, algumas espécies podem prejudicar os canteiros ou jardins por competir por nutrientes vindos do solo.

Alguns tipos de ervas daninhas podem ser retiradas com facilidade do solo, no entanto, podem brotar novamente na mesma proporção. No entanto, apesar de serem indesejadas por muitos, pode indicar que o solo está rico em nutrientes, por exemplo.

As ervas daninhas também são consideradas plantas ornamentais, já que algumas espécies são delicadas, ótimas para compor vasos, por exemplo.

Espécies mais comuns de ervas daninhas

Existem muitas espécies de ervas daninhas. Algumas delas são mais comuns, como, por exemplo:

Azedinha

A azedinha é um tipo de erva daninha muito comum em jardins. Além disso, é uma plantinha muito graciosa, possui pequenas flores cor de rosa e folhas arredondadas.

Ervas daninhas: espécies mais populares e como fazer o controle
Fonte: Pra Quem Tem Estilo

Esse tipo de planta nasce esporadicamente em solo úmido e rico em matéria orgânica. Dessa forma, também pode ser encontrada em locais sombreados, ou que recebem sol durante poucas horas diárias.

Chicória-brava

A chicória-brava é uma erva daninha facilmente confundida com o dente-de-leão, pois suas flores amarelas são muito parecidas. Além disso, é uma das ervas daninhas mais difíceis de retirar do jardim, já que as sementes das flores são capazes de passar quase uma década no solo, mesmo depois da planta ser arrancada.

Fonte: Olhares

Dente-de-leão é um tipo de erva daninha com flores

O dente-de-leão é uma das ervas daninhas mais populares, principalmente por conta do seu formato em pompom. Esse formato garante que as sementes se espalhem quando são sopradas pelo vento.

Geralmente, este tipo de erva daninha ocorre em regiões frias, mas podem ser encontrados com facilidade em regiões com temperaturas elevadas, em lugares sombreados e úmidos.

Ervas daninhas: espécies mais populares e como fazer o controle
Fonte: Viver Natural

Picão

A erva daninha chamada picão é conhecida por grudar em roupas e em animais que se esfregam na vegetação. Além disso, se espalham com facilidade, podendo ser encontradas em jardins ou canteiros de solo úmido e rico em nutrientes.

Fonte: Cotrisoja

Acariçobas

As ervas daninhas acariçobas são muito adaptáveis, por isso, podem ser encontradas em ambientes com solo ou água. Uma característica deste tipo de erva daninha é a facilidade de reprodução por meio de sementes e rizomas.

Ervas daninhas: espécies mais populares e como fazer o controle
Fonte: Benefícios das Plantas

Tiririca é uma erva daninha comum pelo mundo

A tiririca é uma das ervas daninhas mais conhecidas pelo mundo. Sua propagação acontece de forma espontânea, assim, suas sementes se espalham e brotam com facilidade pelo solo.

Além disso, apesar de parecer inofensiva, pode atrapalhar o desenvolvimento de outras plantas sob o mesmo solo.

Fonte: Parque Biológico Gaia

Serralha

A serralha é muito popular em jardins pelo país, suas flores cor de rosa são facilmente reconhecidas. Apesar de ser considerada uma erva daninha, também possui algumas propriedades medicinais. Além disso, suas flores podem ser usadas frescas em saladas.

Ervas daninhas: espécies mais populares e como fazer o controle
Fonte: Agro20

Açarinha-branca

Esse tipo de erva daninha também é muito popular pelo mundo, podendo produzir anualmente cerca de 500 mil sementes. Além disso, essas sementes podem ficar quatro décadas no solo.

Fonte: Matos de Comer

Barba de falcão

A barba de falcão é uma erva daninha típica de hortas, isso porque, é muito comum o substrato comercializado ter sementes da planta. Além disso, é difícil retirar esse tipo de planta do jardim, podendo ficar anos no solo. A barba de falcão nasce em solo úmido e locais com sombra.

Ervas daninhas: espécies mais populares e como fazer o controle
Fonte: INaturalist.Ca

Morrião comum

Morrião comum também é uma erva daninha muito comum pelo mundo todo, já que é capaz de brotar espontaneamente em solo úmido e regiões de clima ameno. Além disso, possui pequenas flores brancas que podem formar um cobertor em cima de outras espécies.

Ervas daninhas: espécies mais populares e como fazer o controle
Fonte: Plantas Beleza e Diversidade

O cabelo de cão é uma erva daninha parecida com capim

O cabelo de cão é uma erva daninha muito parecida com o capim comum que vemos com frequência. É um tipo de praga muito resistente e difícil de ser controlada, pois ressurge rapidamente após ser retirada do solo.

Ervas daninhas: espécies mais populares e como fazer o controle
Fonte: Pinterest

Podagrária

Assim como outras ervas daninhas, a podagrária cresce de forma a inibir o crescimento de outras espécies. Dessa forma, rouba os nutrientes do solo e a água da rega, matando as outras plantas próximas.

Fonte: Plantas Flores

Como fazer o controle das ervas daninhas?

Muitas vezes, é complicado fazer o controle das ervas daninhas porque a maioria tende a persistir no solo por anos por conta das sementes. Por isso, o controle deve ser gradativo, muitas vezes cansativo.

Em plantações grandes, é possível utilizar agrotóxicos para conter a propagação. No entanto, o uso pode ser agressivo, é preciso dosar a quantidade e a procedência da substância utilizada. Outra forma de fazer o controle é tirar com as mãos a erva em questão, pois saem facilmente do solo.

Ervas daninhas: espécies mais populares e como fazer o controle
Fonte: Green Me

O que achou da matéria? Se gostou, confira também algumas opções de plantas para o quarto.

Fontes: Seleções, Prestaserv, GetNinjas, Revista Natureza.

Imagens: Ajax, Lar Natural, Pra Quem Tem Estilo, Olhares, Viver Natural, Cotrisoja, Benefícios das Plantas, Parque Biológico Gaia, Agro20, Matos de Comer, INaturalist.Ca, Plantas Beleza e Diversidade, Pinterest, Plantas Flores, Green Me.