Pragas e Cuidados

Cochonilha – O que é, como evitar e receitas caseiras para tratar a praga

A cochonilha é um tipo de praga muito comum no jardim. Mas, apesar disso, é possivel tratá-la com receitas caseiras com poucos ingredientes.

Por Rafaela de Almeida

É normal durante o cultivo de plantas que, eventualmente, haja ataque de alguns tipos de pragas. Contudo, o ataque desse tipo de praga pode ser muito prejudicial à saúde das plantas. Esse é o caso da cochonilha, por exemplo.

A cochonilha é uma espécie de inseto capaz de atacar as plantas do jardim, assim suga a seiva da planta e seus nutrientes. Esse processo acaba comprometendo o desenvolvimento da planta de forma que ela comece a morrer.

Existem algumas espécies de cochonilhas, mas, de modo geral, todas elas agem da mesma maneira. Contudo, podem possuir colorações diferentes, desde rosa a preto, marrom e amarelada.

Além disso, a principal forma de combater a cochonilha é utilizando inseticida, no entanto, existem métodos diferentes que dispensam inseticidas para acabar com elas no jardim.

Como identificar sintomas causados por cochonilha

Como as cochonilhas são pragas capazes de sugar a seiva das plantas, os sintomas em relação à saúde delas podem ser diversos. Entre os mais comuns estão a má formação de folhas e frutos e quedas de flores prematuras.

Fonte: Hortas Biológicas

Além disso, a ação das cochonilhas acaba afetando o processo de sobrevivência das plantas: a fotossíntese.

Isto é, a cochonilha produz uma substância adocicada que acaba prejudicando a área responsável pela fotossíntese. Dessa forma, a respiração e transpiração da planta diminui, isso faz com que a planta passe a murchar, por exemplo.

Outro sintoma causado pela ação das cochonilhas é o amarelecimento, causado pela dificuldade de passar pela fotossíntese. Logo, consequentemente as folhas amarelam e, posteriormente, secam até que a planta morra, caso as cochonilhas não sejam tratadas.

Cochonilha: o que é, como evitar e receitas caseiras para tratar essa praga
Fonte: Fundecitrus

Receitas caseiras para acabar com a cochonilha

Além dos inseticidas comuns, existem também alternativas naturais para acabar com a cochonilha no jardim de casa.

Sendo assim, muitas dessas receitas podem ser feitas com produtos caseiros e fáceis de encontrar e garantem acabar ou ao menos diminuir aos poucos a infestação desse tipo de praga.

Calda de fumo e água com sabão

Para preparar essa receita você precisará de, aproximadamente, 100 gramas ou uma mão cheia de fumo de corda. Além disso, 1 litro de água misturada com uma xícara de álcool.

Fonte: Planta Sonya

Após misturar os três ingredientes, acrescente sabão neutro, que pode ser sabão cortado ou ralado, ou pode ser usado sabão neutro líquido.

A quantidade de ingredientes pode variar de acordo com a infestação de cochonilha. Contudo, os ingredientes têm proporções semelhantes e podem ser dobrados de quantidade caso haja um maior número de plantas atacadas.

Depois de fazer a mistura, deixe de molho por algumas horas. Depois de pronta, coloque o líquido em um borrifador e borrife sobre as plantas. A ação pode não ser imediata e pode ser repetida para acabar de vez com a cochonilha.

Óleo mineral e detergente neutro

Para essa mistura é preciso usar 1 litro de água para 10 ml de óleo mineral e 10 ml de detergente neutro. Misture todos os ingredientes e repita o mesmo processo anterior: borrife o líquido sobre as folhas das plantas.

Cochonilha: o que é, como evitar e receitas caseiras para tratar essa praga
Fonte: Im Grower

Querosene com óleo mineral e amido

Para preparar a mistura, utilize 300 ml de óleo mineral, 100 gramas de amido de milho, 20 ml de querosene e 10 litros de água. Misture em um recipiente e pulverize sobre a planta diretamente nas partes atacadas pelas cochonilhas.

Fonte: Naturarte

Erva-de-santa-maria

Outro inseticida natural para acabar com as cochonilhas é o sumo da erva-de-santa-maria. Para usar a erva, basta deixá-la de molho em água fria durante seis horas.

Cochonilha: o que é, como evitar e receitas caseiras para tratar essa praga
Fonte: Oeste Mais

Feito isso, depois do tempo estabelecido, retire as folhas de molho e aperte-as para extrair o sumo da erva. Depois da extração, misture o sumo com cinco litros de água e borrife sobre as plantas afetadas pelos insetos.

Como proteger as plantas e evitar cochonilha?

O ataque de pragas no jardim é ocasionado pela vulnerabilidade de condições como falta de bom substrato, regas irregulares, assim como exposição solar inadequada. Para evitar e proteger o jardim de ataques é importante observar as necessidades das plantas.

Fonte: Rio Mar Recife

Certifique-se sempre se o solo está bem adubado ou não e mantenha o equilíbrio, nunca adube demais nem de menos. Use a quantidade de adubo correta para o substrato e dê preferência à adubos livres de produtos químicos.

Além disso, observe a quantidade de água oferecida a cada espécie. Assim como a qualidade do solo, a rega é fundamental para o bom desenvolvimento das plantas. Por isso, ofereça a quantidade adequada para cada tipo de planta do jardim.

E, apesar de às vezes afetar a vegetação, outros insetos como abelhas, percevejos, formigas e outros animais, são fundamentais para o controle biológico. Isto é, esses animais desempenham papéis de predadores de pragas, como as cochonilhas, e também fazem parte do micro ecossistema do jardim.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como limpar as folhas das plantas.

Fontes: Bel Agro, Green Me, Uol, Info Escola, Pergunte ao Agrônomo.

Imagens: Integração da Serra, Hortas Biológicas, Fundecitrus, Planta Sonya, Im Grower, Naturarte, Oeste Mais, Rio Mar Recife.