Dicas

Horta suspensa – Maneiras de reaproveitar materiais e montar uma horta

Com recursos simples, é possível reutilizar materiais e montar uma horta suspensa em casa tendo temperos orgânicos e frescos sempre à mão.

Por Rafaela de Almeida

-

A horta suspensa é uma opção de manter em casa aquele tempero favorito que você encontra no supermercado, mas que muitas vezes acaba não sendo orgânico. Além disso, é ideal para ambientes menores, podendo ajudar a otimizar os espaços da varanda para cultivar legumes, verduras e folhagens usadas na cozinha.

Pode ser colocada na própria cozinha, de maneira que o acesso seja mais fácil. Além disso, a horta suspensa certifica que você tenha temperos livres de produtos químicos que podem interferir na qualidade. Também pode ser usada para aproveitar os restos orgânicos de casa servindo de local para uso de compostagem. Assim, todo o ciclo de reutilizar os restos de comida é aproveitado.

Como aproveitar o espaço usando horta suspensa

Além de todos os benefícios de ter plantas usadas na cozinha, a horta suspensa também pode decorar o quintal, varanda, canteiro ou jardim, já que são muito charmosas. Existem muitas formas de se fazer uma horta suspensa, aqui vamos ensinar algumas maneiras para fazer o cultivo dos temperos que desejar.

Fonte: Guilherme Barbosa
  • Antes de começar a montar sua horta suspensa, escolha o local em que ela ficará fixa. Assim, o ambiente precisa ter luz, mesmo que indiretamente, além de ser um lugar bem arejado;
  • Para montar a horta, podem ser usados inúmeros materiais, entre eles garrafas pets, jardineiras, vasos, estantes, latas e o que mais a imaginação permitir;
  • A horta suspensa é uma boa alternativa para reaproveitar materiais que poderiam ser descartados e podem desempenhar a função de recipientes;
  • Outros materiais como ganchos, cordas, correntes, mão francesa entre outros também podem ser usados como base de sustentação para segurar a horta.

Reaproveitando materiais na horta suspensa

Existem diversos materiais que podem ser utilizados para montar uma horta suspensa, como por exemplo:

Usando caixotes de feira

Você já deve ter visto muitos itens de feira, como frutas, verduras e legumes, sendo transportados em caixotes de madeira. Os caixotes são ótimas opções para a horta suspensa, podem ser fixados na parede com a ajuda de mãos francesas ou montados como prateleiras.

Fonte: Pinterest

Calhas de metal ou PVC

Se sua casa passou por uma recente reforma, as calhas ou canos que sobraram da construção também podem ser reaproveitados para montar hortas suspensas facilmente fixadas na parede. Além disso, caso não tenha esses materiais em casa, eles podem ser encontrados por baixo custo em lojas de construção civil.

Horta suspensa: como reaproveitar materiais e montar uma horta
Fonte: Phitoss

Reaproveitando garrafas pets

As garrafas pets, assim como potes de vidro, latas e outros recipientes descartados de casa também podem ser transformados em horta suspensa.

Horta suspensa: como reaproveitar materiais e montar uma horta
Fonte: Pomar Rend

Cuidados gerais com a horta

A horta suspensa, assim como qualquer forma de cultivo, deve receber luz suficiente para se desenvolver. Dessa forma, garanta que as plantas tenham contato com  a luz do sol durante um período do dia. Se o ambiente de plantio não for tão bem iluminado, o ideal é deixar a horta próxima às entradas de luz.

Outro cuidado importante é podar as plantas sempre que notar que elas estão amarelando ou secando. Além disso, a poda ajuda a planta a produzir mais, por isso, mesmo que o tempero não seja usado com tanta frequência, faça podas regulares para estimular seu crescimento.

Horta suspensa: como reaproveitar materiais e montar uma horta
Fonte: Decor Fácil

Para fazer a poda é necessário esterilizar as ferramentas de corte. Isso evita que, caso uma planta esteja infectada com pragas, ela não passe isso para outras plantas podadas posteriormente. Para esterilizar a tesoura ou a faca usada, passe-a no fogo por alguns segundos e espere esfriar para poder usá-la novamente.

Por fim, é preciso manter as ervas da horta suspensa sempre bem regadas. Logo, observe sempre a umidade do solo. A maior parte das plantas usadas em hortas necessitam de solo úmido para se desenvolverem.

Assim, a frequência de água deve ser de, pelo menos, duas a três vezes por semana, sempre evitando encharcar o solo, já que isso pode afogar a planta e matá-la.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também quais as características da Árvore da Felicidade e como Limpar as folhas das plantas 

Fontes: Tua Casa, Viva Decora, Ciclo Vivo, Decor Fácil.

Imagens: Rio Verde, Guilherme Barbosa, A Casa Flor, Pinterest, Phitoss, Pomar Rend, Decor Fácil.