Espécies

Tipos de samambaia – Quais são, características e como cultivar

Existem alguns tipos de samambaia encontradas com facilidade pelo Brasil, a maioria com caráter ornamental, perfeitas para decoração.

Por Rafaela de Almeida

-

As samambaias são plantas muito populares, facilmente encontradas em jardins por todo o Brasil, sendo uma das plantas mais cultivadas em casa. Além disso, existem tipos de samambaia diferentes do que estamos acostumados.

As samambaias também são consideradas plantas muito antigas, já que as primeiras espécies apareceram na pré-história.

Dessa forma, possuem cerca de 200 milhões de anos e evoluíram até chegar às samambaias de hoje. Assim, os tipos dessa planta variam, principalmente, de acordo com seu volume e formato das folhas.

Lista com tipos de samambaias

Além da variedade de tipos de samambaias, essas plantas são fáceis de serem cultivadas em casa. Exigem poucos cuidados quanto à rega ou períodos de iluminação solar.

Avenca

A avenca é um dos tipos de samambaia com as folhas mais delicadas e arredondadas, diferente de outras espécies.

Além disso, a cor das avencas também é mais clara. Esse tipo de planta pode chegar a 40 centímetros de altura, mas ainda sim é volumosa, pode ser cultivada facilmente em ambientes internos.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Plantas em Casa

Argentina

A samambaia argentina é um dos tipos mais comuns, podendo ser confundida com outras da mesma família pela semelhança. Dessa forma, apresenta um tipo de folhagem em formato crespo, com leves ondulações nas laterais. Além do mais, pode variar de tamanho e atingir até 30 centímetros de altura.

Fonte: Total Construção

Asplênio

Esse tipo de samambaia pode ser considerado um dos tipos mais diferentes. Isso porque suas folhas são longilíneas e compridas, diferentes dos outros tipos de samambaias. Ainda, as folhas são grossas e firmes, e sua textura se assemelha ao couro. Sua altura varia, mas, no geral, pode chegar até 50 centímetros.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Planta Sonya

Americana

A samambaia americana pode ser confundida com a Argentina, pois suas folhas são praticamente idênticas. Além disso, esse tipo de samambaia também é considerada ótima opção de plantas para ambientes internos.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Flora Paraíba

Chifre-de-veado

Esse tipo de samambaia leva esse nome devido à sua semelhança com os chifres do animal. Por ser uma planta diferente, pode ser considerada exótica, além de ser muito usada na decoração. Seus cuidados são simples, basta cultivá-la em local iluminado e com umidade.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Selvva

Mini samambaia

A mini samambaia pode ser considerada uma das samambaias mais charmosas devido ao seu tamanho reduzido. Suas folhas pequeninas possuem uma tonalidade verde claro e textura crespa. Além disso, os vasos desse tipo de samambaia podem ser colocados em ambientes como salas, quartos, escritórios e até mesmo banheiros.

Fonte: Samambaias Lindas

Amazonas

As samambaias amazonas são tipicamente originárias do Brasil. Assim como outros tipos de samambaias, podem ser cultivadas facilmente em espaços internos ou em jardins longe do sol direto, que pode queimar suas folhas. São ótimas para locais altos ou suspensos, já que suas folhas saem pelo recipiente.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Pituca Flores

Samambaia renda francesa

A samambaia do tipo renda francesa, assim como a argentina e a americana, é muito popular. Sua beleza consiste nas folhas delicadas e finas, que se assemelham a rendas de tecido. Porém, é mais compacta que outras espécies. No entanto, pode ser cultivada em vasos com facilidade, contando que a luz direta seja evitada.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Extra

Azul

O diferencial dessa samambaia está em sua cor. A samambaia azul não pertence à mesma família das samambaias, mas por terem grandes semelhanças, podem ser cultivadas assim como elas. Por isso, são muito escolhidas como plantas ornamentais. Sua coloração azulada chama atenção e traz charme aos ambientes.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Pinterest

Samambaia de metro

A samambaia de metro pode ser encontrada também pelo nome de samambaia chorona. Esse tipo de planta possui entre as suas principais características o comprimento, isso porque pode atingir até dois metros de comprimento.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Nô Figueiredo

Renda portuguesa

Assim como a renda francesa, a samambaia renda portuguesa tem folhas com aspecto de plumas delicadas e finas, além de ser nativa da Austrália. Esse tipo pode atingir  até 40 centímetros de comprimento. Durante o inverno, a planta pode sofrer algumas mudanças, como cair folhas ou amarelar, mas se regeneram.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Faz Fácil

Samambaia paulistinha

A samambaia do tipo paulistinha também é muito popular, embora possa ser confundida com outras samambaias por conta das folhas semelhantes. Além disso, pode ser cultivada em ambientes com pouca luz solar e umidade. Esse tipo de planta pode atingir até meio metro.

Fonte: Cultivando

Havaiana

As samambaias havaianas também são populares pelo país. Assim como outros tipos, não requer luz solar direta, mas devem ser cultivadas em locais iluminados, além da rega ser feita regularmente.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Minhas Plantas

Jamaica

A samambaia Jamaica é muito popular. Possui coloração verde escura e vibrante, por isso, pode ser combinada com outras espécies em jardins suspensos ou verticais. É originalmente encontrada na Índia, mas se adaptou com facilidade ao clima brasileiro.

Fonte: Elo7

Samambaia centopeia

A samambaia centopeia exige um pouco mais de cuidado do que outras espécies. Isto é, as regas devem ser feitas com água morna no inverno, por exemplo. Além disso, é chamada de samambaia centopeia por conta de seu formato.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Giuliana Flores

Holandesa

As samambaias holandesas são conhecidas pelo seu caráter ornamental. A folhagem desse tipo de samambaia é diferenciada, as folhas geralmente possuem duas tonalidades de verde, além de compridas.

Fonte: YouTube

Ninho de passarinho

A samambaia tipo ninho de passarinho é originária da Ásia, mas pode ser cultivada com facilidade no Brasil. Esse tipo de samambaia possui formato de folhas diferentes. São chamadas por esse nome porque os passarinhos costumam fazê-la de ninho para colocar os ovos.

Tipos de samambaia: uma das plantas mais populares no Brasil
Fonte: Planta Sonya

Samambaia prata

A samambaia prata recebe esse nome por conta de sua coloração esbranquiçada, isso a faz uma ótima opção de planta ornamental. Pode ser cultivada em ambientes internos e externos.

Fonte: Globo Rural

Curtiu esse post? Veja também quais são os principais cuidados em relação às samambaias.

Fontes: Total Construção, Casa e Festa.

Imagens: Decor Fácil, West Wing, Plantas em Casa, Total Construção, Flora Paraíba, Selvva, Samambaias Lindas, Pituca Flores, Extra, Pinterest, Nô Figueiredo, Faz Fácil, Cultivando, Minhas Plantas, Elo7, Giuliana Flores, YouTube, Planta Sonya, Globo Rural.