Dicas

Plantas em casa – Benefícios, cuidados e espécies fáceis de cultivar

Ter plantas em casa se tornou muito comum nos últimos tempos. Além da decoração, o cultivo pode gerar inúmeros benefícios.

Por Rafaela de Almeida

-

Muitas pessoas têm alguma plantinha em casa, o hábito se tornou muito comum pelo mundo todo. Cultivar plantas em casa é ter o contato com a natureza mais próximo, além de trazer o aspecto de aconchego e decorar os ambientes.

As plantas também favorecem os ambientes, pois purificam o ar, melhoram a umidade e ajudam no microclima existente em casa. Muitas plantas tornam-se parte da decoração de casas pelas diferentes formas, cores, texturas e tamanhos, muitas dessas são consideradas ornamentais por desempenharem essa função.

Existem inúmeras maneiras de cultivar as plantas dentro de casa, as principais são plantadas em vasos ou recipientes com água, além do plantio em jardins, canteiros e quintais.

Dessa forma, antes de plantar é importante conhecer as necessidades, não só de quem planta, mas das próprias plantas. Todas elas requerem cuidados quase diários, além de adquirir é preciso mantê-las saudáveis.

Fonte: Alto Astral

Dicas de espécies e como manter as plantas em casa

De modo geral, existe uma cartela praticamente infinita de espécies fáceis de manter e que se adaptam facilmente aos ambientes de casa.

Geralmente, as plantas mais resistentes e tipicamente de meia-sombra são as melhores opções. Além disso, cactos e suculentas são as alternativas mais comuns quando se trata de decoração e plantas domésticas. 

Cactos

Os cactos são muito comuns em casas por todo o mundo. Isso porque, além da beleza e dos diferentes formatos, cores e tamanhos, são plantas fáceis de serem cuidadas. Dessa forma, para as pessoas que estão começando a cultivar plantas em casa, os cactos são ótimas opções.

São plantas muito adaptáveis, podem ser mantidas por todos os ambientes da casa, desde salas à banheiros. Além disso, os cuidados são mínimos.

Essas plantas não precisam de regas constantes, água apenas uma vez por semana é o suficiente para que elas se mantenham vivas e saudáveis. O solo também não precisa de muitos substratos, tampouco estarem sempre úmidos.

Plantas em casa: benefícios, cuidados e espécies fáceis de cultivar
Fonte: Leroy Merlin

Suculentas

As suculentas, assim como os cactos, são capazes de se adaptarem a todos os tipos de ambientes. Além disso, podem ser usadas em composições na decoração de casa com outras plantas. É comum estarem em terrários ou no mesmo vaso que cactos, por exemplo.

Da mesma forma que os cactos, também não exigem muitos cuidados durante a vida. As regas podem ser feitas uma vez na semana e o solo não precisa estar úmido para que elas cresçam e sobrevivam.

Fonte: Viva Decora

Samambaias

As samambaias são plantas muito comuns pelo Brasil. É tipicamente encontrada em ambientes como varandas, salas de estar, jardins e outros ambientes da casa. As samambaias são ótimas opções para decorar espaços com pouca vida e cinzentos, isso porque suas folhas crescem frondosamente em vasos.

Seus cuidados precisam ser mais constantes do que os cactos e as suculentas. É importante fazer regas regulares, sem encharcar o solo, mas que ele esteja úmido. Também não necessitam de sol direto, podem ser cultivadas em ambientes com luz solar indireta, além de se desenvolverem melhor em ambientes quentes.

Plantas em casa: benefícios, cuidados e espécies fáceis de cultivar
Fonte: Guararapes

Espada de São Jorge

Muito conhecida pela crença de que traz proteção, a espada-de-são-jorge também é uma planta muito comum. Além disso, para os iniciantes, torna-se uma boa opção na hora de escolher que plantas ter em casa.

De modo geral, a planta é resistente e se desenvolve bem em vasos, além de apresentarem variações na espécie em relação ao tamanho e cor das folhas.

A espada-de-são-jorge pode ser mantida sob os mesmos cuidados das samambaias. Para o plantio em vasos podem ser usados substratos que favoreçam seu desenvolvimento e melhorem a qualidade do solo.

Fonte: Pajaris

Benefícios de ter plantas em casa

Além de embelezar os ambientes de casas e apartamentos, as plantas trazem inúmeros benefícios, não somente aos cômodos dos lares, mas também as pessoas que plantam.

As plantas têm a capacidade de melhorar a qualidade do ar, pois a troca de gases com os ambientes é capaz de purificá-los. Além disso, também reestabelecem a umidade, quase que pela mesma razão.

Plantas em casa: benefícios, cuidados e espécies fáceis de cultivar
Fonte: Claúdia

Também trazem a sensação de vitalidade e aconchego, pois diferente dos móveis estáticos, está sempre em transformação, crescendo, dando frutos ou flores.

As plantas também são capazes de proporcionar sofisticação, charme e elegância. A grande variedade de espécies permite ocupar inúmeros espaços e funções dentro de casa.

Além dos benefícios físicos de cultivar plantas, elas também promovem sensações nos seres humanos. O contato com as plantas pode ajudar no combate ao estresse, à depressão, à ansiedade, à raiva.

Isso porque os cuidados e a própria presença delas no ambiente é capaz de amenizar sentimentos ruins e substituí-los por boas emoções. Dessa forma, também auxilia na desconexão com a rotina e com a correria do dia a dia de trabalho, por exemplo.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como plantar girassol e o que é composteira doméstica

Fontes: Casa Abril, Natura.

Imagens: Área de Mulher, Alto Astral, Leroy Merlin, Viva Decora, Guararapes, Pajaris, Claúdia.