Espécies

Plantas difíceis de cultivar – Espécies que exigem mais cuidados

As plantas difíceis de cultivar geralmente exigem mais cuidados, como atenção, paciência e dedicação após serem plantadas em casa.

Por Rafaela de Almeida

Cultivar plantas em casa se tornou muito comum. Além de serem encontradas com facilidade por muitos jardins, as plantas também passaram a ser itens de decoração. Contudo, existem algumas plantas difíceis de cultivar e que requerem mais cuidados e atenção.

Muitas espécies podem apresentar dificuldade na hora de se manterem saudáveis e bonitas pelos mais variados motivos. Alguns tipos de plantas são mais frágeis quando se trata de cuidados, algumas podem murchar, secar e acabar morrendo, seja por falta ou excesso de água, ou luz.

Além disso, o cuidado com essas plantas requer um pouco mais de paciência. Mesmo sendo difíceis de cultivar, vale a pena ter algumas espécies de plantas em casa, principalmente se cuidar das plantinhas for um hobby.

Plantas difíceis de cultivar

Separamos algumas espécies comuns que exigem cuidados especiais ao ter em casa, mas que valem a pena. Além disso, são ótimas opções de plantas ornamentais.

Orelha de elefante

Essa planta difícil de cultivar leva esse nome por apresentar folhas largas e relativamente compridas, como as orelhas do animal. É uma espécie originalmente de regiões de clima tropical.

Plantas difíceis de cultivar: espécies que exigem mais cuidados
Fonte: Cultura Mix

Entre seus cuidados estão as regas frequentes, já que este tipo de planta prefere o clima quente e úmido. Além disso, é importante observar a saúde das folhas, pois quando a água está em desequilíbrio elas tendem a cair.

Dessa forma, mantenha as regas da planta em dia, garantindo que o solo esteja sempre úmido e o talo da planta sempre cheio de água. Outra forma fácil de identificar que a planta necessita de água é observar se as folhas estão amarelas.

Samambaia de ninho de pássaro é uma planta difícil de cultivar

Esse tipo de samambaia também é conhecida por ser uma planta difícil de cultivar. Seu aspecto visual é uma ótima opção para decorar os ambientes, contudo, seus cuidados exigem atenção.

Fonte: Planta Sonya

A samambaia de ninho de pássaro precisa de um ambiente úmido para se manter bonita e sobreviver. Quando o clima está seco e quente, as suas folhas tendem a amarelar nas bordas.

Por isso, além da rega frequente, é importante borrifar água nas plantas para driblar a umidade do ar. Outra forma de aumentar a umidade da samambaia é colocando-a próximas às outras plantas.

Tradescantia

Essa planta de nome difícil é conhecida pela sua beleza, pois possui uma coloração atípica, tendo folhas coloridas entre o lilás, branco e verde. Além disso, também é uma planta difícil de cultivar.

Plantas difíceis de cultivar: espécies que exigem mais cuidados
Fonte: House Plant House

A tradescantia precisa de água em abundância. Por isso, é bom manter o solo dessa planta sempre úmido e evitar longos intervalos de regas. Para se certificar que o solo está umedecido você pode colocar os dedos na terra ou levantar o vaso, se o vaso parecer leve é um indicativo de que a planta deve ser regada.

Outras plantas difíceis de cultivar

Algumas plantas muito comuns também podem ser difíceis de cultivar em casa. Por isso, mesmo as plantas mais populares exigem cuidados e atenção especiais.

Orquídea mariposa é uma planta difícil de cultivar

As orquídeas, de modo geral, necessitam de paciência em relação aos seus cuidados. Isso porque, apesar de ser considerada uma flor resistente, algumas variações são plantas difíceis de cultivar em casa.

Fonte: El Español

Geralmente, a orquídea pode florescer até duas ou três vezes por ano. Contudo, é preciso manter regas frequentes para que isso aconteça.

Dessa forma, quando a planta necessita de mais água, suas folhas e raízes começam a enrugar. Uma alternativa para manter o solo úmido é imergir o vaso sob a água de tempos em tempos, como são feitas as regas de emergência, por exemplo.

Cróton

Cróton é um tipo de planta difícil de cultivar, apesar de ser muito popular, principalmente usado na decoração. Seu visual colorido conquista muita gente, por isso, é considerada também uma planta ornamental.

Plantas difíceis de cultivar: espécies que exigem mais cuidados
Fonte: Odair Plantas

Apesar disso, essa planta exige alguns cuidados. Essa planta não gosta de ser mudada de lugar, assim, quando é preciso mudar o ambiente acaba afetando como a planta reage a ele.

Sempre que é feita uma mudança brusca de ambiente a planta é capaz de murchar, por exemplo. Por isso, evite fazendo grandes mudanças com os vasos de crótons.

Além disso, essa planta deve ser regada com frequência. Assim, as regas devem ser feitas regularmente, sempre tomando cuidado para não encharcar o solo.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como manter as plantas bonitas.

Fontes: Mundo Naturarte, Planeta Misturado.

Imagens: Vix, Floridis, Cultura Mix, Planta Sonya, House Plant House, El Español, Odair Plantas.