Dicas

Plantas pendentes – Espécies ideais para decoração suspensa

As plantas pendentes são ótimas opções para a decoração ambientes internos com prateleiras, estantes e lugares altos principalmente.

Por Rafaela de Almeida

As plantas pendentes são ótimas opções para decoração. Agregam cor e beleza aos ambientes e são opções para quem deseja cultivar plantas de forma diferente em casa. Assim, vasos suspensos ou em lugares altos são ideais para colocar plantas pendentes.

Existem algumas espécies recomendadas para ambientes internos que podem ser cultivadas com facilidade em cômodos como salas, escritórios ou quartos. Isso porque cômodos internos, geralmente, não possuem luz direta e as condições são diferentes do que manter uma planta em jardim, por exemplo.

Muitas dessas plantas pendentes já são muito populares, como samambaias e jiboias. Além disso, algumas dessas espécies também possuem flores, que também colorem e trazem alegria para a decoração.

Espécies de plantas pendentes para decoração

Muitas dessas plantas pendentes já são muito populares, como samambaias e jiboias. Além disso, algumas dessas espécies também possuem flores, que também colorem e trazem alegria para a decoração.

Jiboia é uma planta pendente muito popular

As jiboias são plantas pendentes muito populares, principalmente pela sua facilidade de cultivo e beleza. Dessa forma, exige apenas um ambiente sombreado e as regas devem ser feitas de duas a três vezes por semana, mas pode variar de acordo com o clima.

Plantas pendentes: espécies ideais para decoração suspensa
Fonte: Jornal VS

Peperômia

Assim como as jiboias, a peperômia é um tipo de planta pendente muito comum. Além disso, essa espécie possui pequenas folhas verdes e galhos longos. Entre seus cuidados estão regas regulares, que podem ser feitas duas vezes por semana, além de locais com sombra.

Fonte: Lojinha da Flori

Samambaia é uma das plantas pendentes mais famosas no Brasil

As samambaias são plantas pendentes muito cultivadas no Brasil. Isso porque é uma espécie muito adaptável, pode ser cultivada em ambientes internos e externos, além de ser uma ótima opção de decoração. Possui folhas verdes vibrantes volumosas e seus vasos podem ser colocados em prateleiras e estantes.

Plantas pendentes: espécies ideais para decoração suspensa
Fonte: Ecotelhado

Cacto macarrão

Apesar dos cactos serem muito populares e conhecidos, esse tipo ainda não é tão popular. No entanto, ainda sim, é uma boa opção para a decoração, principalmente pela facilidade durante o cultivo. Diferentes de outros cactos, o cacto macarrão se desenvolve como cachos, podendo ser colocado em diferentes tipos de ambientes.

Fonte: Plantas em Casa

Flor de maio é uma planta pendente da mesma família que os cactos

A flor de maio é um tipo de planta pendente da mesma família que os cactos, porém, diferente da maioria, não possui espinhos. Recebe esse nome porque suas flores começam a brotar durante o mês de maio. Além disso, seus cuidados são simples, requer regas frequentes e luz solar sempre que possível.

Plantas pendentes: espécies ideais para decoração suspensa
Fonte: Casa e Festa

Lambari é uma planta pendente de cor roxa

Esse tipo de planta pendente é conhecida por sua cor roxa em tom escuro. A lambari é uma planta resistente, ótima para decorações internas, já que pode ser cultivada em espaços sem luz solar direta. Além disso, precisa de solo úmido e bem drenado, suas regas devem ser regulares.

Fonte: Nô Figueiredo

Hera

A hera, assim como as jiboias, são plantas pendentes muito populares. Deve ser cultivada em locais iluminados, mas a exposição solar direta deve ser evitada. Além disso, as regas devem ser feitas quando o solo estiver seco, ou pelo menos duas vezes por semana.

Plantas pendentes: espécies ideais para decoração suspensa
Fonte: Uemura Flores e Plantas

Tostão

A tostão é uma planta conhecida por ter pequenas folhas verdes arredondas. Além disso, também é uma ótima opção de planta pendente para a decoração de ambientes internos, já que não necessita de luz constante. É preciso tomar cuidado em relação à quantidade de água, pois o solo pode encharcar com facilidade.

Fonte: Oparana

Corações emaranhados

Essa planta pendente é conhecida pelo seu formato delicado em forma de corações. Além disso, as folhas possuem uma coloração diferenciada de verde e prata.

Esse tipo de planta é perfeita para a decoração dos ambientes pelo seu formato gracioso, também é fácil de ser cultivada. Dessa forma, locais sombreados são ideias para vasos de corações emaranhados.

Plantas pendentes: espécies ideais para decoração suspensa
Fonte: Blog das Suculentas

Aspargo-alfinete

O aspargo-alfinete é facilmente reconhecido pelas suas folhas longilíneas. Além disso, é um tipo de planta pendente sem exigências em relação aos cuidados. Dessa forma, é necessário  que ela receba luz indireta e seja regada com frequência.

Fonte: Tamara Hernandes

Cipó-uva

A cipó uva leva esse nome pela grande semelhança das folhas com a parreira, planta que produz as uvas. Diferente das parreiras que são trepadeiras, a cipó-uva é fácil de ser cuidada em casa em vasos. Para isso, escolha um local com luminosidade e rega sempre que o solo estiver seco.

Plantas pendentes: espécies ideais para decoração suspensa
Fonte: Selvva

Monstera oblíqua

A monstera obliqua é um tipo de planta pendente diferente. Isso porque suas folhas possuem um visual diferente, agregando beleza aos ambientes, por isso, pode ser cultivada como decoração. Dessa forma, seu vaso deve ser colocado em lugar sombreado, longe de luz direta, e a rega deve ser feita de forma regular.

Plantas pendentes: espécies ideais para decoração suspensa
Fonte: Guia de Como Plantar

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Forrações

Fontes: Viva Decora, Plantei, Tua Casa.

Imagens: Pinterest, Faz Fácil, Jornal VS, Lojinha da Flori, Ecotelhado, Plantas em Casa, Casa e Festa, Nô Figueiredo, Uemura Flores e Plantas, Oparana, Blog das Suculentas, Tamara Hernandes, Selvva, Guia de Como Plantar.