Espécies

Plantas que crescem rápido – Principais espécies e características

Existem algumas espécies de plantas que crescem rápido que podem ser cultivadas em casa, como acácias, gerânios, heras e jasmins.

Por Rafaela de Almeida

-

A maior parte das plantas tem seu desenvolvimento menos acelerado. Existem algumas espécies que levam anos para crescer. No entanto, também existem aquelas plantas que crescem rápido e que são ideais, por exemplo, para um projeto de paisagismo.

Há uma grande variedade de plantas que crescem rápido. Apesar disso, nem todas podem ser cultivadas em casa, já que muitas demandam grandes espaços e são encontradas especialmente em florestas e afins.

10 Plantas que crescem rápido

Algumas espécies podem ser plantas em vasos, algumas hortaliças, por exemplo, flores e plantas de médio porte. Além disso, árvores que se desenvolvem rapidamente na natureza também podem chegar a milhares de anos.

Assim, dentre as espécies de plantas que crescem rápido, temos:

Sequoia gigante

As sequoias estão na lista de maiores árvores do mundo. Isso porque, durante seu primeiro ano, cresce aproximadamente mais de 1,5 metros.

Plantas que crescem rápido: lista com algumas espécies
Fonte: California State Parks

Além disso, são árvores resistentes, depois passam a se desenvolver cerca de 0,6 metros por ano, atingindo grandes alturas. São encontradas principalmente em florestas, seu cultivo não permite plantio doméstico, principalmente pelo seu desenvolvimento acelerado.

Acácia

Além de ser encontrada com facilidade pela Malásia, a acácia também é muito popular pelo Brasil. O seu desenvolvimento diário permite o crescimento dos galhos e tronco em centímetros.

Em um único ano, a acácia pode chegar a atingir 9 metros de altura. Além disso, suas flores possuem tom em amarelo vibrante em forma de cachos, facilmente reconhecíveis. Podem ser cultivadas em jardins, ou quintais de casa.

Plantas que crescem rápido: lista com algumas espécies
Fonte: Minhas Plantas

Gerânio é uma planta que cresce rápido

O gerânio é uma das plantas que crescem rápido, seu desenvolvimento pode atingir 50 a 60 centímetros por ano. Além disso, é facilmente cultivada em canteiros e jardins.

Seus cuidados não exigem grande periodicidade, por isso necessita apenas de solo bem drenado e boa localização com luz solar por algumas horas diariamente. O gerânio também pode ser usado para conter ervas daninhas no jardim, por exemplo.

Fonte: Divico

Sabugueiro preto

Apesar do nome, essa planta que cresce rápido não possui detalhes em preto, mas sim os frutos. Contudo, é um arbusto muito utilizado para decorar canteiros, muros, e jardins de modo geral.

Além disso, o sabugueiro é muito utilizado para fazer chá, podendo, inclusive, tratar alguns tipos de doenças. Essa planta cresce cerca de 60 a 80 centímetros ao longo de 365 dias.

Plantas que crescem rápido: lista com algumas espécies
Fonte: Oficina de Ervas

Jasmim

O jasmim, além de ser uma planta que cresce rápido, também é muito utilizado como cerca viva. Contudo, seu crescimento é um pouco menor se comparado com outras plantas já citadas, já que cresce aproximadamente 30 centímetros ao longo de um ano.

Suas flores são capazes de exalar um perfume doce, principalmente durante o verão.

Fonte: Revista Jardins

Hera é uma planta que cresce rápido muito popular

A hera é uma planta muito popular, seja para o cultivo em vasos dentro de casa e usados para a decoração, quanto para o plantio em pergolados e muros.

Essa planta cresce de forma mais lenta durante seus primeiros anos de vida. No entanto, seu crescimento pode acelerar, fazendo com que cresça até 200 centímetros por ano.

Plantas que crescem rápido: lista com algumas espécies
Fonte: Minhas Plantas

Algas

As algas estão entre as plantas que crescem rápido. Isso porque podem crescer até 30 centímetros por semana. Apesar de ser pouco conhecida, pois vive em ambientes aquáticos, as algas são muito importantes para o meio ambiente. Além disso, podem ser venenosas para os seres humanos.

Fonte: Info Escola

Feijoeiro

O feijoeiro também está entre as plantas que crescem rápido. Além de poder ser facilmente cultivado em casa, o feijoeiro também se desenvolve cerca de 40 a 5o centímetros por ano, formando um volume arbusto.

Plantas que crescem rápido: lista com algumas espécies
Fonte: Lavoura 10

Kudzu é uma planta que cresce rápido

O kudzu é originalmente encontrado no Japão. É uma das plantas que crescem rápido, podendo crescer 30 centímetros em um único dia, dependendo de suas condições.

Dessa forma, em um único ano, pode atingir 18 metros de altura. Além de se desenvolver em tempo recorde, o kudzu também se alastra rapidamente pelo solo, podendo matar outras espécies menores de plantas ao seu redor.

Fonte: Missouri Department

Alquimila

Assim como o sabugueiro preto, a alquemila também é uma planta que cresce rápido que pode ser usada, não somente para o quesito ornamental, mas também para tratar alguns sintomas. Além disso, se desenvolve rapidamente, podendo crescer até um metro durante o ano.

Plantas que crescem rápido: lista com algumas espécies
Fonte: Cervera de Pisuerga

O que achou da matéria? Se gostou, confira também algumas plantas fáceis de cuidar.

Fontes: Top 10 Mais, O Sagaz.

Imagens: Dicas Dona Maria, National Park Service, California State Parks, Minhas Plantas, Divico, Oficina de Ervas, Revista Jardins, Minhas Plantas, Info Escola, Lavoura 10, Missouri Department, Cervera de Pisuerga.