Dicas

Como fazer bonsai – Surgimento da técnica e características

Existem algumas formas de como fazer bonsai e, apesar de parecer difícil por ser uma técnica diferente, é muito fácil montar o próprio bonsai.

Por Rafaela de Almeida

-

Apesar do que muitos pensam, o bonsai não é uma espécie de planta, mas uma técnica de cultivar plantas. Existem algumas formas de como fazer bonsai, porém, no fim das contas o resultado final é praticamente o mesmo e o processo também.

Antes de tudo, é necessário escolher uma planta, ou árvore específica, para fazer o bonsai. Isso porque alguns tipos de plantas não são recomendadas para o cultivo usando essa técnica.

Além disso, os bonsais precisam de cuidados específicos. Contudo, apesar dos cuidados, são opções diferentes e graciosas para usar na decoração, ou fazer parte do jardim dos apaixonados por jardinagem e plantas.

O que é um bonsai e como surgiu?

O bonsai é uma técnica de cultivo de plantas, geralmente árvores, em vasos pequenos. De modo geral, a maior parte de árvores e plantas pode ser mantida cultivada sob esse tipo de técnica, até mesmo plantas frutíferas. Assim, existem até mesmo jabuticabeiras como bonsais, por exemplo.

Fonte: Gazeta do Povo

Se a planta for mantida corretamente, ela pode se desenvolver de forma saudável e dar frutos normalmente. Contudo, existem algumas espécies mais recomendadas para o cultivo em bonsai, pois se adaptam melhor a determinadas condições.

Além disso, a técnica em bonsai surgiu na China. Posteriormente os japoneses aprimoraram os bonsais e esse tipo de vaso se espalhou por toda Ásia. Originalmente, os bonsais eram símbolo de riqueza, apenas os mais nobres possuíam vasos usando essa técnica.

Os bonsais também são conhecidos por durarem muitos anos. No Japão e no mundo existem bonsais milenares cultivados até os dias atuais. Contudo, para mantê-los por muitos anos, é preciso usar as ferramentas corretas e seguir todos os cuidados.

Como fazer bonsai: passo a passo

Para fazer bonsai em casa, ao invés de adquiri-lo pronto, é preciso seguir algumas etapas importantes.

Além disso, a técnica do bonsai exige algumas ferramentas para ajudar na sua execução. Sendo assim, antes de começar a fazê-lo, separe os itens necessários e escolha o tipo de planta ou árvore que irá utilizar.

Fonte: O Bonsaísta

Dentre os itens necessários está o vaso, um pré-bonsai, manta ou tela de drenagem, substrato, arame, hashi ou palitos de churrasco. Além de raque para bonsai, tesoura, enraizador, balde ou bacia e água.

Ao escolher a árvore, também escolha o vaso. Geralmente o vaso não possui grandes proporções, mas é importante que o fundo do recipiente possua, ao menos, três furos para a água da rega ser drenada. Assim que o vaso for escolhido, cubra o fundo com uma manta drenante.

Após cobrir o fundo do vaso, passe o arame pelos furos entrelaçando por fora e por dentro para prender o material drenante, dessa forma, o material ficará fixo o suficiente. Feito isso, coloque um pouco do substrato já preparado no vaso.

Plantando o bonsai

Com a ajuda do raque, remova um pouco da terra das raízes do bonsai e pode, se for necessário. Dessa forma, as raízes ficam mais evidentes e adentram mais no solo do vaso. Coloque a planta no vaso fazendo movimentos que ajude ela ficar firme na terra do recipiente.

Como fazer bonsai: como surgiu a técnica e como fazer o próprio bonsai
Fonte: Ideal Bonsai

Ao colocar a planta no vaso, adicione um pouco mais de substrato para cobrir as raízes e firmá-las na terra, pressionando levemente em torno do caule.

O hashi e os palitos podem auxiliar no momento de espalhar a terra pelo vaso e também compactá-la. Você pode usar o arame para fixar melhor o bonsai no vaso.

Em um recipiente, adicione água e o enraizador. Misture a solução e coloque o vaso do bonsai dentro, deixando-o por cerca de 15 minutos de molho.

Depois dos quinze minutos, deixe que a  água escorra, limpe o vaso e borrife água nas folhas da planta. Durante os primeiros trinta dias depois de plantar o bonsai, faça a rega uma vez por semana usando o enraizador e não adube durante esse período.

Principais cuidados depois de fazer bonsai

Os cuidados com os bonsais devem ser constantes e, embora exija um pouco de dedicação, não apresenta tantos cuidados específicos.

Assim como qualquer outra planta, é necessário manter uma rotina de regas, além de oferecer um ambiente com sol na medida certa e solo correto para seu crescimento.

Luminosidade para o bonsai

É importante conhecer a planta usada para a técnica de bonsai antes de plantá-la. Isto é, a quantidade de luminosidade deve ser em relação à espécie, por isso se atente se o tipo de planta é de sol pleno, meia-sombra ou sombra.

Fonte: Decor Fácil

Frequência de rega

A quantidade e a frequência de rega também deve respeitar a espécie usada para fazer o bonsai.

Contudo, é recomendado fazer a rega de forma regular, usando sempre os horários do dia com a temperatura mais amena. Assim, as manhãs e o fim da tarde são os melhores momentos para fazer a rega.

Como fazer bonsai: como surgiu a técnica e como fazer o próprio bonsai
Fonte: Decor Fácil

Poda

A poda é essencial para a manutenção dos bonsais. Sendo assim, é necessário usar um alicate côncavo ou uma tesoura de poda bem afiada. Além disso, a poda promove a regeneração e crescimento de novos galhos da planta.

Fonte: Leroy Merlin

O que achou da matéria? Se gostou, confira também sobre a técnica de kokedama.

Fontes: Viva Decora, Ideal Bonsai, Bonsai Empire.

Imagens: Ibiza Property Guide, Gazeta do Povo, Mundo Nipo, O Bonsaísta, Ideal Bonsai, Decor Fácil, Leroy Merlin.