Como Plantar

Como plantar coentro – Cuidados e benefícios da planta para a saúde

Se você planeja ter uma horta em casa, plantar coentro pode ser uma boa opção, já que o plantio pode ser feito usando sementes ou ramos.

Por Rafaela de Almeida

-

Assim como outros temperos, como a cebolinha e o alecrim, o coentro também é muito popular na culinária brasileira. Contudo, divide algumas opiniões quanto ao seu gosto e cheiro bem característico. Além disso, é facilmente confundido com a salsinha pela semelhanças de suas pequenas folhas. Mas como plantar coentro na horta de casa e ter ele sempre fresquinho?

Existem algumas formas de plantar coentro, as mais comuns e mais eficazes são usar uma muda com raízes ou usar sementes. No entanto, o uso de sementes, geralmente, é mais certeiro para o seu desenvolvimento.

Além disso, o coentro pode ser usado de diferentes formas na culinária. Seu uso se dá, principalmente, em pratos salgados, mas as comidas mais exóticas, mesmo doces e drinks, também ganham um pouco de sabor com o seu gosto característico.

Benefícios do coentro

Fonte: Notícias ao Minuto

Pela sua semelhança com a salsa, também pode ser chamado de salsa chinesa. Como dito anteriormente, o coentro pode ser usado em receitas salgadas, mas também incrementa pratos mais exóticos.

É comumente usado em pratos como saladas, caldos, sopas, massas e outras receitas. Também pode ser batido em sucos detox com outros alimentos.

Alguns dos principais benefícios do consumo do coentro para a alimentação incluem desintoxicação do organismo, regulamento do sistema nervoso, ação anti-inflamatória. Além disso, o coentro é rico em nutrientes como vitaminas C e K,  proteínas e fibras como ferro, potássio e fósforo.

Como plantar coentro

Não existem muitos segredos quando o assunto é plantar coentro. Com alguns cuidados e técnicas, é possível cultivar a planta para que ela se desenvolva e possa ser utilizada em pratos culinários e bebidas, por exemplo.

Como plantar coentro com sementes

Usar as sementes para plantar coentro é a forma mais eficaz para que se formem novas plantas. Antes de fazer o plantio, deixe as sementes de molho por pelo menos um dia.

Fonte: TriCurioso

De modo geral, a forma de utilizar sementes segue os mesmos passos que outras plantas cultivadas dessa maneira. Isto é, escolha, antes de plantar o coentro, um recipiente ou um lugar definitivo. Isso porque as suas raízes são muito frágeis para serem trocadas de vasos.

Se a planta for cultivada em vaso, ou canteiros com outros tipos de plantas, use um material drenante no fundo do recipiente, como mantas próprias para vasos, ou tecidos, como TNT, que substituem esse material. Além disso, também pode ser usado um pouco de areia por cima do tecido ou manta.

Depois de colocar o material drenante, cubra-o com terra, preferencialmente com substrato próprio para o cultivo de coentro. Após colocar a terra com adubo, faça pequenos buraquinhos para colocar as sementes e cubra novamente com terra.

Depois de plantar as sementes, faça a rega normalmente, sem encharcar o solo. Em média, algumas semanas são suficientes para que as sementes germinem.

Como plantar coentro usando mudas com raízes

Esse método é o menos indicado para plantar coentro, contudo é possível que a raiz dele se desenvolva. A dificuldade de plantar usando as raízes se dá pela sua delicadeza, é fácil para que elas apodreçam, ressequem ou quebrem.

Fonte: Pense Natural

Para usar o coentro com raízes e fazer seu plantio, você pode usar um vaso de tamanho proporcional ao tamanho que ele ficará quando crescer. Sendo assim, corte as folhas do ramo de coentro com raízes. Feito isso, separe um pouco de terra e um vaso para fazer o plantio.

Coloque a terra no vaso e, posteriormente, acrescente o ramo de coentro com suas raízes. Para encaixar o ramo na terra, você também pode abrir um pequeno buraco e colocá-lo de forma que as raízes fiquem firmes, mas não se desfaçam.

Depois disso, cubra as raízes com um pouco mais de terra e aperte levemente apenas para que ela esteja de pé. Regue para que a terra fique mais úmida e aguarde. Se tudo der certo com o plantio usando as raízes, em torno de alguns dias os primeiros brotos aparecerão.

Cuidados para plantar coentro

Os cuidados para plantar coentro vão desde a preparação do solo, até a poda e a colheita. Sendo assim, os principais cuidados são:

Solo

O cultivo de coentro não exige que seu solo seja adubado com frequência, esse processo pode ser feito uma vez ao mês ou quando for percebido que o solo esteja precisando.

Para plantar coentro e adubar a terra, podem ser usados resíduos produzidos na composteira domestica, por exemplo, ou substratos próprios para seu cultivo.

Fonte: Dicas Online.

Regas

Assim como boa parte das plantas, o coentro não pode ter seu solo encharcado. Água em excesso pode matar as plantas ou apodrecer suas raízes.

Sendo assim, mantenha o solo úmido, sempre que perceber que a terra está ficando seca coloque um pouco de água. Para se certificar que a terra está ou não precisando de rega, toque o solo para sentir.

Como plantar coentro: conhecendo seus benefícios e plantando sementes
Fonte: Wells Inclusive

Iluminação

O coentro é uma planta relativamente resistente, apesar de não ser tipicamente de sol pleno, gosta muito de iluminação. Por isso, algumas horas sob o sol ajudam em seu crescimento, 4 horas por dia de luz direta são suficientes para seu desenvolvimento.

Os melhores locais para que o coentro seja cultivado são aqueles próximos a entradas de luz, como janelas ou portas. Também podem ser cultivados em hortas em áreas externas e jardins.

Como plantar coentro: conhecendo seus benefícios e plantando sementes
Fonte: Blog da Plantei

Poda e colheita

A primeira colheita dos ramos de coentro deve ser feita após eles terem se desenvolvido o suficiente, isto é, em torno de dois meses depois de germinadas as sementes. Para fazer o corte, dê preferência aos ramos que estão maiores, isso porque os menores não acabaram de se desenvolver.

Como plantar coentro: conhecendo seus beneficios e plantando sementes

Além disso, depois de plantar coentro, a poda pode ser feita quando os ramos secarem ou amarelarem, podendo ser cortados em sua base para se renovarem.

Quer conhecer mais plantas para ter em sua horta? Leia como plantar alecrim e cebolinha.

Fontes: Ciclo Vivo, Decor Fácil, Globo Rural, Viva Decora.

Imagens: TriCurioso, Notícias ao Minuto, Receitaria, Dicas Online, Wells Inclusive, Blog da Plantei, Natureza Bela.