Espécies

Xaxim, o que é? Origem, características e ameaça de extinção

O xaxim é um material muito utilizado para a produção de vasos de plantas. Mas, nos últimos anos sua extração tem ameaçado entrar em extinção.

Por Rafaela de Almeida

-

O xaxim é uma planta popularmente conhecida pelo seu uso em vasos. Isso porque as fibras do tronco são ricas em nutrientes e sua resistência permite a criação desse tipo de material. No entanto, seu uso demasiado acabou levando a árvore à ameaça de extinção.

Dessa forma, foi necessário a criação de leis de regulação a extração e o controle da produção principalmente de vasos. Atualmente, só produtores certificados têm o controle de plantações do xaxim.

Apesar disso, o material do xaxim é rico em fibras capazes de reter a água da rega sem encharcar o solo. Também é utilizado como isolamento térmico para as plantas, seja misturado no substrato ou usado no material do recipiente para abrigar as plantas.

Sendo assim, os vasos produzidos com essa fibra são usados principalmente para abrigar orquídeas.

O que é xaxim e sua origem

O xaxim é a fibra de uma palmeira predominantemente encontrada na região Sul do país. Contudo, é muito difícil de ser conhecida diante da vasta variedade de espécies de palmeiras.

Xaxim: o que é, origem e porque está sendo ameaçado de extinção
Fonte: Pinterest

Apesar disso, pode ser vista principalmente em Santa Catarina, onde o cultivo é popular. O Xaxim também dá o nome a uma das milhares de cidades do Estado, Xaxim é uma pequena cidade do interior sulista.

O xaxim deve ser cultivado em solo rico em matéria orgânica, por isso também deve ser bastante adubado ao decorrer da vida. Além disso, também aprecia ambientes úmidos e sombreados, onde as temperaturas são mais amenas e agradáveis.

Esse tipo de palmeira é da mesma família de avencas e samambaias, apesar de ser uma árvore bem maior. Assim como outras plantas da mesma família, não possui flores, logo sua reprodução é feita através de pequenos brotos, que nascem próximos ao caule, na base da planta.

Além disso, existem esporos, uma espécie de pó branco por debaixo das folhas, que também são responsáveis por propagar a espécie.

Ameaçado de extinção

O xaxim tem sido muito explorado nos últimos anos para confecção de substrato para plantas e, principalmente, para a produção de vasos.

Os vasos produzidos e o substrato elaborado são usados geralmente para o cultivo de orquídeas, já que a fibra retém a quantidade necessária de líquido no solo.

Fonte: Biosolvit

A exploração tem sido preocupante devido aos longos períodos que a palmeira leva para crescer. Isto é, o xaxim leva cerca de 20 anos para obter tamanho suficiente e ser aproveitado, além de que durante duas décadas cresce apenas 50 centímetros.

Além da exploração desfavorecer o crescimento da própria espécie, essa palmeira é responsável por manter outras plantas. Isso porque o xaxim é a base para o desenvolvimento de outras plantas epífitas, principalmente samambaias, orquídeas e liquens.

Assim, ao ser retirada da natureza, essa planta acaba levando consigo outras espécies.

Outros materiais que substituem o xaxim

É possível substituir o uso do xaxim por outros tipos de materiais. Apesar de não apresentarem exatas características quanto a fibra, outros materiais como a fibra de coco são boas opções de mistura para substratos, por exemplo.

Xaxim: o que é, origem e porque está sendo ameaçado de extinção
Fonte: Net Shop Garden

Outra mistura que pode contribuir para a diminuição do uso de xaxim é a de casca de pinus, musgo e pedaços de carvão. Além disso, existe uma variedade grande de outros materiais que podem ser usados para o mesmo fim que o xaxim e demoram menos tempo para se desenvolver.

Entre outros materiais, estão a casca de babaçu, além de suas sementes, o açaí também pode ser aproveitado. Outro material facilmente encontrado é a fibra da espiga de milho, além de ser economicamente mais barato. Por isso, se você tem um vaso de xaxim, certifique-se que ele provém de uma produção regulamentada para a extração.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também plantas que precisam de pouca luz.

Fontes: Minhas Plantas, Trilha da Floresta, Biosolvit, ALSP.

Imagens: Faz Fácil, Pinterest, Cultura Mix, Biosolvit, Net Shop Garden.