Espécies

Girassol – Curiosidades sobre a espécie, sua origem, usos e cultivo

O girassol é uma das flores mais conhecidas pelo mundo todo por sua beleza, caracteristicamente representada pelo seu tom amarelo vibrante.

Por Rafaela de Almeida

-

O girassol é uma espécie de flor que ficou muito popular nos últimos anos. Basicamente, os girassóis viraram tendência em arranjos de casamentos, bem como cerimônias dos mais variados tipos, além de ser usada na decoração de casa, ou como presente.

Além disso, os girassóis são flores inigualáveis, sua beleza, diferente de outras flores, passa vitalidade, além de delicadeza.

O amarelo vivo dessa flor é realmente encantador. Além da beleza, os girassóis também são flores resistentes e podem ser cultivadas em casa. Isto é, apesar das numerosas plantações, pequenos vasos ou cantos no jardim são capazes de abrigá-lo.

Suas sementes também podem ser aproveitadas após seu cultivo. Isso porque as sementes podem servir de alimento, não só para animais, como pássaros e pequenos roedores, mas pode ser usada também na culinária.

Origem do girassol e características

Originalmente, os girassóis pertencem à região da América do Norte e Central, fazendo parte da mesma família das gérberas, as Asteráceas. Além disso, são flores com caule mais grosso e, diferente das rosas, não possuem espinhos.

Fonte: Giz Modo

O girassol pode chegar a alturas de 2 a 3 metros, dependendo do seu cultivo. Isto é, geralmente girassóis cultivados em solo ou em plantações tendem a crescer mais do que os girassóis cultivados em vasos.

Além disso, as pétalas dessa flor são grandiosas e de um amarelo vibrante. Os girassóis levam esse nome justamente pela sua cor e, por ser uma planta de sol pleno, as flores resistem à exposição solar prolongada.

Usos do girassol

O girassol pode ser usado em muitas situações, desde as mais comuns, em que é usado como planta ornamental, até a produção de combustível. Dessa forma, a flor inteira e suas sementes podem ser reaproveitadas para alguma ocasião.

Fonte: Suturas Online

Pelo mundo, as sementes do girassol são bastante utilizadas na produção de biocombustível, sendo a terceira matéria-prima mais usada para esse fim.

Outro uso muito comum é o óleo natural de girassol para fins alimentícios. Isso porque o óleo de girassol é rico em ácido graxo, essencial para o organismo, além de poder ser encontrado em outros tipos de alimentos.

Além do ácido graxo, o girassol também é rico em proteínas e vitaminas do tipo A e complexo B e pode ser consumido tanto através das sementes ou óleo. Apesar do uso do girassol ser muito popular para o consumo humano, também é muito utilizado em rações para animais.

O girassol também pode ser usado na indústria cosmética e farmacêutica. Produtos à base do seu óleo são muito comuns para esses fins.

O girassol também é comercializado como planta ornamental, além de ser usado para decoração de eventos, pode ser cultivado em casa. Também pode ser encontrado como flor de corte para presentear.

Clima e região ideal para cultivo

No Brasil, o girassol é cultivado comercialmente em praticamente todo o território nacional. Assim, estados como Mato Grosso, Ceará e Paraná são exemplos de onde a produção da espécie ocorre praticamente o ano todo. Logo, se adapta ao clima das mais variadas regiões.

Girassol: curiosidades sobre a espécie, sua origem, usos e cultivo
Fonte: Jornal Somos

A produção no país é voltada, principalmente, para a indústria que produz óleo a partir das sementes da flor, além do uso em ração, especialmente para os pássaros.

Como cultivar girassol no jardim

Cultivar girassol em casa não exige muitos cuidados. Apesar disso, é uma flor anual, isto é, o ciclo de vida máximo dos girassóis dura, no máximo, um ano.

Fonte: Casa e Festa

Os girassóis podem ser plantados em solo firme dos jardins ou canteiros, além de também se desenvolverem em vasos menores. Além disso, para mantê-los saudáveis, recomenda-se o uso de terra com substrato rico em nutrientes. Logo, composto orgânico da cozinha, por exemplo, pode ser reaproveitado para adubar o solo do girassol.

Dentre outros cuidados estão regas regulares para que o solo fique sempre úmido. Além disso, o girassol pode ser colocado em local com bastante luminosidade.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como plantar girassol.

Fontes: Minhas Plantas, Agência Embrapa de Informação, Info Escola, Embrapa.

Imagens: Ikebana Flores, Giz Modo, Revista Prosa Verso e Arte, Suturas Online, Jornal Somos, Casa e Festa.