Dicas

Como mudar planta de vaso – Formas de replantar e manter o cultivo

Não existem segredos em como mudar planta de vaso, mas é necessário se atentar na hora de replantá-las em outro recipiente. Confira.

Por Rafaela de Almeida

-

É natural que após plantar alguma planta em um vaso ela cresça mais do que o esperado e o vaso acabe ficando muito pequeno para que ela se desenvolva. Assim, é preciso adquirir um vaso novo para fazer a mudança. Mas como mudar a planta de vaso sem prejudicá-la?

Para fazer a troca de vasos é muito simples. Embora não existam segredos para mudar a planta de vaso, é importante levar algumas coisas em consideração. Assim, antes de mudar a planta, considere se é realmente necessário e que ela se encontra em bom estado para ser transportada para outro lugar.

Além disso, ao escolher um novo vaso, é importante que ele se adeque às necessidades da planta. Isto é, se o tamanho e a profundidade são suficientes, se o material é de boa resistência e facilitará seu crescimento, entre outras características que falaremos a seguir. Confira!

Quando devo mudar a planta de vaso?

Alguns vasos são adquiridos pelo seu aspecto visual. Contudo, existem muitos modelos usados para a decoração que podem não atender realmente às necessidades das plantas.

Primordialmente, um vaso para plantio precisa ter, pelo menos, um furo em seu fundo para que a água do solo seja drenada para fora. Caso o vaso não possua essa abertura, a água pode acabar encharcando a terra, o que faz as plantas se afogarem ou criem fungos e outros parasitas.

Fonte: Vasap Design

Outro fator importante para mudar a planta de vaso é o material do recipiente. Alguns materiais, como o plástico, por exemplo, podem acabar influenciando na oxigenação das raízes da planta.

Garrafas pets e outros artefatos podem ser usados como vasos, desde que se adequem ao tamanho da planta e ao seu crescimento depois de germinada.

Além disso, os vasos próprios para as plantas também são pensados para as suas necessidades. A troca de vasos também ajuda a substituir o improviso.

O vaso deve ser substituído quando estiver quebrado, ou rachado, pois isso também interfere no crescimento da planta. As rachaduras podem aumentar e fazer com que o solo saia aos poucos pelas aberturas, além da água da rega.

Observe também a estação do ano. Geralmente, no período de primavera as plantas passam por um estado de inatividade, que se torna o momento propício para mudar a planta de vaso.

Como mudar planta de vaso corretamente e sem prejudicá-la
Fonte: Planta Sonya

Passo a passo de como mudar a planta de vaso

Existem algumas técnicas que facilitam no momento de mudar uma planta de vaso. Seguindo esses passos, é possível transferir uma planta de um vaso para o outro e, ainda sim, manter o cultivo de forma saudável. 

Prepare o vaso novo

Ao escolher um novo recipiente para mudar a planta de vaso, observe se ele é maior que o antigo. Quanto maior o vaso, mais a planta se desenvolverá.

Contudo, não escolha vasos desproporcionais ao tamanho da planta, leve em consideração a espécie, o tamanho máximo que ela pode ter e o tamanho das raízes que pode vir a se desenvolver. Tanto a profundidade, quanto a largura precisam ser proporcionais à planta.

Fonte: Hipó

Além do tamanho, é importante que o vaso novo tenha furos no fundo para que a água seja drenada. Se a água acumular em seu interior, pode prejudicar a planta, fazendo com que o solo fique encharcado e as suas raízes apodreçam.

Caso o novo vaso seja de barro, cerâmica, cimento ou qualquer material poroso, é interessante deixá-los de molho por algumas horas em um outro recipiente com água. Isso porque esses materiais podem acabar sugando a água do solo pelos poros.

É importante usar um material permeável no fundo do vaso para que a terra não escoa junto com a água para fora. Podem ser usados materiais como TNT, ou mantas próprias para vasos.

Além de ajudar a manter o solo dentro do vaso e não sair durante a drenagem da água, o material permeável também retarda a passagem da água para fora. Isso garante que a água fique mais tempo no solo também.

Preparando a planta

Retire a planta do seu vaso de origem juntamente às suas raízes. O solo úmido garante que a raiz não quebre nesse processo e que parte dela não seja perdida durante a mudança de recipientes.

Como mudar planta de vaso corretamente e sem prejudicá-la
Fonte: Revista Jardins

Caso a planta tenha raízes velhas, elas podem ser cortadas antes de mudar a planta de vaso. Logo, quando for replantada, as raízes novas crescerão com maior facilidade.

Retire um pouco da terra que se aglutinou ao redor das raízes para que elas fiquem um pouco mais aparentes. Isso ajudará a firmá-las mais facilmente no solo do vaso novo.

Replantando

Para replantar depois de mudar a planta de vaso, coloque um pouco de terra no fundo do vaso novo já misturada com substratos, que podem ser resíduos da composteira doméstica, por exemplo, ou adquiridos prontos em floriculturas e afins

Fonte: Green Power

Preencha o fundo do vaso com terra, pelo menos dois dedos de profundidade. Feito isso, coloque a planta no vaso novo de forma que ela fique firme e reta em relação ao vaso. É preciso que ela esteja centralizada, nem tão perto nem tão longe das suas bordas.

Depois de mudar a planta de vaso, cubra o restante do espaço com terra até onde o caule acaba. Contudo, não soterre a planta, deixe um espaço entre o fim da terra e a boca do vaso. Aperte a terra levemente apenas para que ela fique firme.

Por fim, regue a planta com a quantidade adequada de água.

Gostou desse post? Leia mais um pouco sobre como plantar.

Fontes: Green Power, Giuliana Flores, Wiki How.

Imagens: Blog da Plantei, Planta Sonya, Vasap Design, Hipó, Revista Jardins, Green Power.