Dicas

Repelentes naturais – Espécies de plantas capazes de afastar insetos

Os repelentes naturais podem substituir repelentes químicos, além de serem usados para outros fins como temperos, ervas e plantas ornamentais.

Por Rafaela de Almeida

Apesar de existirem inseticidas comercializados, também é possível ter em casa repelentes naturais contra mosquitos indesejados.

Isso porque é comum, principalmente no verão ou em algumas regiões de clima temperado, o surgimento de mosquitos. Algumas espécies são inofensivas e não representam risco à saúde dos seres humanos, enquanto outras podem transmitir doenças.

Dessa forma, algumas espécies de plantas podem afastar naturalmente insetos, tanto aqueles inofensivos, quanto possíveis ameaças à saúde. Além de evitar alergias e o incômodo desse tipo de animal, as plantas são boas alternativas para evitar produtos químicos presentes em inseticidas.

Plantas que são repelentes naturais

Muitas plantas que são repelentes naturais contra insetos são, além de decorativas, funcionais. Não somente podem ser utilizadas para espantar esses animais, como podem ser usadas em receitas, o manjericão é um exemplo disso.

Além de um tempero versátil na cozinha, também evita pequenos insetos onde é cultivado.

Fonte: Vida No Jardim

Ervas que também são repelentes naturais

Algumas ervas, além de serem usadas na culinária ou plantas medicinais para tratar sintomas ou doenças, também podem ser repelentes naturais.

Isso porque grande parte das plantas possui odores que não são sempre sentidos por nós humanos, mas que são capazes de afastar esses bichos.

Hortelã

Outro repelente natural é o hortelã. Embora seja muito usado para o tratamento de sintomas gripais, como tosse e coriza, também pode ser usado para afastar algumas espécies de mosquitos e pequenas formigas.

Repelentes naturais: espécies de plantas capazes de afastar insetos
Fonte: N1

Erva-doce

A erva-doce também pode ser usada como repelente natural, apesar de seu consumo ser muito parecido com o hortelã. Dessa forma, pode afastar pulgões, lesmas e caracóis dos jardins.

Fonte: Orgânico Natural

Capim-limão

Para ser usado como repelente natural, o capim limão pode ser usado na limpeza de casa. Para isso faça o chá sem açúcar e dilua em água para passar no piso ou nos móveis da casa. Além disso, o cheiro também age como aromatizador de ambientes.

Repelentes naturais: espécies de plantas capazes de afastar insetos
Fonte: Dicas de Mulher

Erva-cidreira

A erva-cidreira pode ser usada como repelente natural da mesma forma que o capim-limão. Sendo assim, seu chá pode ser diluído e usado na limpeza de casa para afastar insetos.

Fonte: Medicina News

Temperos que podem ser usados como repelentes naturais

Além das ervas, como hortelã e erva-doce, algumas plantas usadas como tempero na culinária também podem ser repelentes naturais.

Alecrim

O alecrim, além de ser ótimo como tempero para receitas assadas, também é uma boa opção de planta repelente de insetos. Seu odor age de forma a afastar os insetos do ambiente, além de poder ser usado para retrair gatos de alguns locais.

Repelentes naturais: espécies de plantas capazes de afastar insetos
Fonte: Notibras

Manjericão

O uso mais comum para o manjericão são pratos salgados, principalmente molhos e pestos. Contudo, também pode ser um repelente natural para distanciar animais indesejados. Isso porque seu cheiro acaba afetando insetos de forma que eles se afastem.

Fonte: Cozinha Técnica

Outras plantas repelentes

Além das ervas e temperos, outras plantas podem ser repelentes naturais contra insetos. Assim, plantas conhecidas por serem ornamentais e decorativas podem desempenhar o papel de distanciar animais.

Lavanda

A lavanda é muito usada na indústria cosmética e de limpeza pelo seu cheiro característico. Assim, pelo mesmo motivo, é capaz de distanciar insetos. Por isso, o óleo essencial natural pode ser diluído em água e usado na limpeza dos ambientes.

Repelentes naturais: espécies de plantas capazes de afastar insetos
Fonte: Hortas Info

Crisântemo

O crisântemo é conhecido popularmente por ser uma planta ornamental exótica. Suas flores são diferentes da maioria das espécies e pode também ser usada na decoração de eventos e como presente. Além disso, age como repelente natural afastando baratas, pulgas e carrapatos.

Fonte: Regnum Christi

Citronela

Impossível falar de repelentes naturais e não se lembrar do cheiro característico da citronela. A citronela é a planta mais utilizada na produção de repelentes no mundo e seu cheiro forte é capaz de afastar insetos como pernilongos, muriçocas e outros voadores.

Além disso, é comumente usada na produção de repelentes líquidos, em creme, velas e incensos para o mesmo fim.

Repelentes naturais: espécies de plantas capazes de afastar insetos
Fonte: Herbarium

A própria planta cultivada em vasos é capaz de afastar esses animais. Contudo, o óleo essencial de citronela também pode ser usado na limpeza dos ambientes se diluído em água.

Curtiu esse post? Saiba como ter plantas bonitas e ornamentais.

Fontes: Ciclo Vivo, Ecycle, Hypeness, DD Zarabatana.

Imagens: Womens Health Brasil, Vida No Jardim, N1, Orgânico Natural, Dicas de Mulher, Medicina News, Notibras, Cozinha Técnica, Hortas Info, Regnum Christi, Herbarium.