Espécies

Plantas para quarto – Espécies que podem ser utilizadas na decoração

As plantas para quarto são ótimas opções para decorar e, além disso, contribuem para uma boa noite de sono e purificação do ar.

Por Rafaela de Almeida

-

Que as plantas são ótimas opções para a decoração de ambientes internos todos já sabem, mas existem plantas para quarto que podem trazer ainda mais aconchego para dentro de casa. Além de decorarem o ambiente, as plantas também contribuem para a melhor qualidade do ar, influenciando na umidade e na redução da temperatura.

Além disso, as plantas para quarto agregam textura e cor para compor esse espaço. No entanto, algumas espécies são mais recomendadas para esse tipo de cômodo. Isso porque plantas muito delicadas podem sofrer com a falta de iluminação ou ventilação.

Plantas como samambaias, jiboias, cactos e suculentas são alguns dos exemplos que se adaptam bem aos quartos. Além disso, outras espécies como avencas e espada de São Jorge também são muito comuns na decoração de quartos.

Espécies de plantas para quarto

Além de serem escolhas certeiras para a decoração, você sabia que as plantas para quarto também contribuem para a qualidade do sono? As plantas podem purificar o ar, o que faz com que a noite de sono seja mais agradável.

Gérbera

As gérberas são plantas para quarto conhecidas por terem flores de cor vibrante e pétalas compridas, assim como os girassóis. Além disso, são muito comuns como decoração de ambientes, por isso, podem ser cultivadas tranquilamente em locais como quartos.

Plantas para quarto: lista com espécies para a decoração
Fonte: Veja

São ótimas para esse tipo de espaço, pois filtram compostos como benzeno e outros tipos como tricloroetileno, encontrados principalmente em roupas dentro dos armários.

Espada de São Jorge é uma espécie de planta para quarto capaz de purificar o ar

Outra planta para quarto muito comum é a espada de São Jorge. Essa planta é muito popular no Brasil pela crença de que afasta más energias e protege os espaços. Além disso, também filtra os ares. Dessa forma, podem ser cultivadas próximo a camas e mesas de cabeceira.

Fonte: Uol

Hera

As heras, assim como outras plantas para quarto, essa espécie também é muito popular na decoração de ambientes internos. Além disso, são plantas capazes de auxiliar na melhora do sono, pois evitam a proliferação de mofo, o que diminui crises alérgicas e respiratórias.

Plantas para quarto: lista com espécies para a decoração
Fonte: Cura Pelas Plantas

Babosa

A babosa, além de ser uma planta muito útil e considerada medicinal por muitos, também é uma ótima opção para a decoração de ambientes, internos ou externos. Dessa forma, assim como todas as plantas, a babosa contribui para a melhora da qualidade do ar, o que acaba melhorando a qualidade de sono e a umidade dos ambientes.

Fonte: Em Tempo

Palmeira ráfia

A palmeira ráfia é uma das plantas para quarto que chamam atenção pelas suas características, como folhas e caule.

Além disso, é tipicamente encontrada na Ásia e pode ser cultivada tranquilamente em ambientes internos e fechados. Diferente de outras plantas para quarto, a palmeira ráfia atinge alturas próximas a 3 metros.

Plantas para quarto: lista com espécies para a decoração
Fonte: Decor Fácil

Samambaia é uma planta para quarto muito comum

As samambaias são plantas muito populares e fáceis de cuidar. São popularmente identificadas pelas suas folhas grandes e de tom verde vibrante.

Além disso, assim como a espada de São Jorge, é cultivada pela crença de afastar más energias. Podem ser cultivadas em ambientes internos, desde que haja luminosidade e as regas sejam feitas, pelo menos, três vezes por semana.

Plantas para quarto: lista com espécies para a decoração
Fonte: Petz

Dinheiro em penca

Esse tipo de planta para quarto também pode ser chamada de tostão. Apesar de ser uma planta fácil de cuidar, é preciso se atentar a ambientes muito frios, principalmente com ar condicionado. De modo geral, pode ser cultivada em meia-sombra e as regas devem ser regulares.

Plantas para quarto: lista com espécies para a decoração
Fonte: Extra

Avencas

As avencas são outras espécies de plantas para quartos perfeitas para decorar algum cantinho próximo a cama, por exemplo. Além disso, são plantas que exigem poucos cuidados. As avencas precisam de pouca luminosidade e devem ser colocadas longe da luz direta, também gostam de ambientes úmidos.

Fonte: Olhares

Jasmim

O jasmim é uma flor muito delicada, muito usada para a decoração de ambientes em arranjos, mas também pode ser usada para buques, além de ser muito usada na indústria cosmética.

Além do mais, o cultivo de jasmim auxilia na redução do estresse e da ansiedade, fazendo com que o ambiente se torne mais agradável, principalmente em relação ao sono.

Plantas para quarto: lista com espécies para a decoração
Fonte: Plantei

Lavanda

A lavanda, ou alfazema, é conhecida principalmente por conta do seu perfume, usado comumente em produtos cosméticos como perfumes, cremes, além de outros tipos de artefatos.

Além disso, atua como relaxante, existem muitos produtos produzidos com substâncias extraídas da alfazema que diminuem a ansiedade e o estresse, garantindo noites tranquilas de sono.

Fonte: Lavandas

Suculentas são plantas para quarto que exigem poucos cuidados

As suculentas, assim como os cactos, são plantas populares pela facilidade em relação aos cuidados. Além disso, possuem uma grande variedade em relação aos tipos e espécies. Por isso, são excelentes opções de plantas para o quarto, além de trazer aconchego e um toque verde aos ambientes.

Plantas para quarto: lista com espécies para a decoração
Fonte: Jardim Park

Lírio da paz

O lírio da paz é uma flor muito usada na decoração, principalmente para arranjos de mesa, mas também pode ser colocado em vasos próximos a poltronas, ou à cama.

O cultivo do lírio contribui para o aumento da umidade do ar e, principalmente, também evita a propagação de micróbios e ácaros que podem causar doenças respiratórias e alergias.

Fonte: Faz Fácil

Palmeira bambu

A palmeira bambu é uma planta para quarto muito usada nesse ambiente, pois é capaz de limpar o ar, fazendo com que as noites de sono sejam mais tranquilas.

Outra característica é em relação ao seu cultivo, que requer solo úmido. Por isso, o recomendado é regar sempre que notar o solo seco. O contato com a luz solar também é importante, algumas horas de luz indireta são o suficiente para mantê-la saudável.

Plantas para quarto: lista com espécies para a decoração
Fonte: Casa e Festa

Gardênia são plantas para quarto com flores delicadas

As gardênias são outras flores para o quarto que alegram a decoração. Suas cores delicadas são ótimas opções para mesas de cabeceira e penteadeiras.

Além disso, seu perfume leve é capaz de diminuir o estresse e a ansiedade. Deve ser cultivada em ambientes em que as temperaturas não são elevadas, por isso, para quartos com ar condicionado, são ótimas opções.

Fonte: Flora 10

Clorofito

O clorofito é uma planta para quarto ideal para quem não quer ter muito trabalho na hora de cuidar. Isso porque não exige muitos cuidados e é muito adaptável aos ambientes. Também precisa de algumas horas de sol por dia, mas as regas podem ser feitas apenas uma vez por semana.

Plantas para quarto: lista com espécies para a decoração
Fonte: Green Me

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como plantar cactos.

Fontes: Tua Casa, Viva Decora, Casa Abril.

Imagens: Mobly, MMartan, Veja, Uol, Cura Pelas Plantas, Em Tempo, Decor Fácil, Petz, Extra, Olhares, Plantei, Le Jardim, Jardim Park, Faz Fácil, Casa e Festa, Flora 10, Green Me.