Espécies

Lírio – Características da flor, como cuidar e tipos mais comuns

O lírio é uma flor muito popular, sendo bastante utilizado em arranjos para casa ou eventos, além de ser um presente simbólico de delicadeza.

Por Rafaela de Almeida

O lírio é uma das flores mais populares no paisagismo, são facilmente reconhecidas, mas podem ser confundidas com outras espécies. Além da beleza das flores, também possuem perfume delicado característico.

As flores de lírio são originárias da Europa, mas também podem ser encontradas na América do Norte e Ásia. De modo geral, os lírios são flores tipicamente de regiões mais frias. Muitas espécies de lírios são originárias da China e do Japão.

De modo geral, os lírios não são flores que crescem demasiadamente, dessa forma, são plantas de médio a pequeno porte. Além disso, são ótimas opções de flores para arranjos e decoração.

Tipos de lírios

Existe uma variedade de lírios conhecidos. A maioria das espécies pode ser encontrada na Ásia, principalmente na China e no Japão.

Lírios orientais

Esse tipo de lírio possui flores com pétalas grandes. Além disso, seu perfume é marcante, por isso pode ser facilmente reconhecido pelo cheiro que exala das flores.

Lírio: como cuidar dessas flores e alguns tipos comuns
Fonte: Petz

Lírios asiáticos

Enquanto os lírios orientais são conhecidos por apresentarem flores grandes, os lírios asiáticos são menores. Pode atingir cerca de 50 centímetros, mas não costuma ultrapassar 1 metro de altura.

Além disso, também possuem uma grande variedade de cores e não possuem perfume. Esse tipo de lírio pode ser cultivado em casa facilmente, desde que seja plantado em algum espaço à meia-sombra.

Fonte: Decor Fácil

Lírio longuiflorum

Diferente de outros tipos de lírio, os lírios que pertencem a essa categoria florescem em tonalidades claras, entre o branco e o creme.

 Esse tipo de flor é muito usado para arranjos, além de ser muito popular em buquês. Pode atingir cerca de 1 metro e pode ser cultivada em regime de sol pleno em casa.

Lírio: como cuidar dessas flores e alguns tipos comuns
Fonte: Pinterest

Principais cuidados com lírio

O solo ideal para o cultivo de lírios deve ser rico em nutrientes, pois o lírio requer solo fértil para se desenvolver. Além disso, é necessário que seja altamente drenado. Por isso, ao fazer a mistura do substrato pode ser adicionado um pouco de areia, argila expandida ou húmus de minhoca.

Fonte: Tudo Ela

Frequência de regas

Apesar de precisar de um solo altamente drenado, os lírios não necessitam de regas constantes. O ideal é que a frequência de rega seja feita duas a três vezes por semana, ou sempre que perceber que o solo da planta está muito seco.

Além disso, é preciso se atentar se as regas estão sendo feitas de forma equilibrada para que a planta não apodreça as raízes.

Lírio: como cuidar dessas flores e alguns tipos comuns
Fonte: Coisas do Japão

Como podar a flor

A poda das plantas favorece o melhor crescimento. Por isso, é importante fazer podas regularmente das flores do lírio.

 Assim, sempre que perceber que partes da planta estão murchas, secas ou amareladas faça o corte delas. No entanto, é preciso manter pelo menos um terço da haste para que ela possa se regenerar.

Fonte: Inter Essências

Luminosidade indicada

As flores de lírio são delicadas, por isso não suportam longos períodos sob sol pleno. O ideal é manter vasos ou plantar os lírios em local de meia-sombra.

Períodos de sol forte devem ser evitados, pois podem queimar as pétalas e folhas da planta. De modo geral, esse tipo de planta é recomendado para regiões de clima ameno.

Lírio: como cuidar dessas flores e alguns tipos comuns
Fonte: Matos de Comer

No inverno, costumam entrar em modo de hibernação, em que passam um período sem flores. Dessa forma, é recomendado que durante essa época haja maior compostos orgânicos no solo.

Algumas curiosidades sobre lírios

As flores de lírio são consideradas símbolos da pureza, por isso são ótimas opções de presentes para pessoas especiais. Existem registros de que na antiguidade os lírios eram oferecidos a deusas. Além disso, também pode ser oferecida como símbolo de pureza a virgem Maria.

Fonte: Casa e Festa

Assim como a espada de São Jorge, os lírios também são consideradas plantas capazes de proteger os ambientes. Por isso, muitas pessoas cultivam essas plantas para afastar más energias em casa.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Como fazer muda de jiboia – Passo a posso e principais cuidados

Fontes: Viva Decora, Minhas Plantas, Tua Casa, Decor Fácil.

Imagens: Plantei, Ikebana Flores, Petz, Decor Fácil, Pinterest, Tudo Ela, Coisas do Japão, Inter Essências, Matos de Comer, Casa e Festa.