Dicas

Decoração com plantas – Dicas de como usá-las em cada cômodo da casa

A decoração com plantas pode ser feita de diversas maneiras, seja em casa ou apartamento, para decorar banheiro, sala e quarto.

Por Rafaela de Almeida

-

Não é novidade que muitas plantas podem ser usadas na decoração dos ambientes, inclusive são inseridas em muitos projetos de arquitetura e paisagismo. Além disso, a decoração com plantas não somente embeleza os ambientes, mas também aproxima as pessoas à natureza.

Já sabemos que as plantas são boas opções para a decoração de ambientes, mas, apesar disso, é preciso se atentar às necessidades de cada planta usada pelos ambientes. As plantas usadas na decoração dos ambientes internos possuem necessidades diferentes daquelas usadas em ambientes externos, como jardins, por exemplo.

Benefícios da decoração com plantas

Além da atenção às necessidades de cada espécie, a decoração com plantas também deve levar em consideração também seus estilos. Existem muitas espécies indicadas para ambientes internos, desde as mais charmosas até as mais exóticas. Dentre os benefícios da decoração com plantas, temos:

Fonte: Brasil Brokers

Purificam o ar

Naturalmente as plantas são capazes de filtrar o ar, isso promove uma melhor qualidade no ar que respiramos e o ar dos ambientes. Dessa forma, algumas espécies são purificadoras naturais de gases como amoníaco e benzeno. Plantas como espada-de-são-jorge, lírio da paz e jiboias são plantas que podem absorver esses tipos de gases.

Decoração com plantas: dicas de como usá-las em cada cômodo da casa
Fonte: Ciclo Vivo

Contato próximo com a natureza

Em meio a rotina urbana, um pouco de contato com a natureza pode fazer muito bem. Caso não haja tempo para visitas frequentes a espaços como parques, por exemplo, onde a natureza pode ser mais próxima, cultivar algumas espécies em casa e usar a decoração com plantas pode ser uma boa alternativa.

Existem alguns estudos pelo mundo que comprovaram que o contato com plantas, mesmo que em quantidades reduzidas, em comparação com espaços arborizados, faz bem à saúde. O dia-a-dia com as plantas pode amenizar a tristeza, a ansiedade e a depressão.

Fonte: Go Outside

Textura e contraste na decoração

As plantas podem trazer charme e elegância ao ambiente, além de proporcionar o contraste do colorido das folhas ou flores com as paredes, os móveis e os objetos dos cômodos.

Decoração com plantas: dicas de como usá-las em cada cômodo da casa
Fonte: Dani Noce

Como usar plantas no banheiro

É possível decorar todos os ambientes com plantas, contudo é preciso estar atento a cada espécie utilizada para isso. De modo geral, as plantas para ambientes internos são de sombra ou meia-sombra, ou seja, não precisam de sol pleno ou por longos períodos. Mas é preciso sempre saber das necessidades antes de adquirir qualquer planta.

Há plantas que se adaptam e que são favoráveis aos ambientes mais úmidos, plantas como jiboias, cactos e suculentas podem se desenvolver e sobreviver facilmente em banheiros. Uma dica importante é deixar a janela do banheiro aberta para que haja ventilação e o ambiente não fique úmido demais.

Fonte: Casa Claudia

Decoração com plantas no quarto

Um dos cômodos mais favoráveis à decoração com plantas são os quartos. Muitas espécies podem ser usadas para decorar esse ambiente da casa, isso porque, geralmente são locais com janelas e mais ventilados, assim como as salas. A variação de vasos também pode ser explorada, logo, vasos maiores podem ser usados, assim como vasos menores, plantas suspensas ou pendentes.

Algumas plantas muito usadas em quartos são a costela-de-adão, suculentas, heras, além de flores que também podem decorar o ambiente, como os lírios, copos-de-leite entre outras.

Decoração com plantas: dicas de como usá-las em cada cômodo da casa
Fonte: Icamas

Transformando a decoração da sala com plantas

A sala é um dos ambientes que mais permite a decoração com o uso de plantas. Dessa forma, para complementar o charme desse ambiente podem ser usadas uma grande variedade de plantas e as propostas podem ser infinitas.

Geralmente, as salas são ambientes muito iluminados e arejados, isso favorece o cultivo de muitas plantas, inclusive de sol pleno, dependendo da disposição da janela e dos períodos de sol que incidem pelo cômodo.

Fonte: Terra

Apesar disso, se oriente a respeito do desenvolvimento, em relação ao tamanho principalmente, das plantas que serão usadas. Por ser um local com maior circulação, as plantas devem ficar em locais estratégicos. Contudo, plantas de maior porte podem ser colocadas entre os cantos do sofá, por exemplo, ou próximas às janelas.

Plantas como samambaias, zamioculca, costela de adão, bambus, cactos, antúrios e muitas outras plantas podem decorar as salas.

Cuidados com as plantas da decoração

Apesar de embelezar os ambientes de casa, é importante se atentar a alguns cuidados com as plantas, desde suas necessidades entre outros fatores. Primeiramente, os ambientes, pelos mais variados que seja, precisam ser arejados e com alguma incidência solar, isso porque, para as plantas sobreviverem é preciso um ambiente minimamente iluminado.

Decoração com plantas: dicas de como usá-las em cada cômodo da casa
Fonte: Arquidicas

Outro aspecto que deve ser levado em consideração quando optar pela decoração com plantas é escolher as espécies de acordo com cada ambiente, para evitar que elas morram ou sejam prejudicadas de alguma forma. Por isso, conheça as necessidades de cada uma antes de adquirir.

Esteja ciente de que plantas precisam de cuidados. Caso a rotina seja corrida, evite adquirir plantas que necessitam de maiores cuidados como regas regulares, podas, e outros cuidados frequentes. Opte por plantas mais resistentes.

Outro fator importante na hora de escolher as plantas para decoração é se atentar às espécies que podem ser tóxicas. Existem algumas plantas que, se ingeridas, podem ser tóxicas para os pets, por exemplo. Além disso, crianças também podem acabar ingerindo algumas dessas espécies. Caso escolha alguma planta tóxica evite que ela fique ao alcance de crianças e animais domésticos.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é uma Horta Suspensa e quais as características da Árvore da Felicidade 

Fontes: Tua Casa, Wevans, Viva Decora.

Imagens: La Ville, Brasil Brokers, Ciclo Vivo, Go Outside, Dani Noce, Casa Claudia, Icamas, Terra, Arquidicas.