Espécies

Plantas comestíveis – Quais espécies podem ser consumidas

As plantas comestíveis são alternativas não convencionais de alimentos encontrados com facilidade na natureza, como folhas e flores.

Por Rafaela de Almeida

-

As plantas alimentícias não convencionais, ou PANCS, são espécies de plantas comestíveis que podem ser consumidas sem causar efeitos adversos. Além disso, muitas vezes, possuem alto valor nutricional, podendo ser inseridas na gastronomia com facilidade, principalmente receitas salgadas. 

Apesar de existirem muitas plantas comestíveis, não se pode comer todas as plantas que encontramos, afinal, algumas delas podem ser prejudiciais ao nosso organismo, caso sejam consumidas da forma errada. Outras plantas também possuem partes que não devem ser ingeridas.

Além de um alto valor nutritivo, a utilização dessas plantas na alimentação possui diversas aplicações, desde um sabor único dentro de um prato, até ajudar na decoração. Por isso, folhas e flores podem ser usadas na alimentação.

Cuidados com as plantas comestíveis

É de extrema importância entender que existe uma grande diversidade de plantas e culturas. Por isso, a lista de plantas comestíveis pode variar dependendo da região em que você se encontra.

Plantas comestíveis: quais espécies podem ser consumidas
Fonte: Clau Vegan

Para identificar quais plantas são essas, é necessário a comparação da planta que será consumida, com o auxílio de catálogos botânicos. Assim, ao utilizar algumas imagens, é possível ter mais certeza de qual espécie se trata, evitando qualquer tipo de transtorno futuro, como uma intoxicação alimentar, por exemplo.

Após ser identificada, a planta deve ser higienizada assim como qualquer outro alimento, legumes e verduras convencionais. Dessa forma, a indicação é que esse processo seja feito imergindo a mesma em uma mistura de água e hipoclorito de sódio por aproximadamente 15 minutos. 

Além da sua higienização, deve-se procurar evitar plantas de locais com grande circulação de veículos. Isso porque os automóveis acabam aumentando a poluição destes ambientes e, por consequência, as plantas que ali habitam. 

É sempre importante frisar o processo de identificação dessas plantas. A quantidade de plantas semelhantes pode acabar confundindo as pessoas e, caso existam dúvidas, a indicação é não consumir nenhuma planta que você não saiba a espécie.

Lista de algumas plantas comestíveis

Várias são as espécies de plantas que podem ser comestíveis. Algumas delas, são comuns no dia-a-dia, e compõem saladas e pratos típicos de algumas regiões, por exemplo. 

Flores de ipê

De várias cores diferentes, como amarelo e rosa, as flores do ipê possuem um sabor levemente amargo. Por isso, podem ser acrescentadas a pratos junto a carnes, como acompanhamento ou até mesmo recheando pastéis. As possibilidades de uso desse tipo de flor são inúmeras.

Plantas comestíveis: quais espécies podem ser consumidas
Fonte: Elo 7

Azedinha

Esse tipo de planta comestível é nativa da Europa e Norte da Ásia. Dessa forma, como o nome popular já diz, a sua folha possui um sabor azedo, podendo ser utilizada em sucos e saladas de forma fresca, preferencialmente.

Fonte: Globo Rural

Hibisco

Suas folhas e flores podem ser utilizadas tanto como decoração, ou corante alimentício e possuem valor nutritivo semelhante ao espinafre em saladas. Além disso, assim como muitas plantas já conhecidas, o hibisco pode auxiliar o sistema imunológico, agindo também como antioxidante.

Plantas comestíveis: quais espécies podem ser consumidas
Fonte: Blog do Pão

Palma

Lembrando sempre de retirar os espinhos, os frutos dessa planta comestível podem ser utilizados de inúmeras formas. Assim, podem ser incorporados a pratos quentes, como purês, e pratos frios, como geleia e até mesmo em sucos.

Fonte: Rio Mar Recife

Capiçoba

De sabor picante, as folhas da capiçoba são comestíveis. Assim, suas folhas podem ser usadas tanto cruas, de forma fresca, quanto refogadas com temperos.

Plantas comestíveis: quais espécies podem ser consumidas
Fonte: Dicas de Mulher

Dália

A dália é uma planta comestível extremamente versátil, afinal, além de ter inigualável beleza, também pode ser utilizada para a decoração de ambientes. Na alimentação, suas pétalas podem ser utilizadas para fazer geleia e suas raízes também podem ser consumidas.

Fonte: Flores e Folhagens

Costela de Adão

Após o seu desenvolvimento, a costela de adão é capaz de produzir alguns frutos. Dessa forma, esse frutos podem ser consumidos quando estão maduros.

Contudo, é preciso se atentar na hora de sua identificação devido à semelhança com outras plantas. Uma dica para isso é observar a presença de buracos em suas folhas que são característicos dessa espécie.

Plantas comestíveis: quais espécies podem ser consumidas
Fonte: HM Jardins

Como cultivar plantas comestíveis em casa?

As plantas comestíveis precisam de sol para se desenvolver e, por isso, é importante que elas fiquem em lugares bem iluminados. Além disso, o solo precisa permanecer irrigado. No entanto, sem o acúmulo de água, pode acarretar no apodrecendo de sua raiz e trazer danos à planta. 

Fonte: Bel Agro

Vale ressaltar que a presença do adubo no cultivo das plantas comestíveis é de grande valor em seu crescimento. Sendo assim, é recomendado que seja feita a adubação pelo menos uma vez por mês.

Curtiu esse post? Se curtiu, conheça a espécie rhipsalis.

Fontes: UOL, Brasil Escola, Casa Vogue.

Imagens: Nexo Imobiliário, Viva Bem, Clau Vegan, Viva Bem, Elo 7, Globo Rural, Blog do Pão, Rio Mar Recife, Dicas de Mulher, Flores e Folhagens, HM Jardins, Bel Agro.