Como Plantar

Como plantar girassol – Cuidados e maneiras de cultivar no jardim

O girassol é uma das flores mais populares em todo o mundo. Mas como ter em casa? Aprenda como plantar girassol com esse passo a passo.

Por Rafaela de Almeida

-

Uma das flores mais famosas no mundo inteiro, o girassol é conhecido por suas pétalas de amarelo vivo e broto amarronzado. Apesar da beleza característica, os girassóis também são plantas resistentes a sol e podem ser usados para muitas coisas, além da decoração. Mas afinal, como plantar girassol?

Os girassóis são muito usados na decoração de festas, principalmente cerimônias de casamento. Também são ideais para quem busca sair do convencional buque de rosas, além de trazerem charme para compor arranjos de mesa. Além disso, os campos de girassóis são ótimas locações para ensaios fotográficos.

Existem alguns tipos diferentes de girassóis, tanto pela cor quanto pelo formato das pétalas. Existem espécies que se adaptam melhor a ambientes domésticos e podem ser plantadas em jardins, alguns também podem ser cultivados em vasos se forem menores. Antes de plantar, o melhor a fazer é procurar qual espécie melhor irá se adaptar ao ambiente.

"Como

Algumas características do girassol

O girassol é uma flor anual, seu ciclo de desenvolvimento completo entre nascer, florescer e morrer dura um ano. Como seu período de vida não é muito longo, não é comumente cultivado em jardins em casa, mas sim como flores de corte, geralmente usadas em buquês e arranjos. Contudo, há quem busque plantar girassol em vasos e jardins.

O que chamamos de semente de girassol, na verdade são frutos. Aliás, esses frutos podem ser usados para vários fins, além de servirem como alimento para pássaros, podem se transformar em raçoes, produtos cosméticos e comestíveis.

Apesar de ser conhecido popularmente com a cor amarela, os girassóis podem ter outras cores como o vermelho e o laranja, por exemplo.

As espécies menores de girassol são boas opções para plantar em casa. Os girassóis menores podem ser cultivados em vasos e, apesar de gostarem de sol, o ideal para cada espécie pode variar de acordo com seu tamanho. Quanto menor o girassol, menos sol ele deve tomar, assim poucos períodos em luz solar direta são o suficiente.

Como plantar girassol: aprenda os passos para ter essa flor no jardim
Fonte: MF Magazine

Como plantar girassol

Antes de começar a plantar girassol, escolha em que lugar ele ficará. Dê preferência para lugares em que a luz apareça por algum período de tempo durante o dia, levando em consideração seu tamanho. Aprenda como plantar girassol com esses passos:

  • Escolha a espécie que melhor se adequa a você. Os melhores girassóis para se ter em casa e jardim são os menores. Certifique-se que as sementes, ou a muda de girassol, são do tamanho adequado. Além disso, é mais comum que ao começar a plantar um girassol em casa o plantio seja feito através de sementes;
  • Opte por um vaso que seja proporcional ao tamanho que o girassol pode atingir. Lembrando que, se a flor for plantada em vasos, é importante que ele tenha, pelo menos, um furo no fundo para drenar a água do solo;
  • O melhor tipo de solo, ou terra para vaso, é o que tenha substratos suficientes para que a flor se desenvolva de forma saudável. Além disso a terra precisa sempre estar úmida e de preferência adubada;
  • Para preencher o vaso escolha pedras ou cascalhos que melhorem a drenagem da agua da rega;

Para colocar as sementes no vaso, preencha o recipiente com um pouco mais da metade de profundidade com terra, deixando espaço entre o limite da terra com a borda do vaso. Isto é, não preencha o vaso por completo antes de colocar as sementes, é preciso colocar uma quantidade de terra suficiente para tampá-las na superfície.

Em seguida, coloque as sementes com aproximadamente 3 centímetros de distância uma da outra e não encha o solo de sementes, pois isso pode atrapalhar o desenvolvimento das raízes.

Após colocar as sementes, cubra-as com terra, sem apertar a terra muito forte para tampá-las. Por fim, regue as sementes depois de plantadas.

Fonte: MF Magazine

Cuidados depois de plantar girassol

Depois de plantar girassol é bom seguir alguns cuidados para que eles se mantenham saudáveis. Essas flores  não precisam de tantos cuidados após serem plantadas, mas é bom se atentar sempre a frequência de rega e de sol que são essenciais para sua sobrevivência.

Seguem algumas dicas de quais cuidados manter depois de plantar seu girassol.

  • É preciso se atentar às regas. Os girassóis recém-plantados podem ser frágeis, por isso o melhor é não regar próximo demais à flor, o ideal é manter alguns centímetros de distância entre o regador e o broto;
  • As flores podem ser alvo de caracóis, por isso proteja as plantas com alguma barreira ou rede;
  • Quando os girassóis se desenvolverem as regas podem diminuir de frequência;
  • O girassol precisa de um período de luz direta todos os dias, o ideal é que seja plantado em uma área que pegue sol pelo menos em uma parte do dia. Se for plantado em vaso e poder ser transportado, deixe-o pelo menos quatro horas por dia no sol.
  • O solo precisa estar sempre úmido, mas não encharcado.
Como plantar girassol: aprenda os passos para ter essa flor no jardim
Fonte: Pixabay

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Como plantar suculentas – Dicas de como manter e cultivá-las em casa

Fontes: Hortas Info, Biosolvit, Viva Decora.

Imagens: GizModo, Instituto Vida Natal, MF Magazine, Pixabay.