Como Plantar

Como plantar alho? Cuidados com o plantio, benefício e colheita da planta

Aprenda como plantar alho, os cuidados, a hora de fazer a colheita e os benefícios de ter esse alimento cultivado em casa.

Por Rafaela de Almeida

-

O alho é um dos alimentos mais conhecidos aqui no Brasil. É muito usado na cozinha como tempero para várias receitas diferentes, especialmente salgadas. Além disso, pode ser consumido de inúmeras formas, usado para temperar, sendo cozido, cru ou assado. Mas afinal, como plantar alho?

Bem, fazer o plantio não é tão simples, pois o alho requer algumas etapas para ser cultivado. Contudo, depois de plantado rende bons frutos.

Para ser plantado em casa, geralmente o local mais adequado é o solo de algum canteiro com espaço. Isso porque, quanto mais espaço para a que a planta se desenvolva, melhor.

Entretanto, o alho também pode ser cultivado em vasos, mas rendem menos frutos, já que o recipiente costuma ser menor.

Além do comum dente de alho encontrado em supermercados e feiras ao ar livre, também existe o alho-poró, uma variação da mesma espécie. Diferente dos dentes de alho, que se formam unidos numa mesma cabeça, o alho-poró cresce verticalmente com um falso caule.

Como plantar alho: cultivando um dos temperos mais usados no Brasil
Fonte: Casaredo

Benefícios do alho

O alho é um alimento rico em vários nutrientes responsáveis por atividades no organismo, como o controle da pressão arterial, prevenção e cuidados de doenças inflamatórias. É muito comum pelo Brasil que o alho seja usado em chás ou xaropes para gripes e resfriados, por exemplo.

Além do uso medicinal, o alho pode ser usado na fabricação de cosméticos para cabelos também, como shampoos, condicionadores e ampolas para o crescimento dos fios.

Dessa forma, os benefícios são inúmeros, além dos usos mais comum, pode ser aplicado como pesticida natural para plantas no combate e controle de pragas.

Fonte: Segredos do Mundo

Cuidados antes do plantio

Alguns fatores que devem ser considerados na hora do plantio, como:

Escolha do solo

Assim como todas as plantas, na hora de plantar alho não é diferente: é preciso que o solo seja fértil. Isto é, ao escolher a terra para o plantio, dê preferência àquela que contém substratos que favorecerão o crescimento da planta.

Apesar do alho se adaptar a solos menos férteis, o ideal é que a terra seja rica em matéria orgânica e bem drenada. O pH ideal de desenvolvimento é entre 6 e 7.

Clima e luminosidade

O alho se adapta muito bem às condições climáticas variáveis. Apesar de ter um crescimento considerável em temperaturas mais quentes, de muito calor ou chuva, ambientes mais frios favorecem que a planta se desenvolva mais rapidamente.

Geralmente, o mais recomendável é que a planta passe por algum período mais frio durante seu cultivo, seja ele no início do crescimento, ou na metade do ciclo. As melhores temperaturas são entre 0º e 15º dependendo da época do ano ou região.

Além do clima, outro fator importante para o cultivo do bulbo de alho é a luminosidade. A luz do sol é essencial para as plantas, mesmo que ela seja tendenciosa a se desenvolver em climas frios.

A exposição a luz do sol deve ser regrada. A planta deve passar algumas horas em exposição solar direta, mas isso não significa que não possa se desenvolver em ambientes de meia sombra, por exemplo, mas ele é mais lento.

Fazendo a rega

Outro fator importante na hora de cultivar o alho em casa é o cuidado com a frequência de rega. Ao se desenvolver, o alho precisa de um solo bem drenado.

Ao plantar alho, no início do seu crescimento, é necessário que as regas sejam mais regulares, sempre que observar que o solo está seco faça a irrigação. O indicado é que a terra esteja sempre úmida nessa fase.

Após o período de desenvolvimento, quando os bulbos já apresentarem estar formados, diminua a constância de água. Quando a colheita estiver próxima, vinte ou quinze dias antes, suspenda a rega da planta.

Passo a passo de como plantar alho em casa

Para fazer o plantio do alho em casa escolha o melhor lugar, seja no quintal ou jardim, que atendam as necessidades da planta.

Caso seja colocado em vasos o princípio é o mesmo, a facilidade de ser plantado em vaso é que é possível mudá-lo de lugar quando faz sol, por exemplo.

Fonte: MF Magazine

Como plantar alho em vaso ou solo

  • Primeiro, serão necessários alguns dentes de alho, que podem ser descascados ou não;
  • Sempre que for plantar algo em vasos, certifique-se que ele possui pelo menos um furo no fundo para que a água seja drenada;
  • Caso o vaso seja a melhor opção para plantar alho, coloque algumas pedras, britas por exemplo, no fundo. Dessa forma, as pedras irão ajudar na drenagem da terra;
  • Feito isso, coloque a terra pouco mais da metade do vaso. Além disso, é importante lembrar que a terra deve conter substratos que favoreçam o crescimento do alho;
  • Faça alguns buracos na terra, em torno de 3cm a 5cm são o suficiente;
  • Para plantar o alho é preciso que os dentes fiquem espaçados entre si. Além dos buracos de 5 cm, também deixe um espaço entre cada um deles. Como o vaso geralmente não é tão largo, deixe espaço proporcionalmente ao tamanho de cada dente, em torno também de 5cm em cada um;
  • Coloque os dentes de alho no buraco de forma que a pontinha fique para cima;
  • Depois de colocado, cubra-os com o resto da terra, não é necessário apertar a terra. Dessa forma, apenas empurre o solo de forma que os dentes fiquem bem encaixados;
  • Para finalizar faça a rega.
Fonte: Plante Saber

Fazendo a colheita depois de plantar alho

Em síntese, o tempo para a germinação e a formação dos primeiros bulbos depende muito do ambiente, condições climáticas, qualidade do solo e rega. Contudo, geralmente a primeira colheita pode ser feita em torno de 16 a 36 semanas depois de ter sido plantado, ou seja, de 3 a 9 meses.

Para fazer a colheita, observe o aspecto das folhas. Caso elas estejam começando a amarelar ou ficarem secas, é o momento certo. Dessa forma, arranque a planta toda do solo para fazer a retirada do bulbo.

Fonte: Portal do Agronegócio

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como plantar alecrim, girassol e abacate 

Fontes: Viva Decora, Blog da Plantei.

Imagens: Blog Nature Center, Casaredo, Segredos do Mundo, Plante Saber, MF Magazine, Portal do Agronegócio.