A flor de hibisco, apesar da beleza, também é conhecida pelas suas propriedades medicinais. É popularmente conhecida através do seu chá, em que o caule e as folhas são as principais fontes de uso para a ingestão.
Além disso, a flor de hibisco também é muito utilizada no jardim, pois a delicadeza da planta como um todo é uma ótima opção de ornamento. Assim, suas flores podem compor arranjos para os ambientes internos, usados principalmente sobre mesas e cantinhos dentro de casa.
As flores de hibisco possuem várias tonalidades, as mais conhecidas são as flores de cor vermelha, laranja e rosa. Além disso, existem 200 tipos de hibisco diferentes do que estamos acostumados a ver pelos jardins do país.
Origem da flor de hibisco
Originalmente, a flor de hibisco pertence à África Oriental, contudo foi transportada para o Brasil através dos escravos há muitos anos. Após isso, foi levada à Europa no século XX, onde seu cultivo não é muito popular.

Apesar disso, o consumo do chá de hibisco no continente europeu se tornou muito popular devido às suas propriedades medicinais.
A flor de hibisco branca é o tipo mais usado para a ingestão. Isso porque, outras tonalidades da flor não são comestíveis, como as amarelas e rosas.
Além disso, o hibisco pode ser consumido para fins como emagrecimento, melhorar o colesterol, a saúde do coração e outros aspectos que acometem o organismo. Contudo, é popular devido ao uso para a redução de peso.
Benefícios para a alimentação
O chá de hibisco é a principal forma de consumo da planta, por isso é facilmente encontrado em supermercados ou lojas de produtos naturais. Assim, o chá promove inúmeros benefícios para a saúde daqueles que o consomem.

O consumo do chá da flor de hibisco pode promover a melhora da pressão arterial e a diminuição do colesterol, considerado ruim para o organismo. Além disso, também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo inflamações ou possíveis infecções.
Outro benefício da ingestão é a melhora do sistema digestivo e diurético, isso também acaba influenciando a ação de redução de líquidos e inchaço. Dessa forma, essa é uma das vantagens mais procuradas por quem consome o chá de hibisco.
Como cultivar a flor de hibisco em casa?
Além dos benefícios do consumo do chá de hibisco, essa flor também é popularmente cultivada em jardins, principalmente no Brasil. É comum perceber a presença da planta como ornamento por espaços urbanos também, como praças, parques e calçadas.

Apesar de ser encontrada em espaços abertos, a flor de hibisco não se desenvolve sob sol pleno. Por isso, o local ideal para cultivo deve ser iluminado, mas com períodos de luz solar direta reduzido, isto é, espaços com meia-sombra são os melhores para o seu desenvolvimento.
Além disso, essa planta também pode ser cultivada em vasos, desde que atenda suas necessidades, pois não cresce abundantemente. Para isso, cuide sempre do solo e ofereça água na quantidade necessária.
Dentre seus cuidados, a poda deve ser regular para mantê-la saudável. O corte auxilia no desenvolvimento e na floração das plantas mais rapidamente, além de crescerem mais fortes e resistentes às condições climáticas e ambientais.
O melhor clima para o cultivo da flor de hibisco é o temperado, em que há luz, calor e umidade na medida certa para o seu crescimento. Por isso, regiões frias são menos atrativas para o plantio desse tipo de planta, pois temperaturas baixas atrapalham a floração.
Tipos de flor de hibisco em caráter ornamental
Existem algumas diferenças entre os tipos de hibisco que podem ser consumidos na alimentação e os de caráter ornamental.
As flores ornamentais são diferentes tanto em sua coloração, quanto a características como a formas das pétalas, por exemplo. As principais flores de hibisco ornamental são: singelas, semi dobradas, dobradas e miniaturas.
Flor de hibisco singela
Esse tipo de flor apresenta em sua formação cinco pétalas que se sobrepõem e é o tipo mais comum de hibisco a qual estamos acostumados a ver pelos jardins.

Semi dobradas
As flores de hibisco semi dobradas possuem três pétalas que se formam do centro da flor: o miolo.

Flor de hibisco dobrada
Enquanto a flor de hibisco singela se forma com pétalas sobrepostas, a flor dobrada possui cinco pétalas que saem do centro da flor.

Miniaturas
As flores de hibisco em miniaturas podem ser do tipo singelas ou dobradas, desde que possuam características menores. Geralmente, o diâmetro dessa flor não ultrapassa 5 centímetros.

Curtiu esse post? Então, saiba mais sobre espécies de flores comestíveis.
Fontes: I Love Flores, Pão de Açúcar, Minuto Saudável.
Imagens: Giuliana Flores, Cantinho, Visão Notícias, Boa Forma, 1Zoom.Me, Siagutatemp, Revista Jardins, Clique Arquitetura, Pinterest.