Como Plantar

Como plantar rosa do deserto – Ambiente para plantar e cuidados

Como plantar rosa do deserto é uma dúvida comum, mas com alguns cuidados, antes e após o plantio, é possível manter a rosa saudável.

Por Rafaela de Almeida

-

De formato único, a flor do deserto se tornou muito popular pelo aspecto peculiar como se desenvolve. Além disso, suas flores podem ter cores inusitadas, até mesmo tons escuros como o preto. Mas afinal, como plantar rosa do deserto?

Bem, essa planta tem origem africana e se desenvolve bem em ambientes mais secos e tropicais. Apesar da beleza, essa planta costuma ter valores altos, caso seja importada de algum fornecedor, justamente pela sua particularidade.

Apesar de ser uma planta de clima tropical, a rosa do deserto precisa de regas regulares, tanto quanto outras plantas. O que não se deve fazer, é encharcar o solo em que ela está plantada. O ideal ao cultiva-la é que a terra seja rica em substrato capaz de drenar a água. O substrato mais recomendado é o de fundo de rio.

A grande quantidade de água no solo pode fazer com que a planta morra, por isso se atente às regas e a umidade da terra. Existem algumas técnicas para o desenvolvimento do caule e das raízes e, até mesmo, a tonalidade das cores das pétalas.

como plantar rosa do deserto: aprenda a plantar e seus cuidados
Fonte: Mercado Verde

Melhor ambiente para plantar

Como dito anteriormente, a rosa do deserto é uma planta de clima seco. Ao escolher ter essa planta em casa, garanta que ela esteja sempre próximo ao sol. Isso porque, para plantar rosa do deserto é preciso que o ambiente tenha contato direto com a luz do sol e seu calor para poder florescer.

Assim, se o clima da região em que você mora for muito frio a rosa do deserto pode ter dificuldade para se desenvolver. As temperaturas ideais para que a planta se desenvolva bem e dê flores é de no mínimo 10ºC. A umidade do ar também deve ser levada em consideração, assim ela se adapta muito bem a regiões em que a umidade do ar não seja tão alta.

Se a rosa do deserto não for plantada em jardins com contato direto a luz do sol, procure deixar o vaso da planta sempre próxima a entradas de luz.

Fonte: Gazeta do Cerrado

Como plantar rosa do deserto em casa

Assim como qualquer outra planta, a rosa do deserto exige alguns cuidados. Por ser uma planta um pouco diferente das mais comuns tidas em casa, seus cuidados também são um pouco mais diferentes.

Escolha e preparação do vaso

Para suportar o tamanho da planta e de suas raízes, escolha um vaso de largura e profundidade proporcional a espécie. Para plantar rosa do deserto o ideal é que o vaso seja de médio para grande, para suas raízes se desenvolverem e crescerem o suficiente com espaço.

A terra mais indicada é aquela que tenha substrato suficiente para o crescimento, além disso ela pode ser misturada com areia grossa. As sementes da rosa do deserto se assemelham aos grãos de arroz, elas precisam ser plantadas deitadas e com uma boa distância uma das outras, pelo menos dez centímetros entre cada.

Após colocar as sementes no vaso borrife um pouco de água, sem encharcar o solo e as sementes. Assim, coloque o vaso em local com bastante sol.

Frequência de rega da rosa do deserto

Depois de plantar rosa do deserto, durante seu desenvolvimento até o florescer dê prioridade as regas apenas quando perceber que o solo da planta está muito seco. Ao contrário disso, essa planta não precisa de regas constantes. Deixe o solo sempre úmido, mas com pouca quantidade de água.

Fonte: Gazeta do Povo

O que achou da matéria? Se gostou, confira também Plantas tóxicas para os pets – Principais espécies e como evitar

Fontes: Viva Decora, Minhas Plantas, Blog da Plantei.

Imagens: Orla Noticias, Mercado Verde, Gazeta do Cerrado, Gazeta do Povo.