Como Plantar

Como cultivar violetas – Principais cuidados para manter a flor saudável

As violetas são flores coloridas muito populares pelo país. Assim, cultivar violetas é muito simples, pois não precisam de muitos cuidados.

Por Rafaela de Almeida

As violetas são plantas muito populares no Brasil, principalmente pela beleza das flores e a facilidade nos cuidados. Além disso, podem ser cultivadas tanto em jardins como em vasos. Não é difícil aprender como cultivar violetas, uma vez que suas necessidades incluem apenas regas regulares, sol em determinados períodos e solo úmido.

É possível encontrar violetas de algumas cores além do roxo, como branco, lilás e bicolor. Além disso, são ótimas opções para quem quer cultivar uma plantinha em casa e ao mesmo tempo decorar os ambientes.

Algumas dicas são essenciais para manter e cuidar de violetas bonitas e saudáveis. Assim, observe antes de adquirir a espécie quais são as recomendações ao tê-la em casa.

Como cultivar violetas?

Apesar das violetas não exigirem muitos cuidados, é importante se atentar às suas necessidades. Isso porque todas as plantas possuem cuidados diferentes em relação ao solo, à rega e à exposição solar.

Quantidade de luz solar

Como cultivar violetas: os principais cuidados para manter a flor saudável
Fonte: Jardim do Mundo

As violetas são plantas que apreciam bastante luz solar. Por isso, se você quer cultivar uma planta em local que recebe muita luz solar ou jardins externos, as violetas são boas opções. Apesar disso, a quantidade de luz e a exposição solar deve ser sempre controlada.

Isto é, locais bem iluminados são bem vindos, mas precisam de atenção. A luz solar em excesso pode acabar queimando as folhas e flores da violeta. 

O ambiente ideal para manter as violetas saudáveis deve ser, preferencialmente, aquele que receba luz indireta.

Temperatura ideal

Fonte: Decor Fácil

As violetas são flores ideais para regiões de clima ameno. Contudo, as violetas podem ser cultivadas em locais quentes, desde que sejam colocadas em locais sombreados e tenham regas regulares.

Sendo assim, caso cultive a planta em vasos em ambientes internos, o melhor é deixá-los em lugares bem iluminados, mas que não sejam tão quentes nem tão frios.

Melhor vaso

Como cultivar violetas: os principais cuidados para manter a flor saudável
Fonte: Notibras

Os melhores vasos para cultivar violetas são os vasos feitos de barro. Isso porque o material desse tipo de vaso é capaz de absorver a água da rega e ao mesmo tempo manter a umidade do solo.

Apesar disso, vasos de outros materiais como cerâmica, vidro e os tradicionais feitos de plástico podem ser utilizados também.

Frequência de rega

Fonte: Globo Rural

Geralmente, a frequência de rega varia muito de região por conta do clima e temperatura do ambiente em que a violeta é cultivada.

Logo, regiões de clima mais quente fazem com que a violeta necessite de mais regas durante os dias. Além disso, os melhores horários são pela manhã ou fim da tarde.

Em regiões de clima mais ameno e úmido, as regas podem ser mais espaçadas, além da quantidade de água ser menor. Por isso, observe também a umidade do solo, pois água em excesso pode fazer com que as raízes apodreçam.

Outros cuidados para cultivar violetas

Alguns cuidados são essenciais para manter as violetas sempre saudáveis e bonitas, por isso observe as necessidades da planta além das convencionais que envolvem frequência de rega, quantidade de sol e qualidade do solo.

Como cultivar violetas: os principais cuidados para manter a flor saudável
Fonte: Ideias Decor

Sendo assim, uma dica de rega é não molhar as flores ou folhas das violetas, pois são sensíveis. Dessa forma, tente regar somente o solo, pois as outras partes da planta podem acabar amarelando ou queimando posteriormente se expostas ao sol.

Outra dica ainda a respeito da rega está na frequência com que ela é feita. Por isso, sempre antes de molhar a planta certifique que o solo está úmido ou não fazendo o toque na terra.

Também é interessante observar se na água da rega existe a presença de cloro, pois é melhor evitar regar as violetas com água tratada com cloro em níveis muito altos. Logo, água filtrada é uma boa solução para manter a planta saudável ao fazer a rega.

Gostou desse post? Veja algumas espécies de plantas difíceis de cultivar.

Fontes: Tua Casa, Viva Decora, Decor Fácil.

Imagens: Wallpaper.com, PlayGrama, Jardim do Mundo, Decor Fácil, Notibras, Globo Rural, Ideias Decor.