Dicas

Parede verde – Como montar um jardim vertical, cuidados e benefícios

A parede verde, também chamada de parede viva, é utilizada para transformar partes da casa em uma área verde com plantas.

Por Rafaela de Almeida

-

Você já pensou ou ouviu falar em parede verde? Basicamente, o termo consiste em transformar a parede de casa em uma área verde com plantas. Também pode ser chamada de parede viva, ou jardim vertical. A parede verde pode ser uma opção para aproximar os ambientes urbanos com um pouco da natureza e, além disso, trazer charme à eles.

Além de se tornar parte da textura e da decoração de cômodos, os jardins verticais também contribuem para o controle de temperatura em épocas de muito calor. Dessa forma, com o cultivo de plantas em paredes vivas é possível ter um ambiente mais fresco, úmido e agradável.

A parede verde, além dos benefícios físicos, também se tornou tendência na decoração. Nos últimos anos, usar plantas para decorar os espaços se tornou muito comum, assim surgiram ideias quase infinitas na hora de planejar projetos arquitetônicos ou mesmo projetos mais despretensiosos usando plantas.

Cuidados antes e depois de montar a parede verde

Para executar o projeto do jardim vertical é importante observar e tomar alguns cuidados antes e depois de pronto. Dessa forma, antes de montar a parede, escolha o melhor local para instalá-la, é importante escolher plantas que também sejam próprias para aquele espaço.

Fonte: G1

Observe se o espaço desejado para a construção da parede viva possui luminosidade, ventilação e demais características daquele ambiente.

Logo, ao adquirir as plantas, dê preferência para as espécies que se adequem ao local. Para ambientes externos, plantas resistentes ao sol são boas opções. Para ambientes internos, plantas de meia-sombra ou sombra são as melhores alternativas.

Ao elaborar o painel que ficará na parede para dar forma ao jardim vertical, dê preferência a materiais de boa qualidade. De modo geral, os materiais usados incluem madeira ou um suporte que seja resistente para sustentar as plantas. Caso opte por madeira, faça o uso de verniz ou um produto que proteja-a e que, além disso, traga elegância ao ambiente.

Parede verde: como montar um jardim vertical, cuidados e benefícios
Fonte: GShow

Também é necessário se atentar a resistência da parede em que o painel ficará fixado. Isso porque, com as regas e a água constante na parede pode ser prejudicial, por isso, é melhor que a parede seja revestida de algum material como azulejos, cerâmica e afins.

Dicas para criar a parede verde

Algumas dicas podem ser bastante úteis no momento de montar uma parede verde. Dentre elas:

Como montar a estrutura

Para montar a estrutura, ou suporte, na parede podem ser usados diversos materiais. Dessa forma, se a execução for mais despretensiosa, use caixotes de madeira ou monte uma estrutura de madeira firme, que consiga ser forte o suficiente para abrigar os vasos de planta.

Fonte: Viva Decora

Além disso, podem ser usados os mais variados materiais como calhas, canos de PVC, prateleiras e muitos outros aparatos. A estrutura pode ou não ficar aparente, depende do projeto e de como você quer executá-lo, na grande maioria a estrutura fica toda coberta por folhagem.

A escolha das plantas

Como dito anteriormente, é preciso se atentar na hora de fazer a escolha das plantas que serão usadas na parede verde. Observe o local em que ela será instalada e dê preferência para plantas que condizem com as condições do ambiente.

Parede verde: como montar um jardim vertical, cuidados e benefícios
Fonte: FAO Building

Além disso, para um maior volume da parede verde opte por espécies com mais arbustos, algumas plantas muito usadas em projetos de jardim vertical são dinheiro em penca, barba de serpente, peperômia e outras. Também podem ser usadas trepadeiras, de modo geral, jiboias e heras são boas opções.

Cuidados com poda

Para manter a parede verde sempre bonita faça podas regulares das plantas. Assim, sempre que observar galhos ou folhas secas e amareladas faça o corte. Além disso, podar também ajuda no crescimento das plantas, promovendo regeneração das folhas.

Fonte: Minhas Plantas

Benefícios de ter uma parede verde

As plantas são capazes de filtrar os gases, assim diminuem o nível de poluição, ou seja, a parede verde é uma ótima opção para espaços em meio a centros urbanos, principalmente locais próximos a vias frequentadas por muitos automóveis.

Além de purificar o ar do ambiente, as plantas também são responsáveis por ajudar no controle da umidade. Sendo assim, contribuem para uma umidade amena e agradável.

Parede verde: como montar um jardim vertical, cuidados e benefícios
Fonte: O Globo

Isolamento acústico e térmico

A falta de plantas na natureza acaba provocando o aumento da temperatura pelo mundo. Além disso, ações como queimadas, combustão e a produção em massa pelas indústrias também aumentam os níveis de temperatura, entre outras coisas. Para tentar amenizar a temperatura em casa, a parede verde pode ser uma boa alternativa.

Fonte: Arch Daily

Além de servir como regulador de temperatura para os ambientes, as plantas também podem funcionar como isolante acústico natural. Dessa forma, a parede verde age evitando que o som reverbere para além do ambiente. Além disso, o painel de madeira usado para sustentar as plantas também contribui para isolar o som.

Contato com a natureza

Existem estudos por todo o mundo que comprovaram que o contato com a natureza pode amenizar sintomas de diversas doenças, como ansiedade e depressão.

Parede verde: como montar um jardim vertical, cuidados e benefícios
Fonte: Pinterest

Ter plantas em casa contribui para diminuir o estresse, além disso promove uma rotina de dedicação, além de ajudar a desenvolver habilidades que relaxam. Dessa forma, cuidar das plantas pode ser terapêutico.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é uma Horta Suspensa e quais as características da Árvore da Felicidade

Fontes: Cobrire, Entendantes.

Imagens: Homify, G1, GShow, Viva Decora, FAO Building, Minhas Plantas, O Globo, Arch Daily, Pinterest.