Espécies

Bambu da sorte: como cuidar e curiosidades sobre a espécie

O bambu da sorte é uma planta muito popular na cultura oriental. É cultivado principalmente em casa com a crença de atrair prosperidade.

Por Rafaela de Almeida

-

O bambu da sorte é uma planta muito popular na cultura oriental. Além disso, pode ser cultivado em ambientes internos ou externos, pois se adapta facilmente. Na cultura do Feng Shui, a planta é considerada fonte de prosperidade, por isso seu cultivo também é tido com a crença de que atrai abundância.

Além disso, a quantidade de hastes presente em cada bambu possui um significado diferente. Por exemplo, um bambu com 10 hastes representa vida eterna, enquanto 2 representa amor e sorte em dobro.

Curiosidades sobre o bambu da sorte

O bambu da sorte é uma planta tipicamente encontrada na África, apesar de ser muito popular em países como Japão e China.

Além disso, embora seja encontrada pelo nome de bambu, o bambu da sorte não pertence à mesma família que os bambus convencionais. Assim, está mais próximo de outras plantas como dracenas e patas de elefante.

Bambu da sorte: uma planta que traz prosperidade para o lar
Fonte: WestWing

Também se tornou muito popular na cultura oriental, já que seu cultivo é muito usado para atrair boas vibrações usando a técnica de Feng Shui. A planta segue a tradição de que, se cultivada em casa, pode atrair prosperidade, sucesso e fortuna.

Cuidados com o bambu da sorte

O bambu da sorte pode ser considerado uma planta de meia-sombra. Neste caso, é interessante mantê-la em locais com luminosidade, mas sem contato com a luz do sol diretamente. Isso porque a luz direta do sol pode acabar queimando as folhas do bambu ou deixando-as amareladas com o tempo.

Bambu da sorte: uma planta que traz prosperidade para o lar
Fonte: O Paraná

Frequência de rega

Essa espécie de planta necessita sempre de solo úmido, mas deve ser evitado grandes quantidades de rega durante esse processo. Dessa forma, o ideal é fazer a rega com intervalos de 2 a 3 dias.

No entanto, em dias muito quentes a quantidade pode se manter ou até mesmo aumentar, para se certificar que o solo está úmido o suficiente faça o toque na terra.

Bambu da sorte: uma planta que traz prosperidade para o lar
Fonte: Tua Casa

Poda

As podas do bambu da sorte são necessárias para manter a planta saudável e retirar possíveis folhas secas, amareladas ou murchas.

Para fazer a poda dessa parte da planta é necessário usar uma tesoura de jardinagem afiada. Além disso, caso não haja tesouras, uma faca também pode ajudar a retirar as folhas.

Fonte: Sapucaia

Algumas dicas para a manutenção do bambu da sorte

Apesar de ser uma planta simples de manter em casa na decoração, o bambu da sorte requer alguns cuidados, como todas as plantas. Esse tipo de bambu se adapta aos mais variados ambientes, além disso, gosta de luz solar por algumas horas durante o dia e vive bem em locais com sombra também.

Bambu da sorte: uma planta que traz prosperidade para o lar
Fonte: We Mystic

Um cuidado especial para o cultivo do bambu da sorte é a escolha do vaso. Isso porque, a planta precisa de um vaso profundo o suficiente para acomodar suas raízes e garantir firmeza. Os tipos de vasos mais indicados para o cultivo são de cerâmica e vidro, mas outros materiais firmes podem ser utilizados.

Além de vasos com terra, vasos apenas com água também podem ser usados para acomodar as raízes do bambu da sorte. Dessa forma, é preciso que as raízes estejam completamente submersas no líquido e em água sempre limpa.

Como propagar o bambu da sorte utilizando mudas

Para propagar o bambu da sorte basta ter uma planta já desenvolvida. Dessa forma, caso já possua alguma planta retire uma parte do caule que tenha um pedaço de raiz, pois assim é mais fácil a muda se desenvolver. Após isso, coloque esse pedaço em um vaso com água ou terra.

Fonte: Casa UmComo

Caso opte por fazer o plantio em terra, prepare um substrato com matéria orgânica e escolha um tamanho suficiente para a planta se desenvolver até realmente estar em seu local definitivo. Além disso, antes de retirar o pedaço da muda da planta desenvolvida meça, pois esse pedaço deve possuir de cinco a oito centímetros.

Curtiu esse post? Se você curtiu, conheça também: Moreia – Características da planta, como cuidar e curiosidades da espécie.

Fontes: ABC Garden, Horto das Acácias, Ideias Decor.

Imagens: Viva Decora, GDia, WestWing, O Paraná, Tua Casa, Sapucaia, We Mystic, Casa UmComo.