Espécies

Moreia – Características da planta, como cuidar e curiosidades da espécie

A moreia é uma planta com folhas em formato de lanças e flores brancas no topo, perfeitas para jardins, vasos e até mesmo buquês.

Por Rafaela de Almeida

-

Uma tendência no paisagismo de ambientes externos é a utilização de moreia. Isso porque, por ser uma planta originada na região sul-africana, ela é extremamente adaptável às variações climáticas.

Além disso, possui uma raiz rizomática, isto é, responsável pelo acúmulo de nutrientes, o que confere à moreia a habilidade de se desenvolver em períodos onde a chuva é escassa, não necessitando de grandes cuidados.

A moreia é dona de um visual muito bonito. Essa espécie mescla perfeitamente a estética selvagem, devido às suas folhas em formato de espada. E também o aspecto suave, devido à ramificação de flores brancas, que podem ser vistas durante várias vezes ao longo do ano.

Além disso, o contraste entre os tons de verde escuro, de suas longas e estreitas folhas, e o branco presente nas inflorescências da moreia é um ponto a ser destacado. Essa planta, quando está sem a presença de flores, se assemelha bastante ao capim-cidreira. 

Cuidados necessários à espécie

Essa planta não necessita de cuidados especiais. No entanto, um ambiente que favoreça seu desenvolvimento e que seja interessante para o seu desenvolvimento é o melhor a se fazer para evitar qualquer transtorno possível.

Frequência de luz solar

Um dos cuidados mais importantes é quanto à incidência de luz solar. 

Moreia: uma planta com flores brancas delicadas e folhas em lanças
Fonte: Guia das Suculentas

Apesar de ser uma planta bastante conhecida por sua resistência, ela necessita ficar em um lugar que receba luz solar a maior parte do tempo para poder se desenvolver. Isso porque, se for cultivada em lugares de meia-sombra, poderá até crescer, porém suas flores irão aparecer com menor frequência.

Qual a melhor temperatura para o cultivo da moreia?

Essa é uma planta bem forte quando se trata de mudanças climáticas, pois se adapta muito bem tanto em ambientes muito quentes, quanto em ambientes mais frios. Então, se você mora no Brasil, a moreia pode ser plantada em quase toda a extensão do país.

Fonte: Planta Sonya

Rega necessária para a manutenção da moreia

Por ter a raiz rizomática, a moreia possui uma incrível capacidade de retenção de nutrientes e, por isso, as regas podem ser feitas numa frequência menor.

Dessa forma, pode ser regada em um intervalo de 5 dias. Caso o lugar onde ela esteja seja muito quente, esse intervalo pode ser menor, como 2 ou 3 vezes na semana. 

Moreia: uma planta com flores brancas delicadas e folhas em lanças
Fonte: Home It

É preciso entender que, de acordo com o tempo, suas folhas começam a mudar de cor, ficando mais amareladas. No entanto, isso não representa a falta de água, basta arrancar essas folhas rente a base para que as próximas folhas possam nascer e manter o seu formato original. 

O ato de arrancar as folhas secas da moreia funciona como uma manutenção dos nutrientes, afetando positivamente a planta que irá voltar a crescer com uma aparência mais bonita e saudável. Por isso, a realização desse processo pode ser feita sempre que houver necessidade.

Qualidade do solo e adubação

A nutrição do solo é um dos principais impulsionadores em seu desenvolvimento. Por isso, mesmo que ela tenha uma grande capacidade de retenção, a adubação se faz necessária. 

Contudo, a vantagem é que o adubo pode ser colocado uma vez ao ano, sempre dando preferência a adubos orgânicos. Isso deve ser feito após o desenvolvimento da planta. Durante o plantio é importante que o solo esteja devidamente adubado e nutritivo, para que a moreia possa crescer adequadamente.

Fonte: Blog das Flores

Como propagar a moreia

O processo de multiplicação da moreia é bem simples e pode ser feito de duas maneiras. Pela dispersão das sementes, que como o próprio nome já diz, consiste em colocar as sementes que são geradas pela planta em locais onde é propício para o seu desenvolvimento.

A outra forma de propagação é através da divisão da touceira, que se dá pela divisão do rizoma da moreia para desenvolver novas plantas.

Moreia: uma planta com flores brancas delicadas e folhas em lanças
Fonte: Dicas Online

Para a realização desse método é preciso cuidado, pois algumas partes dessa planta precisam ser preservadas. Dessa forma, parte das raízes e das folhas devem ser preservadas, pois, caso contrário, a moreia não irá crescer.

Curiosidade

Moreia no Brasil é o nome de um peixe-enguia também. Porém, vale destacar que as semelhanças param no nome.

As diferenças estéticas são gritantes, enquanto a flor é extremamente delicada, a moreia peixe possui uma aparência ameaçadora, com dentes bem grandes, o que a torna uma espécie perigosa.

Fonte: Pinterest

Gostou desse post? Se você curtiu, veja também como plantar manjericão.

Fontes: Home It, Nô Figueiredo, Planta Sonya, Casa Vogue.

Imagens: GDia, Rose Sementes, Guia das Suculentas, Planta Sonya, Home It, Blog das Flores, Dicas Online, Pinterest.