Como Plantar

Como plantar flor-de-maio: forma de fazer o plantio usando mudas

Para plantar flor-de-maio é muito simples, isso porque, ela pode ser propagada através de mudas, assim como a maioria das plantas.

Por Rafaela de Almeida

-

A flor-de-maio é uma espécie de planta bem popular pelo Brasil, afinal, é originalmente uma planta nativa do país. Além disso, são plantas simples e fáceis de serem cultivadas em casa por não exigirem muitos cuidados. Mas como plantar flor-de-maio? É simples.

A flor-de-maio leva esse nome porque sua floração acontece nesse período do ano. Pode ser considerada um tipo de suculenta, logo seus cuidados não exigem muito trabalho em relação à rega, solo ou frequência de luz solar. Além disso, as flores da flor-de-maio podem ser variadas desde o branco, até o vermelho, a flor mais popular e encontrada no país apresenta tons de rosa vibrante.

Pode ser usada com facilidade na decoração de ambientes internos e externos. Para isso, basta oferecer regas regulares e luz, mas ambos sem excesso. A qualidade do solo também deve ser observada durante o cultivo.

Como plantar flor-de-maio em casa

Assim como grande parte das plantas, a flor-de-maio pode ser propagada através de mudas. Apesar de ser encontrada com facilidade em muitas floriculturas e até mesmo supermercados. Dessa forma, o plantio da flor-de-maio pode ser feito por estaquias ou pequenos galhos retirados de uma planta já desenvolvida.

Corte um talo da flor-de-maio com pelo menos oito centímetros, já que um pedaço menor pode não se desenvolver ou levar mais tempo para brotar raízes.

Como plantar flor-de-maio: forma de fazer o plantio usando mudas
Fonte: Minhas Plantas

Feito isso, prepare um vaso, ou recipiente da sua escolha, para receber o ramo recém cortado. É preciso escolher uma boa terra para abrigar a planta, fertilizante ou materiais orgânicos podem ser acrescentados na mistura do substrato.

Depois de preparar o vaso com o substrato, abra um buraco de tamanho suficiente para colocar alguns centímetros do talo de flor-de-maio cortado.

Não aprofunde muito o pedaço da planta, apenas o suficiente para que crie raízes e fique firme. Além disso, durante o crescimento da planta faça a rega normalmente, sem encharcar o solo de água. Também deixe o vaso próximo a luz, mas não coloque em luz direta.

Quando as mudas de flor-de-maio desenvolverem raiz é importante coloca-las em seu local definitivo. Dessa forma, as plantas podem ser colocadas em vasos maiores, de preferência com um furo no meio, ou em canteiros e jardineiras.

De modo geral, garanta que a planta tenha um solo altamente drenado. Para isso, mantas ou materiais específicos para isso podem ser utilizados.

Fonte: Pituca Flores

Cuidados depois de plantar flor-de-maio

Preparação do solo para plantar flor-de-maio

Uma das etapas mais importantes para realizar o plantio de qualquer espécie é preparar o solo. Para isso, misture uma parte de terra vegetal, encontrada com facilidade em floriculturas e lojas de plantas, com substrato. Além disso, materiais como casca de coco e TNT podem ser adicionados na preparação do vaso ou jardineira.

Além disso, para acomodar a espécie não é necessário um vaso muito largo ou alto, já que a flor-de-maio não cresce de forma demasiada. Vasos com 10 centímetros de diâmetro são suficientes.

Como plantar flor-de-maio: forma de fazer o plantio usando mudas
Fonte: Orquídeas no Apê

Luz solar e clima para o cultivo

Essa espécie é muito recomendada para o cultivo em ambientes internos, pois não exige muitos cuidados e, principalmente, luz solar direta. Por isso, pode ser colocada próxima a janelas e entradas de luz de modo geral. A flor-de-maio se caracteriza como uma planta de meia sombra, logo, não necessita de luz por longos períodos, mas não deve ficar sem receber luminosidade.

Além disso, se a planta passar longos períodos de exposição solar as folhas podem acabar murchando ou queimando. O melhor horário para receber luz é pela manhã ou fim da tarde. O clima ideal para o cultivo é aquele cujo a temperatura está entre 12º e 20º graus.

Fonte: Decor Fácil

Frequência de rega

A flor-de-maio deve ser cultivada em solo bem drenado, por isso é importante fazer a rega de forma regular. Dessa forma, regas duas vezes por semana são suficientes para manter o solo bem drenado e a planta saudável. No entanto, em épocas do ano mais frias a frequência e a quantidade de água da rega podem diminuir, pois o solo tende a se manter úmido por mais tempo.

Como plantar flor-de-maio: forma de fazer o plantio usando mudas
Fonte: Shop Garden

Adubação

É necessário adubar a planta de tempos em tempos. Por isso, após plantar flor-de-maio faça a adubação no outono. Dessa forma, podem ser usados fertilizantes com fósforo, ou compostos orgânicos como restos de alimento como cascas e bagaços.

Fonte: Em Assis

Gostou desse post? Se você gostou aprenda como fazer seu próprio terrário.

Fontes: GShow, Decor Fácil, Pergunte ao Agrônomo.

Imagens: Dicas Online, Im Grower, Minhas Plantas, Pituca Flores, Orquídeas no Apê, Decor Fácil, Shop Garden, Em Assis.