Dicas

Planta murchando – O que fazer e como cuidar de plantas nesse estado

É comum ter planta murchando em casa depois de um período sem rega, mas você sabia que outros fatores também colaboram para que isso aconteça?

Por Rafaela de Almeida

-

Ter uma planta em casa exige cuidado. Elas são seres vivos que, assim como todos os outros, precisam estar em ambientes e condições ideais para o seu desenvolvimento. Uma das formas de sinalizar que existe algo de errado com elas é através das suas folhas. Por isso, é importante observar a planta murchando e entender os porquês de isso acontecer.

Sendo assim, é preciso se atentar quando suas folhas estão murchas, ou com aparência desgastada, pois esse é um sinal de alerta. Inúmeras são as ações que podem ser colocadas em prática para que sua planta murchando possa voltar a crescer e se desenvolver de forma saudável.

Cuidados que podem evitar que a planta murche

Cada espécie de planta possui uma necessidade de água diferente e exagerar, ou não atingir a quantidade de água que a planta precisa pode ser extremamente prejudicial para ela. Portanto, observe a umidade da terra constantemente, caso ela esteja seca ou alagada é preciso alterar a sua rotina de rega.

Planta murcha: como cuidar de plantas nesse estado
Fonte: Tata Pereira

Adubação e solo para prevenir planta murchando

A forma que a planta absorve grande parte dos nutrientes necessários para a manutenção da sua vida é por meio da terra. Apesar de existirem plantas que conseguem se desenvolver tranquilamente em solos mais escassos em nutrientes, existem plantas que não possuem tal habilidade. 

Fonte: Plantei

Nesses casos, é preciso manter uma rotina de adubação que seja capaz de disponibilizar para a planta os insumos que são precisos para que ela mantenha sua boa aparência e saúde. Por isso, é indicado saber a espécie da sua planta, assim é possível seguir as recomendações de adubação de forma mais eficaz.

Iluminação e clima

Existem inúmeras espécies de plantas em todo o mundo e muitas vezes elas acabam sendo deslocadas para o cultivo em diferentes países. Todas elas precisam de uma quantidade de luz para realizar a fotossíntese e são adaptadas para sobreviverem a certas condições climáticas.

Planta murcha: como cuidar de plantas nesse estado
Fonte: VIX

Por exemplo, uma planta que tem como origem um país constantemente frio terá dificuldade para sobreviver em locais que fazem muito calor.

Afinal, as temperaturas afetam diretamente a capacidade de respiração e transpiração das plantas, além disso, vale destacar que esses processos afetam a habilidade de retenção de água das plantas.

Dessa forma, antes de adquirir qualquer espécie, é importante verificar a quantidade de luz exigida e o clima ideal para ser cultivado, isso pode evitar a planta murchando.

De modo geral, a maior parte das plantas conseguem se adaptar aos mais variados climas e ambientes, desde que seja oferecida alguma quantidade de sol.

Escolha de um bom lugar para a planta

A utilização de plantas como decoração tem sido cada vez mais utilizada, principalmente com o crescimento da tendência urban jungle.

Porém, é preciso ter certeza de que a planta escolhida tem capacidade de se desenvolver em interiores, pois o lugar onde ela fica é um fator que determina a quantidade de sol que ela vai receber, além do clima que ela irá suportar.

Fonte: Jurema Cintra

O posicionamento é muito importante, mas existem outras coisas a serem consideradas para evitar a planta murcha. Existem plantas que não se adaptam bem a jarros, pois as suas raízes são tipicamente de solo firme.

O material que o jarro é feito também pode afetar a capacidade da terra de reter a água, portanto a escolha de onde ela será plantada é muito importante.

Como recuperar uma planta murcha?

Faça a poda da planta murchando. Assim, utilize uma tesoura específica para poda, que pode ser encontrada em casas de jardinagem, retire todas as folhas da planta murcha que estejam com aspecto morto, ressecado ou de cor alterada.

Lembre-se de manter as lâminas da tesoura limpas para evitar a transmissão de algum organismo que seja prejudicial à planta.

Planta murcha: como cuidar de plantas nesse estado
Fonte: Faz Fácil

Verifique se a planta murchando está limpa

O acúmulo de poeira na superfície das folhas prejudica a fotossíntese, além de ser um potencializador para o surgimento de pragas. Portanto, é muito importante que seja realizada uma limpeza das folhas, em ambos os lados, com o auxílio de um pano úmido.

Fonte: Casa e Jardim

A limpeza não para por aí, é comum o crescimento de matos e ervas daninhas, que acabam atrapalhando a saúde da planta. Retire pela raiz essa planta murcha indesejada para impedir que elas voltem a crescer.

Observe a umidade do solo da planta murcha antes de regar

É comum ver plantas murchas morrerem por receberem uma quantidade de água acima do necessário. Uma dica é observar se a parte de cima da terra já secou antes de promover uma nova rega. Não espere a terra secar por completo antes de regar a planta murcha, pois pode fazer com que a planta entre em choque.

Planta murcha: como cuidar de plantas nesse estado
Fonte: Petz

Outra alternativa é a aquisição de um medidor de umidade, que ficará na terra e irá mostrar se a planta necessita ou não de ser regada. Dessa forma será possível regá-la com maior exatidão sem exagerar ou abster a planta murcha da quantidade de água necessária.

Curtiu esse post? Se você gostou veja também como fazer regas de emergência.

Fontes: Mini Jardim e Cia, Minhas Plantas, Planta Sonya.

Imagens: Maria Helena, iStock, Tata Pereira, Plantei, VIX, Jurema Cintra, Faz Fácil, Casa e Jardim, Petz.