Espécies

Tipos de tomates – Principais características e opções mais comuns

Existe uma variedade muito grande de tipos de tomates para molhos e saladas. Algumas espécies possuem nervuras ou cores diferentes.

Por Rafaela de Almeida

-

Existem alguns tipos de tomates e nem todos são muito conhecidos. Algumas espécies são mais utilizadas na culinária, principalmente em receitas salgadas, embora possa ser consumido como qualquer outra fruta.

Alguns tipos, inclusive, podem ser muito semelhantes entre si visualmente. Contudo, as características de cada um, seja por sabor, cheiro e consistência, são diferentes.

A grande variedade de tipos de tomates acaba agregando valor, não só nas receitas, mas na comercialização desse fruto. Isso ocorre pela popularidade e alto nível de consumo por todo país e mundo.

Alguns tipos de tomates mais comuns

Existe uma grande variedade de tomates pelo mundo. Pelo país, alguns são mais comuns e mais fáceis de serem encontrados em supermercados e feiras.

Além disso, existem espécies muito semelhantes que podem ter sido alteradas geneticamente para favorecer alguma característica marcante.

Fonte: Canal Rural

Tomate Cereja

O tomate cereja é bem popular no Brasil. É conhecido por ser um tipo de tomate mais adocicado e aguado, enquanto outras espécies são mais firmes e menos suculentas. Esse tipo de tomate é muito usado em saladas, mas pode ser consumido assado em receitas ou em espetinhos naturais ou mais elaborados.

Tipos de tomates: opções comuns e diferentes para molhos e saladas
Fonte: Local Farmers

Tomate Sweet Grapes

Em tradução, o tomate sweet grapes leva esse nome por se assemelhar fisicamente às uvas. Apesar de se parecer também com o tomate cereja, seu gosto é bem doce, além de ser mais carnudo.

Fonte: VIX

Tomate Caqui

Outro tipo de tomate muito conhecido por aqui é o tomate caqui. Essa espécie é muito utilizada no churrasco. Isso porque acompanha cebola e coentro no vinagrete. Além disso, não é o ideal para receitas de molho caseiro.

Tipos de tomates: opções comuns e diferentes para molhos e saladas
Fonte: Super SJ

Tipos de tomate – Tomate Carmem

Esse tipo de tomate talvez seja o mais conhecido e comercializado no Brasil. Além disso, também é chamado de tomate longa vida.

Isso porque, quando colhido, é muito resistente na geladeira. Esse é o tipo de tomate ideal para saladas, mas também não é recomendado para molhos por sua polpa ser muito aguada.

Fonte: Aprender a Plantar

Tipo de tomate Holandês

O tomate holandês é vendido com outros tomates presos pelo mesmo ramo. Assim, quando for escolhê-lo no mercado ou em feiras, é preciso observar se o ramo dos tomates está verde e sem machucados, pois isso indica que ele está bom para ser consumido em casa.

Além disso, é muito recomendado para saladas refrescantes e seu interior é adocicado.

Tipos de tomates: opções comuns e diferentes para molhos e saladas
Fonte: Metrópoles

Tomate Débora

O tomate Débora é muito usado para molhos e saladas. Além disso, é bem parecido com o tomate Carmem, apesar de possuir mais sementes do que outras espécies.

Fonte: Terra

Tipo de tomate italiano

Esse tipo de tomate é o mais recomendado para receitas que levam molho. Isso porque, diferente de outros tipos de tomates, seu interior possui menos sementes, além de sua polpa ser mais carnuda.

Tipos de tomates: opções comuns e diferentes para molhos e saladas
Fonte: Só Notícia Boa

Tipos de tomates menos comuns

Além dos tomates convencionais comumente encontrados em supermercados, existem espécies diferentes, tanto pelo aspecto visual, quanto pelo sabor.

Tomate híbrido Verônica

Esse tipo de tomate apresenta um aspecto curioso. Em seu desenvolvimento o tomate adquire formato redondo, porém com gomos, isto é, pode se assemelhar com as mexericas.

Contudo, sua polpa interior não apresenta essas repartições em formato de gomos que podem ser destacados.

Fonte: Mundo Português

Tomate híbrido Sêneca

Muito semelhante ao tomate Verônica, o Sêneca também apresenta nervuras na parte exterior do fruto. Além disso, é muito perfumado e saboroso.

Tipos de tomates: opções comuns e diferentes para molhos e saladas
Fonte: Olhando Mundo

Tomate híbrido tigre

Assim como seu nome sugere, o tomate tigre apresenta manchas em sua coloração. Quando verde, se assemelha a pequenas melancias. Além disso, depois da colheita, o fruto costuma ser muito durável até ser consumido.

Fonte: Canal do Horticultor

Tipo de tomate hibrido Lucca

Esse tipo de tomate é muito comum, mas o Lucca é uma variação do tomate tipo saladete, muito comercializado no país. O fruto desse tipo alcança, aproximadamente, 200g cada um, além disso é muito saboroso e adocicado.

Fonte: Portal do Agronegócio

Curtiu esse post? Agora confira como plantar seu próprio tomate cereja e quais plantas são melhores para cultivar na cozinha.

Fontes: GNT, Embavi, Conquiste Sua Vida, Canal do Horticultor.

Imagens: Catraca Livre, Canal Rural, Local Farmers, VIX, Super SJ, Aprender a Plantar, Metrópoles, Terra, Só Notícia Boa, Mundo Português, Olhando Mundo, Canal do Horticultor, Portal do Agronegócio.