Como Plantar

Como plantar abacaxi – Formas de plantar e cultivar o fruto em casa

Muitas pessoas nunca viram um abacaxizeiro e não sabem como nascem os frutos. Assim, plantar abacaxi em casa pode ser uma boa opção.

Por Rafaela de Almeida

-

O abacaxi é uma fruta muito conhecida e que tem um gosto característico, doce e levemente ácido. Geralmente, é consumido maduro in natura ou utilizado em muitas receitas como drinks, doces, bolos entre outras. Ao contrário do que pode parecer, seu plantio é muito simples. Então, como plantar abacaxi?

Muita gente nunca viu um abacaxizeiro, mas o pé de abacaxi tem um desenvolvimento bem peculiar. As folhas da planta são bem longas.

Além disso, o abacaxi é da mesma família das bromélias, o que faz com que seu aspecto seja parecido entre si. Apesar de ser mais conhecido como abacaxi, a fruta também pode ser chamada de ananás.

Como plantar abacaxi: passos para fazer o plantio

Fonte: Pinterest

Não existem muitos passos a serem seguidos ao plantar o abacaxi. Contudo, existem algumas observações a serem feitas antes do plantio, a principal é de que o fruto do abacaxizeiro, ao ser plantado em vasos, são bem menores do que os frutos daqueles que são plantados no solo.

Apesar disso, o abacaxi cultivado em vaso se torna uma planta linda e que também rende muitos frutos.

Escolhendo o abacaxi

Primeiramente, para plantar abacaxi, é necessário encontrar um. De preferência, adquira um abacaxi maduro, mas que esteja firme, com a coroa sem manchas amareladas ou marrons. A fruta precisa estar madura, já que o plantio de um fruto verde pode ser mais lento ou, em alguns casos, corre o risco de não brotar.

Como plantar abacaxi: aprenda como plantar a fruta em casa
Fonte: Paraíba Rádio Blog

Apesar do abacaxi precisar estar maduro ele não pode ter passado do ponto. O ideal é que a fruta esteja madura, mas consistente, firme.

Dessa forma, para ter certeza que ele não está além do ponto, arranque uma folha da coroa, se sair com muita facilidade é porque não está bom para ser plantado. Também observe se não há insetos em suas folhas.

Retirando a coroa da fruta

Para fazer a retirada da coroa do abacaxi, o melhor é usar as mãos. A melhor forma para tirar a coroa por inteiro e não perder o caule das folhas é fazendo o movimento de torção. Assim, gire a coroa de modo que ela saia inteira, sem perder alguma folha ou ser arrancada ao meio.

Isso porque, para plantar a coroa do abacaxi, o caule é a principal parte do processo. Para retirar com mais facilidade, você também pode optar por enrolar a mão que irá torcer a coroa com algum tecido ou usar alguma luva que dê segurança de torcer as folhas e, com isso, não acabe se cortando.

Pode ser cortado o excesso de abacaxi abaixo do caule da fruta. Algumas folhas próximas ao caule também podem ser retiradas para que ele fique mais evidente ao ser plantado.

Como fazer o preparo da coroa para ser plantada

Para plantar abacaxi, deixe que sua coroa seque após ser retirada da fruta. Para fazer essa parte do passo a passo é muito simples: coloque a coroa em algum lugar que seja arejado, mas que não receba luz diretamente. Não é necessário que a coroa seja exposta à luz solar.

Deixe a coroa de molho na água

Depois de passar pela etapa de secagem é preciso deixar o caule da coroa do abacaxi de molho em um recipiente com água. Esse processo vai ajudar que a coroa desenvolva algumas raízes que, posteriormente, serão plantadas em solo com terra e substrato para se desenvolver.

Como plantar abacaxi: aprenda como plantar a fruta em casa
Fonte: O Sagaz

Para deixar a coroa de molho, perfure o caule com, pelo menos, dois palitos, de forma que eles atravessem para o outro lado, formando uma cruz.

A perfuração com os palitos deve ser feita no topo do caule da coroa para que o restante do caule fique submerso na água. O recipiente a ser usado pode ser um pote ou um copo, por exemplo.

O ideal é que as folhas não entrem em contato com a água, apenas o caule precisa ficar emergido em água. Além disso, o recomendado é que a água seja trocada todos os dias, para evitar a formação de musgos no recipiente.

Por fim, a coroa deve ficar de molho até que brotem raízes suficientes para serem colocadas em algum vaso ou no solo do jardim.

Como plantar abacaxi depois do preparo da coroa

Após aguardar algumas semanas enquanto a coroa do abacaxi cria raízes estando submersa em água, é hora de fazer o plantio na terra.

Fonte: Life Style Sapo

Para preparar o solo em que o abacaxi será plantado, o ideal é que ele seja adubado e conte também com algum substrato capaz de diminuir a acidez da terra. Para isso, preferencialmente adube o solo e faça a mistura com calcário ou pó de cinzas de madeira.

Ao plantar a coroa do abacaxi, certifique-se que apenas o caule está para dentro da terra, as folhas precisam estar para fora do solo. Depois de plantada, a planta deve ser regada regularmente, pelo menos, uma vez ao dia e não precisa estar exposta por muito tempo ao sol. Reage bem estando em luz indireta.

O abacaxizeiro se desenvolve lentamente, pode levar alguns meses até que comecem a nascer os primeiros frutos. Quanto a planta começar a formar as flores, posteriormente é provável que os frutos se formem. Pode levar um pouco mais de seis meses para que o abacaxi amadureça.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também: Como plantar girassol e Suculentas

Fontes: Segredos do Mundo, Ciclo Vivo.

Imagens: Paraíba Rádio Blog, O Sagaz, Pinterest, Blog da Plantei, Life Style Sapo.