Existem alguns tipos de tomates e nem todos são muito conhecidos. Algumas espécies são mais utilizadas na culinária, principalmente em receitas salgadas, embora possa ser consumido como qualquer outra fruta.
Alguns tipos, inclusive, podem ser muito semelhantes entre si visualmente. Contudo, as características de cada um, seja por sabor, cheiro e consistência, são diferentes.
A grande variedade de tipos de tomates acaba agregando valor, não só nas receitas, mas na comercialização desse fruto. Isso ocorre pela popularidade e alto nível de consumo por todo país e mundo.
Alguns tipos de tomates mais comuns
Existe uma grande variedade de tomates pelo mundo. Pelo país, alguns são mais comuns e mais fáceis de serem encontrados em supermercados e feiras.
Além disso, existem espécies muito semelhantes que podem ter sido alteradas geneticamente para favorecer alguma característica marcante.

Tomate Cereja
O tomate cereja é bem popular no Brasil. É conhecido por ser um tipo de tomate mais adocicado e aguado, enquanto outras espécies são mais firmes e menos suculentas. Esse tipo de tomate é muito usado em saladas, mas pode ser consumido assado em receitas ou em espetinhos naturais ou mais elaborados.

Tomate Sweet Grapes
Em tradução, o tomate sweet grapes leva esse nome por se assemelhar fisicamente às uvas. Apesar de se parecer também com o tomate cereja, seu gosto é bem doce, além de ser mais carnudo.

Tomate Caqui
Outro tipo de tomate muito conhecido por aqui é o tomate caqui. Essa espécie é muito utilizada no churrasco. Isso porque acompanha cebola e coentro no vinagrete. Além disso, não é o ideal para receitas de molho caseiro.

Tipos de tomate – Tomate Carmem
Esse tipo de tomate talvez seja o mais conhecido e comercializado no Brasil. Além disso, também é chamado de tomate longa vida.
Isso porque, quando colhido, é muito resistente na geladeira. Esse é o tipo de tomate ideal para saladas, mas também não é recomendado para molhos por sua polpa ser muito aguada.

Tipo de tomate Holandês
O tomate holandês é vendido com outros tomates presos pelo mesmo ramo. Assim, quando for escolhê-lo no mercado ou em feiras, é preciso observar se o ramo dos tomates está verde e sem machucados, pois isso indica que ele está bom para ser consumido em casa.
Além disso, é muito recomendado para saladas refrescantes e seu interior é adocicado.

Tomate Débora
O tomate Débora é muito usado para molhos e saladas. Além disso, é bem parecido com o tomate Carmem, apesar de possuir mais sementes do que outras espécies.

Tipo de tomate italiano
Esse tipo de tomate é o mais recomendado para receitas que levam molho. Isso porque, diferente de outros tipos de tomates, seu interior possui menos sementes, além de sua polpa ser mais carnuda.

Tipos de tomates menos comuns
Além dos tomates convencionais comumente encontrados em supermercados, existem espécies diferentes, tanto pelo aspecto visual, quanto pelo sabor.
Tomate híbrido Verônica
Esse tipo de tomate apresenta um aspecto curioso. Em seu desenvolvimento o tomate adquire formato redondo, porém com gomos, isto é, pode se assemelhar com as mexericas.
Contudo, sua polpa interior não apresenta essas repartições em formato de gomos que podem ser destacados.

Tomate híbrido Sêneca
Muito semelhante ao tomate Verônica, o Sêneca também apresenta nervuras na parte exterior do fruto. Além disso, é muito perfumado e saboroso.

Tomate híbrido tigre
Assim como seu nome sugere, o tomate tigre apresenta manchas em sua coloração. Quando verde, se assemelha a pequenas melancias. Além disso, depois da colheita, o fruto costuma ser muito durável até ser consumido.

Tipo de tomate hibrido Lucca
Esse tipo de tomate é muito comum, mas o Lucca é uma variação do tomate tipo saladete, muito comercializado no país. O fruto desse tipo alcança, aproximadamente, 200g cada um, além disso é muito saboroso e adocicado.

Curtiu esse post? Agora confira como plantar seu próprio tomate cereja e quais plantas são melhores para cultivar na cozinha.
Fontes: GNT, Embavi, Conquiste Sua Vida, Canal do Horticultor.
Imagens: Catraca Livre, Canal Rural, Local Farmers, VIX, Super SJ, Aprender a Plantar, Metrópoles, Terra, Só Notícia Boa, Mundo Português, Olhando Mundo, Canal do Horticultor, Portal do Agronegócio.