Espécies

Plantas aquáticas- Espécies que sobrevivem cultivadas na água

Existe uma grande variedade de plantas aquáticas encontradas na natureza pelo Brasil que podem ser cultivadas em recipientes como vasos.

Por Rafaela de Almeida

Existem algumas plantas aquáticas que podem ser cultivadas com facilidade em casa, apesar de muitas espécies serem encontradas com facilidade na natureza. Esse tipo de vegetação pode, inclusive, possuir caráter ornamental para decorar pequenos lagos ou aquários.

Além disso, algumas dessas plantas podem ser consideradas flutuantes, isto é, sobrevivem com facilidade na superfície de ambientes aquáticos. Exemplo de plantas aquáticas deste tipo são vitórias régias, planta muito conhecida pelo Brasil.

Lista de espécies de plantas aquáticas

Algumas espécies como jibóias e bromélias podem ser cultivadas em vasos com facilidade e também são boas opções de plantas aquáticas para ambientes domésticos. 

Sombrinha chinesa

A sombrinha chinesa, como seu próprio nome diz, possui o formato desse objeto utilitário. Esse tipo de planta aquática possui formato longilíneo e as folhas nascem no topo do caule.

Plantas aquáticas: espécies que sobrevivem cultivadas na água
Fonte: Guia das Suculentas

Salvinia auriculata

A salvinia também pode ser encontrada com o nome de mururé carrapatinho. Além disso, é uma planta fácil de ser cultivada em ambientes com pouca umidade. Suas folhas são pequenas e arredondadas, com cerca de 2 centímetros de diâmetro e com pequenos pelos branquinhos.

Plantas aquáticas: espécies que sobrevivem cultivadas na água
Fonte: Aqua Food

Flor de lótus pode ser considerada uma das plantas aquáticas mais bonitas

Esse tipo de planta aquática é uma das mais conhecidas pelo mundo. As raízes da flor de lótus crescem debaixo da água, sustentando-a. Além disso, pode atingir cerca de 50 centímetros e suas flores têm grande valor ornamental em pequenos lagos. Possui também uma pequena variedade de cores, entre elas o lilás, rosa e azul.

Plantas aquáticas: espécies que sobrevivem cultivadas na água
Fonte: Revista Pazes

Alface d’água

O alface d’água possui esse nome por conta da sua semelhança com o alface que estamos acostumados a comer em saladas. Esse tipo de planta aquática pode ser encontrada e cultivada em locais com sol pleno e não deve ser cultivada em regiões de clima frio.

Plantas aquáticas: espécies que sobrevivem cultivadas na água
Fonte: Tua Casa

Aguapé

O aguapé pode ser encontrado também com o nome de jacinto de água ou miriru. Além disso, se proliferam facilmente em águas rasas e pode ser considerada uma praga, apesar de possuir pequenas flores charmosas. O aguapé pode ser benéfico para a água e para outras plantas, pois é capaz de retirar toxinas presentes no líquido.

Plantas aquáticas: espécies que sobrevivem cultivadas na água
Fonte: Conexão Planeta

Vitória régia é uma das plantas aquáticas mais populares no Brasil

Clássicas, as vitórias régias são plantas aquáticas muito populares pelo Brasil. É encontrada principalmente em rios largos e com média profundidade.

Além do mais, é tipicamente encontrada na região Norte do país, principalmente no Amazonas. A vitória régia pode florescer uma vez por ano e apresenta variedade de cores quanto a flor, podendo ser branca, rosa, amarela e outras cores.

Fonte: Natureza Bela

Lírios de água

Os lírios de água são muito semelhantes aos lírios que conhecemos tipicamente cultivados em vasos ou arranjos. Além disso, seus cuidados são muito semelhantes aos cuidados com as flores de lótus. Pode ser cultivada com facilidade, embora exija cuidados constantes.

Plantas aquáticas: espécies que sobrevivem cultivadas na água
Fonte: Pixabay

Bromélias podem ser consideradas plantas aquáticas

As bromélias são popularmente encontradas pelos lares brasileiros. Apesar de serem cultivadas em solo com terra, têm hábitos aquáticos. Por isso, podem ser encontradas em lagos e pequenos rios, geralmente em locais sombreados. As suas cores podem variar de acordo com a espécie.

Plantas aquáticas: espécies que sobrevivem cultivadas na água
Fonte: Viva Decora

Lentilha d’água

As lentilhas d’água são cultivadas principalmente em aquários, além de crescerem rapidamente. Dessa forma, são usados nesses recipientes para forrar o chão, no entanto, é preciso cuidado para não se espalhar além do desejado.

Plantas aquáticas: espécies que sobrevivem cultivadas na água
Fonte: Aquaponia Brasil

Musgo de java

O musgo de java é um tipo de planta aquática comum em aquários, assim como as lentilhas d’água. Pode ser cultivada com tranquilidade nesses ambientes, já que os peixes se adaptam facilmente a ambientes com esse tipo de vegetação. Além disso, pode atingir até 8 centímetros de altura.

Plantas aquáticas: espécies que sobrevivem cultivadas na água
Fonte: Guia Animal

Samambaia africana

Outro tipo de planta aquática comum em aquários são as samambaias africanas. Ao contrario de outras espécies, as samambaias têm crescimento lento, além de não exigirem tantos cuidados.

Fonte: My Aquarium

Lobélia é um tipo de planta aquática comum em aquários

Outra planta tipicamente encontrada em aquários são as lobélias, é ótima para os fundos, além de se adaptar facilmente ao ambiente. Apesar disso, requer cuidados regulares e substrato fértil.

Fonte: Peixes de Aquário

Singônio

O singônio, apesar de ser uma planta encontrada em vasos com terra e substrato, também pode ser enraizado de forma aquática. Além disso, em algumas épocas do ano também pode florescer. Deve ser cultivado em locais sombreados, pois a luz solar direta pode acabar queimando suas folhas.

Fonte: Pulsão

Estrela-branca

A estrela-branca é uma planta aquática encontrada em lagos e brejos e chama a atenção por conta da sua flor em formato de estrela nas cores brancas. Além disso, é nativa da Ásia e da Austrália, mas pode se adaptar a outras regiões facilmente. Como principal cuidado a água deve ter pH entre 6 e 8.

Plantas aquáticas: espécies que sobrevivem cultivadas na água
Fonte: Tua Casa

Planta mosaico

A planta mosaico é originalmente encontrada na Venezuela e no Brasil, principalmente em lagos. Pode ser cultivada em casa, mas precisa de um bom espaço para crescer. Além disso, suas folhas são coloridas entre vermelho e verde, possuindo grande caráter ornamental.

Fonte: Aqua Peixes Brasil

O que achou desse post? Se curtiu, conheça também sobre a planta senécio.

Fontes: Tua Casa, Viva Decora, Casa e Construção.

Fontes: Ikebana Flores, Cintia Senna, Guia das Suculentas, Aqua Food, Revista Pazes, Cura Natural, Tua Casa, Conexão Planeta, Natureza Bela, Pixabay, Viva Decora, Aquaponia Brasil, Guia Animal, My Aquarium, Peixes de Aquário, Pulsão, Tua Casa, Aqua Peixes Brasil.