Espécies

Plantas alucinógenas – Lista com os tipos mais comuns e características

As plantas alucinógenas podem ser consideradas perigosas se o uso for demasiado, no entanto, muitas delas também podem ter efeitos medicinais.

Por Rafaela de Almeida

-

As plantas alucinógenas são conhecidas por causarem efeitos psicodélicos quando consumidas. Além disso, a utilização desse tipo de planta é muito comum, desde os primórdios da humanidade.

Existem alguns tipos diferentes de plantas alucinógenas, algumas dessas espécies são popularmente conhecidas. Isso porque algumas podem ser, inclusive, usadas para fins medicinais.

É importante ressaltar que o uso deliberado desse tipo de planta alucinógena pode ter efeitos indesejados, por isso, não deve ser utilizada de qualquer forma, sendo recomendado evitar.

Algumas espécies de plantas alucinógenas

Dentre as espécies mais comuns de plantas alucinógenas, temos:

Xhosa

A xhosa, ou raiz dos sonhos, é uma planta alucinógena nativa do continente africano, mais especificamente na região sul. A xhosa é popularmente utilizada para rituais em algumas tribos. Dessa forma, é consumida principalmente em forma de bebida. Além disso, entre seus efeitos estão produzir sonhos mágicos.

Plantas alucinógenas: lista com tipos mais comuns e as mais diferentes
Fonte: O Grande Jardim

Artemísia

A artemísia leva esse nome em homenagem à deusa grega Ártemis. Além de ser conhecida como planta alucinógena, tem também propriedades medicinais capazes de aliviar dores como cólica e no estômago.

Fonte: Oficina das Bruxas

Também pode causar algumas alucinações se for consumida em altas doses. Dessa forma, pode ser usada, principalmente, no preparo de chás e em forma de incensos por conta de seu perfume.

Além disso, é um dos ingredientes usado na bebida absinto, sendo responsável pelo efeito alucinógeno dessa bebida alcoólica.

Sálvia além de tempero também pode ser considerada uma planta alucinógena

A sálvia é encontrada com facilidade no México, principalmente no estado de Oaxaca, e seu uso é muito diverso. Apesar de ser considerada uma planta alucinógena, também pode ser usada na culinária e de forma medicinal.

Plantas alucinógenas: lista com tipos mais comuns e as mais diferentes
Fonte: iBahia

Isso porque suas propriedades podem tratar a ansiedade, gastrite e até ajudar no tratamento de doenças como a diabetes. Além disso, como planta alucinógena, pode provocar e induzir visões, já que é rica em salvinorin A, uma substância psicodélica.

Peyote

O peyote é um tipo de cacto, encontrado principalmente no México e nos Estados Unidos. Alguns grupos, como os astecas, acreditavam que consumir o peyote de forma fresca elevavam o contato com os deuses, já que causava alucinações.

Plantas alucinógenas: lista com tipos mais comuns e as mais diferentes
Fonte: ICEERS

Além do mais, é usada ainda hoje por algumas igrejas em rituais religiosos. Algumas substâncias presentes nessa planta alucinógena podem provocar euforia e alucinações, além do aumento da pressão, calafrios e até mesmo vômitos quando ingerida.

Iboga

A iboga é uma planta muito utilizada para fins medicinais, além de ser uma planta alucinógena. Dessa forma, pode ser encontrada em tratamentos para picadas de cobras venenosas, depressão e ansiedade.

Plantas alucinógenas: lista com tipos mais comuns e as mais diferentes
Fonte: Jornal Grande Bahia

Outra característica da Iboga é pode ser consumida para o aumento da libido e estimulantes sexuais. No entanto, seu uso também pode provocar alucinações e em casos graves o coma. É originalmente encontrada na região da África Central.

Ayahuasca ou Santo Daime pode ser considerada uma planta alucinógena perigosa

A ayahuasca não é uma planta, embora seja conhecida como sendo um tipo de erva. Na verdade, o santo daime pode ser a mistura de duas plantas, o cipó mariri e a chacrona. 

Fonte: Mad in Brasil

O chá da mistura dessas duas plantas é comumente utilizado para cerimônias. Contudo, o uso deliberado das ervas em combinação pode causar efeitos perigosos. Além de efeitos brandos, como diarreia e vômito, pode ocasionar também depressão, ansiedade e outros distúrbios

Erva dos sonhos

A erva dos sonhos é uma trepadeira, encontrada principalmente no sudeste africano. Assim como outras plantas alucinógenas, também pode ser considerada medicinal.

Plantas alucinógenas: lista com tipos mais comuns e as mais diferentes
Fonte: Hypeness

Sendo assim, bastante utilizada no tratamento de doenças de pele, dores de dente entre outras.  Além disso, assim como o santo daime, também é usada em rituais religiosos. Geralmente se consome o fruto da erva, que se assemelha a vagens ou feijões.

Maconha é uma das plantas alucinógenas mais famosas do mundo

A maconha talvez seja a planta alucinógena mais famosa dentre as que citamos anteriormente. Embora seja proibida na maior parte do mundo, ainda sim, é muito utilizada como erva recreativa.

Fonte: Rede Brasil Atual

Além de planta alucinógena, também é usada para fins medicinais e ritualísticos, assim como outras plantas. Atualmente, a maconha, ou cannabis, é usada para o tratamento de diversas doenças crônicas, como Alzheimer e epilepsia.

Ópio

O ópio é uma espécie de flor com uma papoula arredondada no topo, assim como a maconha também é uma planta alucinógena muito popular.

Plantas alucinógenas: lista com tipos mais comuns e as mais diferentes
Fonte: Sabedoria e Cia

O ópio é a substância leitosa extraída da papoula ainda verde, além disso, era muito utilizada para o tratamento de algumas doenças em tempos antigos.

Atualmente, o uso dessa substância é considerado ilegal, além de ser considerada perigosa quanto ao uso, já que pode causa vicio e sintomas adversos, como alucinações.

Cogumelos

Os cogumelos, assim como a maconha, são plantas alucinógenas muito populares. Existem espécies que podem ser consumidas livremente e não causam nenhum efeito como alucinações.

Fonte: O Globo

No entanto, existem cogumelos que podem causar efeitos psicóticos quando ingeridos. O cogumelo alucinógeno mais popular é o Amanita muscaria, reconhecido facilmente pois seu topo é vermelho com bolinhas brancas. Esse tipo de cogumelo é usado principalmente em rituais.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é a azulzinha.

Fontes: 360Medianos.

Imagens: Exame, CNN Brasil, O Grande Jardim, Oficina das Bruxas, iBahia, ICEERS, Jornal Grande Bahia, Mad in Brasil, Rede Brasil Atual, Sabedoria e Cia, O Globo.