Dicas

Flores românticas: opções para presentear ou ter em casa

Muitas espécies de flores comuns e populares podem ser consideradas flores românticas, sendo ótimas opções de presentes para alguém especial.

Por Rafaela de Almeida

-

Presentear alguém que você ama com flores é uma tradição antiga passada de geração em geração. Isso porque, as flores românticas carregam consigo um significado único e, por isso, são ótimos presentes para fazer com que as pessoas amadas saibam o quão especiais são em nossas vidas.

Cada espécie e cor pode representar um significado único. Apesar das rosas vermelhas serem as mais populares, existem outras flores românticas com significados muito especiais que podem representam desde o carinho e o afeto, até a prosperidade e o desejo de amor.

Fonte: Plantei

Algumas flores românticas e seus significados

Rosas vermelhas são as flores mais românticas e populares pelo mundo

As rosas são um clássico no quesito presente, frequentemente utilizadas em casamentos, pedidos de namoro, entre outras ocasiões especiais. Apesar disso, o que muita gente não sabe é que a rosa vermelha é um símbolo do amor eterno, além de serem relacionadas a perfeição.

Além disso, seu visual é esplêndido e romântico. A rosa vermelha é bastante vista em filmes de romance e, mesmo com a presença de espinhos, suas pétalas são macias ao toque e sua delicadeza é sempre evidente. Portanto, pode ser considerada uma flor romântica responsável por momentos felizes e apaixonantes.

Flores românticas: opções para presentear ou ter em casa em arranjos
Fonte: Portal Cambé

Astromélias

Essa flor romântica é uma representação de amizade, devoção e gratidão. Além disso, está constantemente associada ao sentimento de saudade. Sendo assim, é o presente ideal para dar a um amigo ou amiga que a tempos você não vê, mostrando que, apesar da distância, ainda existe carinho e gratidão pela pessoa.

Flores românticas: opções para presentear ou ter em casa em arranjos
Fonte: Verde Perto

Margaridas

A margarida pode ser vista como um sinal de inocência, símbolo este que era bastante usado na antiguidade, sendo conhecida como a flor das donzelas. Alguns costumes ultrapassam o tempo e se perpetuam com o tempo.

No entanto, presentear pessoas com apenas margaridas não é algo que ocorre com tanta frequência nos dias de hoje. Por isso, é normal vê-las compondo arranjos que contenham diversos outros tipos de flores.

Flores românticas: opções para presentear ou ter em casa em arranjos
Fonte: PIXNIO

Cravos

Utilizadas também em casamentos pelos noivos e seus padrinhos, o cravo representa o amor e a consideração. Dessa forma, se torna uma flor romântica ideal para presentear desde amigos até a pessoa amada.

Contudo, é preciso lembrar que, devido a grande diversidade cultural no mundo, essa flor pode ter outros significados, como fidelidade, matrimônio e a morte. Então, antes de dar um cravo para alguém observe a cultura em que você está inserido para não passar uma mensagem diferente da sua intenção.

Fonte: West Wing

Lírios são ótimas para arranjos

Essa flor é bastante conhecida pelo seu visual único e colorido. Considerada uma flor real, ela representa a prosperidade e a riqueza, a sua beleza estampa os brasões da realeza francesa. 

A mesma flor pode ter mais de um significado. Além de prosperidade e riqueza, os lírios podem significar uma alma pura, paz e inocência. Apesar disso, mesmo com essas divergências no significado, ainda pode ser utilizada tranquilamente na hora de agraciar o seu par romântico. 

Flores românticas: opções para presentear ou ter em casa em arranjos
Fonte: Ikebana Flores

Orquídeas podem ser consideradas flores românticas

Esta é uma flor romântica muito conhecida, servindo como presente e lembrança para vários momentos. Ela pode ter inúmeros significados como luxo, delicadeza, força, dentre outros, tornando-a um belo presente para ressaltar as características da pessoa amada.

É importante lembrar que assim como outras flores, a cor é um fator determinante no significado dessas flores. Dessa forma, é preciso se atentar a esse detalhe na hora de escolher a melhor flor para presentear alguém.

Fontes: Plantei

Gérberas

Sendo uma parente próxima do girassol e da margarida, essa é uma flor romântica que pode ser encontrada com bastante facilidade, o que faz desta flor um ótimo presente. Além disso, as gérberas carregam consigo significados como sensibilidade, amor e alegria. O fato de ser encontrada em vários tons a torna em um grande atrativo visual também.

Flores românticas: opções para presentear ou ter em casa em arranjos
Fonte: Green Me

Tulipas

As tulipas em geral representam o amor ardente. Dessa forma, é uma ótima opção para presentear a pessoa que você ama, mas é preciso ter cuidado, as cores influenciam no significado. Por exemplo, enquanto as tulipas vermelhas representam a durabilidade do amor, as amarelas significam um amor desiludido.

Flores românticas: opções para presentear ou ter em casa em arranjos
Fonte: Faz Fácil

Girassol

Uma flor bastante conhecida e de estética única, o girassol é com certeza uma flor de bastante personalidade. A presença dela em um ambiente nunca irá passar despercebida. Além disso, o Girassol é um sinal de paixão e resplendor. Sendo assim, é uma flor romântica para presentear alguém e fugir um pouco das rosas vermelhas.

Flores românticas: opções para presentear ou ter em casa em arranjos
Fonte: Winter Flor

Curtiu esse post? Conheça plantas que podem ser cultivadas na água.

Fontes: Sapo Life Style.

Imagens: Ivana Beaumond, Plantei, Portal Cambé, Verde Perto, PIXNIO, West Wing, Ikebana Flores, Plantei, Green Me, Faz Fácil, Winter Flor.