Espécies

Flor da fortuna: os significados dessa flor e os cuidados ao cultivá-la

A flor da fortuna é uma planta muito popular na cultura asiática, pois é cultivada com a crença de que atrai prosperidade e dinheiro.

Por Rafaela de Almeida

-

A flor da fortuna possui vários nomes populares como calandiva, flor-da-felicidade, dentre outros. Além disso, é uma espécie de suculenta que carrega um belo significado. Dessa forma, presentear uma pessoa com essa planta é o mesmo que desejar a ela uma vida feliz e abundante. Contudo, vale lembrar que seu significado varia dependendo da cor da flor.

Além do significado geral da flor da fortuna de prosperidade, outras palavras definem a sua essência como amizade e gratidão. Portanto, essa flor pode ser considerada um belo presente para família, amigos e pessoas amadas, nas mais diversas ocasiões, como aniversários, chá de casa nova, dentre outras datas.

Fonte: Winter Flor

A flor da fortuna também pode ser considerada uma planta de cuidados simples. Por isso, não é necessário se preocupar de forma exagerada quanto à rega, o solo e iluminação, embora esses cuidados sejam indispensáveis para a sua manutenção e saúde.

A origem do nome da flor da fortuna

Flor da fortuna: os significados dessa flor e os cuidados ao cultivá-la
Fonte: Tua Casa

A história em torno do nome popular e significado dessa planta é bem bonita. Reza a lenda que uma menina indiana e sua família de fazendeiros humildes e trabalhadores tinham consigo algumas moedas de ouro. Certo dia, dois ladrões, que tinham conhecimento dessas moedas, invadiram a fazenda e mataram os pais da menina que estavam nas plantações. A menina, vendo toda essa situação pela janela da casa, completamente tomada pelo medo, começou a orar pela sua salvação. 

Até que surgiu um anjo e ele escondeu a menina dentro do lustre para que ela ficasse em segurança e transformou as moedas de ouro em flores, evitando assim que os ladrões as encontrassem. Após procurarem por toda a extensão da casa e não encontrarem nenhum vestígio de ouro, eles foram embora frustrados.

Dado esse acontecimento, o anjo jurou para a pequenina que toda vez que ladrões chegassem perto dela, toda a sua fortuna iria tomar a forma de uma flor, a flor da fortuna. 

O que significam as cores da flor da fortuna

A cor da flor da fortuna está diretamente associada ao significado. Sendo assim, é preciso observar a cor ao presentear alguém para que o significado esteja alinhado com a sua intenção.

As flores brancas, por exemplo, auxiliam na purificação das energias do ambiente e remetem a paz. Enquanto a rosa significa delicadeza e romance, significado próximo da vermelha, onde a cor intensa está associada à paixão e a coragem. Além disso, a flor da fortuna amarela representa alegria e a amizade.

Flor da fortuna: os significados dessa flor e os cuidados ao cultivá-la
Fonte: Home Decore

Principais cuidados com a flor da fortuna

Originada naturalmente no continente africano, essa suculenta é bastante resistente. Portanto, consegue sobreviver e se desenvolver facilmente em ambientes quentes e com pouca presença de água. Além disso, o clima predominante na África é o tropical, fazendo com que a flor da fortuna se adapte com facilidade ao Brasil.

Iluminação e clima

A flor da fortuna necessita da incidência direta da luz solar para realizar a fotossíntese e, por consequência, a manutenção da sua vida. Sendo assim, o ideal é que ela seja cultivada em áreas externas, como jardins. 

No entanto, caso ela fique em áreas internas dê preferência para locais onde consiga receber a luz do sol, como locais próximos a janelas ou sacadas de casas e apartamentos.

Contudo, por ser uma planta natural de clima tropical, é preciso de preferência deixá-la protegida do frio para que ela cresça da melhor forma possível.

Fonte: Giuliana Flores

Frequência de rega

Para fazer a manutenção da suculenta em relação à água é bem simples. Por isso, durante o verão a flor da fortuna deve ser regada duas vezes por semana e durante o inverno apenas uma.

Contudo, isso pode depender do clima da região em que é cultivada, portanto, outra forma de saber se sua planta precisa ser regada é através do toque no solo. Quando o solo estiver seco ao toque na parte superior está na hora de regá-la novamente. 

Lembrando sempre de que, ao realizar esse processo, é ideal que o solo fique apenas úmido e nunca alagado. Isso porque, o alagamento no solo pode acarretar numa série de transtornos para a flor da fortuna como o apodrecimento da raiz, proliferação de fungos e, por consequência, a morte dela.

E por último, caso a sua flor da fortuna fique com a coloração mais amarelada, ou as folhas e flores caiam, é preciso rever a rotina de rega e adequá-la.

Fonte: We Mystic

Solo

A flor da fortuna não exige muitos cuidados quanto ao seu solo. Por isso, basta que o solo seja feito com uma mistura de uma porção de terra vegetal e duas porções de areia. Dessa forma, o substrato da flor da fortuna acaba ficando com uma boa drenagem. 

Flor da fortuna: os significados dessa flor e os cuidados ao cultivá-la
Fonte: Bons Fluídos

Floração

Quanto a floração, a flor da fortuna é uma espécie bastante especial, que floresce o ano todo. No entanto, o auge é durante o inverno e começo da primavera.

No entanto, se você quer deseja que a planta floresça em outras épocas do ano, a dica é deixá-la no escuro por 12 horas diariamente, e levá-la para tomar sol pela manhã. Sempre tomando cuidado com o frio.

Flor da fortuna: os significados dessa flor e os cuidados ao cultivá-la
Fonte: Husqvarna

Curtiu esse post? Conheça as PANCS, as plantas alimentícias não convencionais.

Fontes: Tua Casa, Viva Decora, Casa Abril.

Imagens: Casa Abril, Winter Flor, Tua Casa, Home Decore, Giuliana Flores, We Mystic, Bons Fluídos Husqvarna