Dicas

PANCS – O que são, principais tipos e características das plantas

As PANCS têm se tornado alternativas diferentes para a alimentação, podendo ser incorporadas de diversas formas desde saladas à sucos.

Por Rafaela de Almeida

-

As PANCS, ou plantas alimentícias não convencionais, são plantas que podem ser fonte de alimento e nutrientes para quem as consome. Elas são denominadas não convencionais, justamente por não serem consumidas com frequência, mas apresentam grande valor para a alimentação.

Esse tipo de planta pode estar muito próxima de nós, algumas espécies, como folhas de abóbora, peixinho-da-horta e begônias são consideradas PANCS. Além disso, essas plantas podem ser usadas para variar ou incrementar a alimentação, sendo um alimento diferente pode despertar o desejo de comer melhor, por exemplo.

Algumas espécies de PANCS

Algumas espécies são mais comuns e fáceis de serem encontradas. Muitas vezes passam despercebidas por nós, mas é importante lembrar que não é qualquer planta que pode ser ingerida. Apesar de levar o nome de não ser convencional, algumas espécies de plantas podem ser tóxicas ao organismo. Por isso, é preciso conhecê-las antes de comer.

Azedinha

A azedinha é uma flor muito comum, seja pelo seu caráter ornamental ou por sua utilização como planta alimentícia não convencional.

PANCS: o que são plantas alimentícias não convencionais?
Fonte: Green Me

Pode ser usada em algumas receitas, seja crua, cozida ou até mesmo assada. Assim como seu nome diz, apresenta um sabor azedo, mas agradável ao paladar. Quando cultivada em casa, pode apresentar nutrientes mais orgânicos, assim, ótima opção para a alimentação e a saúde.

Trapoeraba

Essa espécie de PANCS pode facilmente ser confundida com as ervas daninhas, no entanto, pode ser consumida. Apresenta algumas florzinhas no topo do caule de cor roxa, rosa ou azulada. Essa espécie é rica em nutrientes, principalmente fibras e proteínas, por isso, pode ser incrementada em saladas frescas.

Fonte: CHB Agro

Mangará

Você pode até não saber o nome, mas já deve ter visto um mangará. O mangará é conhecido por ser o coração da bananeira. Isto é, quando nasce um cacho de banana ele é a parte superior, em formato de coração. Essa parte da planta pode ser considerada um tipo de PANCS e só deve ser consumida fresca, recém cortada do cacho.

PANCS: o que são plantas alimentícias não convencionais?
Fonte: Pinterest

Folhas de batata doce também podem ser consideradas PANCS

Apesar da batata doce ser popularmente consumida na alimentação, suas folhas também podem ser comestíveis. No entanto, devem ser ingeridas após o cozimento, uma vez que cruas podem ser tóxicas. São ótimas para o combate ao inchaço e auxilia na perda de peso.

Fonte: Manual de Ideias

Picão branco

Algumas PANCS podem facilmente ser confundidas com ervas daninhas, no entanto, nem todo tipo de erva daninha pode ser comestível.

A planta picão branco é tipicamente encontrada na América do Sul, mas pode ser cultivada em outras regiões. Essa espécie possui pequenas flores no topo e elas possuem propriedades medicinais. Pode ser usada em chás e infusões.

PANCS: o que são plantas alimentícias não convencionais?
Fonte: Cotrisoja

Capeba

A capeba apresenta um sabor picante parecido com as pimentas. Essa espécie pode ser consumida e ajuda a combater infecções urinárias, além de aliviar sintomas como dores musculares. Pode ser inserida na alimentação em forma de saladas ou chás.

Fonte: Matos de Comer

Peixinho é um tipo de PANCS que pode ser consumida até mesmo frita

A peixinho, ou lambari da horta, é uma PANCS muito popular e consumida principalmente por pessoas vegetarianas e veganas. Além disso, como seu próprio nome sugere, apresenta um sabor parecido ao de peixes quando são empanadas e fritas. Pode ser uma ótima opção para petiscos.

PANCS: o que são plantas alimentícias não convencionais?
Fonte: Viva Bem

Hibisco

Apesar de ter se tornado bastante popular, o hibisco pode ser considerado um tipo de PANCS. É muito consumido em forma de chás e suas propriedades vão desde anticoagulante e podem ajudar até mesmo no processo de perda de peso.

Fonte: Blog do Pão

Serralha

A serralha pode ser facilmente confundida com outra planta, a dente-de-leão. Apesar disso, se diferenciam em relação à altura do caule e formato das flores.

Essa planta comestível não convencional pode ser consumida em saladas, sendo ótima para decorar pratos. Além disso, suas propriedades combatem dores no estômago e possuem vitaminas e proteínas.

PANCS: o que são plantas alimentícias não convencionais?
Fonte: Benefícios das Plantas

Dente-de-leão também é um tipo de PANCS

O dente-de-leão é um tipo de PANCS muito popular, isso porque é comum encontrá-lo com facilidade em jardins e canteiros. Seu consumo pode contribuir no processo de digestão. Pode ser consumido de forma fresca ou em preparo de receitas como massas e molhos.

Fonte: Oficina das Ervas

Jacatupé

O jacatupé é um tipo de PANCS que cresce em forma de trepadeira, mas possui raízes profundas que podem formar uma parte que lembra as típicas batatas.

No entanto, é a sua raiz que apresenta propriedades e nutrientes quando consumida na alimentação. Por isso, se deve evitar qualquer outra parte da planta, pois são tóxicas e podem fazer mal à saúde.

PANCS: o que são plantas alimentícias não convencionais?
Fonte: Dr.Saúde

Taioba

A taioba também pode ser encontrada com o nome de orelha de elefante, por conta do seu aspecto. Essa folha pode ser consumida na alimentação de diversas formas e apresenta inúmeros benefícios para a saúde. Pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de anemias.

PANCS: o que são plantas alimentícias não convencionais?
Fonte: Dicas de Mulher

Beldroega

A beldroega é um tipo de suculenta muito popular, embora possa ser confundida com mato. Apesar disso, apresenta pequenas flores coloridas em tons de amarelo. Além disso, a beldroega pode ser consumida na alimentação em forma de saladas cruas ou em receitas cozidas.

PANCS: o que são plantas alimentícias não convencionais?
Fonte: Globo Esporte

Bertalha

A bertalha também é um tipo de planta alimentícia não convencional, pode ser encontrada também pelo nome de espinafre indiano. Entre as suas propriedades estão inúmeras vitaminas, cálcio e ferro.

Fonte: Cuidaí

Ora-pro-nobis é um tipo de PANCS muito popular

A ora-pro-nobis tem sido a queridinha na alimentação de muita gente atualmente. Isso porque a espécie tem grandes concentrações de proteína, além de auxiliar no sistema imunológico. Pode ser consumida na alimentação de diversas formas, desde saladas a omeletes e até sucos.

PANCS: o que são plantas alimentícias não convencionais?
Fonte: NSC Total

O que achou da matétia? Se gostou, conheça também alguns tipos de tomates.

Fontes: Plantei, Saber Horti Fruti, Ecycle, Dr. Victor Sorrentino.

Imagens: Receitaria, Estadão, Green Me, CHB Agro, Pinterest, Manual de Ideias, Cotrisoja, Matos de Comer, Viva Bem, Blog do Pão, Benefícios das Plantas, Oficina das Ervas, Dr.Saúde, Dicas de Mulher, Globo Esporte, Cuidaí, NSC Total.