Dicas

Flores secas para decoração: como fazer em casa

As flores secas na decoração tem se tornado uma bela tendência, rústica e delicada. Aprenda como desidratar as flores para isso.

Por Rafaela de Almeida

-

A utilização de flores no mundo da decoração é algo extremamente comum, uma tendência que vem crescendo bastante nos últimos tempos. E o uso de flores secas para decoração tem acontecido devido a praticidade e beleza dessas plantas. Além disso, vale destacar que são frequentemente utilizadas em decorações de eventos como casamentos e cerimônias no geral.

Para usar flores secas na decoração não é difícil, basta colocar a criatividade para trabalhar e dar vida a sua imaginação. Apesar de existirem flores secas prontas, é possível realizar o processo em casa. Além disso, inúmeros são os tipos de flores que podem passar pelo processo de desidratação e criar flores secas.

A beleza dos arranjos feitos com esse tipo de planta trazem ao ambiente um toque mais rústico. Muitas pessoas, ao pensar em flores secas, imaginam plantas sem cor e sem vida, no entanto, é comum elas passarem por um tingimento, trazendo cores vibrantes, ou até mesmo tons pasteis.

Como fazer flores secas para decoração em casa: passo a passo

Fonte: Ikebana Flores

O processo de desidratação pode ser feito facilmente no conforto da própria casa, sem a utilização de reagentes químicos ou de utensílios de difícil acesso. Apesar do que possa parecer, o passo a passo é muito simples e nós te ensinamos como fazer: 

Adquirindo as flores

O primeiro passo é a compra das flores vivas, que podem ser encontradas em floriculturas. Uma dica valiosa é não ser influenciado pela cor durante a compra. Afinal, ao chegar no resultado final, a tonalidade tende a mudar bastante, isso pode evitar qualquer tipo de frustração.

Um exemplo bem comum são as flores que, quando vivas tem um tom vermelho bem intenso, mas que ao serem desidratadas adquirem um tom mais escuro de vermelho, praticamente preto. Dessa forma, se apegue apenas a estética da flor enquanto viva, pois as flores secas para decoração mais belas enquanto vivas irão ficar igualmente bonitas após a sua desidratação.

Flores secas para decoração: como fazer a preparação em casa
Fonte: Isabela Flores

Faça a divisão de flores secas em arranjos

Após a escolha das flores, separe-as em buquês que tenham de 5 a 10 unidades no máximo e retire as folhas do caule. Com o auxílio de um fio de sua preferência, seja barbante ou nylon, junte as flores.

Aliás, preste muita atenção e certifique-se de que as flores estão devidamente amarradas. Pois, como elas ficarão suspensas, caso essa amarração não esteja segura as flores podem cair e se despedaçar. Uma boa dica é fazer isso com flores da mesma espécie, visto que o tempo de desidratação é o mesmo. Depois de secas, você pode usar a criatividade para misturar várias espécies de flores. 

Outra questão que é preciso se atentar é que as flores não podem estar molhadas, isso porque, pode ocorrer a proliferação de mofo e o odor não é agradável. Nesse caso, o ideal é antes de amarrá-la, secá-la com o auxílio de algum pano ou papel toalha, em toda a sua extensão, caule e pétalas.

Fonte: Flora de Série

Deixe que as flores sequem

Agora que os buquês já estão amarrados, é preciso posicioná-los de cabeça para baixo em um local longe de umidade e iluminação baixa. Dessa forma, esse local pode ser um armário vazio, uma despensa, ou qualquer cômodo que não seja muito visitado em sua casa. 

O seu posicionamento de cabeça para baixo faz com que as flores mantenham seu formato. Isso porque caso ela seque deitada ou para cima o aspecto murcho irá permanecer enquanto seca.

Flores secas para decoração: como fazer a preparação em casa
Fonte: Pinterest

Manutenção

Enquanto o processo de desidratação das flores secas ocorre, cerca de 2 a 4 semanas, é preciso observa-las vez ou outra. Afinal, com o processo de desidratação é possível que acumule ou caiam algumas sujeiras das plantas. 

Além disso, é comum que alguns insetos que se alimentam de flores acabem pousando e comendo partes das pétalas. Por isso, é interessante colocar algumas pedrinhas de naftalina no local, pois elas evitam esse tipo de visita indesejada.

E principalmente, evite ao máximo mexer nas flores, mas observe se a amarração continua segura, caso não esteja, com bastante cuidado a refaça.

Fonte: Engel e Voelkers

Finalização das flores secas para decoração

Após o processo de desidratação basta aplicar spray fixador de cabelo, que pode ser encontrado em qualquer farmácia ou lojas de cosméticos. Dessa forma, não é necessário a aplicação de grande quantidade, pouco produto já é o suficiente para que as flores secas para decoração mantenham a sua forma depois da desidratação. 

Ao final da aplicação do spray de fixação, é preciso realizar apenas limpezas periódicas, para evitar o acúmulo de poeira e ácaros. Agora basta colocar a criatividade para trabalhar e brincar com as diversas possibilidades de decoração com as flores secas.

Flores secas para decoração: como fazer a preparação em casa
Fonte: Betrend

Vantagens de usar flores secas para decoração

A decoração com flores secas têm algumas vantagens em vista de usar flores naturais, a principal é a economia, além de durarem mais tempo do que as plantas naturais. Por isso, são ótimas opções para quem pretende decorar e gastar pouco.

Além disso, outras vantagens como serem resistentes ao clima, além da praticidade em relação aos cuidados, já que não é necessário regar ou cuidar do solo, por exemplo. As flores secas também são muito ecológicas, diferente das flores de plástico ou materiais sintéticos.

Inspirações de flores secas na decoração

Guirlanda de flores secas

Flores secas para decoração: como fazer em casa
Fonte: Pinterest

Flores secas em vaso de vidro

Fonte: Freepik

Buquê de casamento com flores secas

Fonte: Lápis de Noiva

Flores secas emolduradas

Fonte: Gazeta do Povo

Curtiu esse post? Veja também como preparar a própria composteira caseira.

Fontes: Tua Casa, Steal The Look, DCI, Diário.

Imagens: Dicas de Mulher, Ikebana Flores, Isabela Flores, Flora de Série, Pinterest, Engel e Voelkers, Betrend, Pinterest, Freepik, Lápis de Noiva, Gazeta do Povo.