Como Plantar

Como plantar abacate – Maneiras de germinar a semente e cultivar o fruto

Conhecido por ser uma super fruta, o abacate é um ótimo alimento, rico em muitos nutrientes. Aprenda como plantar abacate e tê-lo no quintal.

Por Rafaela de Almeida

-

Além de ser muito utilizado na cozinha, o abacate também é rico em matéria-prima para cosméticos. Mas como plantar abacate e ter essa fruta tão rica no próprio quintal?

Basicamente, o abacate é uma das frutas mais fácies de plantar em casa, além de ser rico em nutrientes e muito saboroso.

Pode ser consumido naturalmente ou em receitas, salgadas ou doces, como vitaminas, saladas e pastas, por exemplo. Geralmente, o abacateiro se desenvolve muito, sendo uma planta de porte grande e que ocupa espaço.

Contudo, se plantado em vaso, pode ser usado como planta ornamental, onde as dimensões do vaso podem contribuir para que seu desenvolvimento seja menor. Assim, pode ser colocado em salas ou dentro de casas e apartamentos.

Como plantar abacate
Fonte: Revista Saúde

Passo a passo para plantar abacate

Existem duas formas de o abacate ser plantado: através da própria semente contida em seu interior ou fazendo mudas, como a maioria das plantas. A forma mais comum, e fácil também, é usar o caroço da fruta para plantá-la.

Plantar abacate não exige muitas habilidades, basta ter um caroço e o resto é muito fácil de se fazer. Siga o passo a passo de como plantar a fruta em casa.

Retire e limpe o caroço da fruta

Para plantar abacate, comece tirando o caroço do interior do fruto, corte de forma que ele possa se partir ao meio. Isto é, corte o abacate ao meio até sentir que a faca encostou no caroço, mas não afunde o corte. Corte o suficiente para que a fruta se abra.

Feito isso, é preciso limpar o caroço.  Essa parte consiste apenas em lavar com água para retirar os resquícios da fruta que estava em contato com o caroço. Logo, tome cuidado para não remover a casca do caroço.

Fonte: Assim Que Faz

Coloque o caroço submerso em um recipiente com água

Para colocar o caroço de molho é preciso um recipiente com o diâmetro da borda proporcional ao seu tamanho. Podem ser usados copos ou potes de vidro, por exemplo. O recipiente não pode ser tão largo, pois o caroço não pode ficar submerso por completo dentro da água.

Coloque água até o topo do copo, deixando um espaço entre o limite da água e o limite da borda do copo. Para plantar o abacate usando o caroço, perfure-o com alguns palitos, de forma que o caroço seja sustentado. O ideal é que metade do caroço tenha contato com a água e a outra parte esteja na superfície.

A água do recipiente precisa ser trocada regularmente, de preferência todos os dias. É preciso deixar o caroço por alguns dias submerso na água, onde gradualmente se formaram algumas raízes durante o processo.

Por fim, a casca vai acabar sendo descolada depois de alguns dias e o caroço vai começar a abrir para formar raízes.

Fonte: Ciclo Vivo

Plantando o caroço

Depois de algumas semanas, quando o caroço tiver atingido raízes suficientes, ele poderá ser plantado em terra, que pode ser tanto em solo, como jardins, quintais ou canteiro, como em vasos. O preparo da terra, independentemente do local, é o mesmo.

Quando o caroço estiver germinado, com raízes, caule e até algumas folhas crescendo, é hora de transporta-lo para a terra. O solo precisa ser muito bem drenado e rico em matéria orgânica e adubo. Assim, garanta que o solo seja úmido o suficiente para receber a pequena planta.

O caroço não precisa ser completamente enterrado no solo. Se a planta for cultivada em vaso, é sempre bom lembrar que ele precisa ter, pelo menos, um furo no fundo para que a água seja drenada.

Como plantar abacate: siga o passo a passo para ter essa fruta no quintal
Fonte: Thiago Orgânico

Cuidados depois de plantar abacate

O abacateiro é uma árvore frutífera que se adapta muito bem ao clima subtropical. Apesar disso, é preciso que a rega seja regular e o solo esteja sempre úmido.

Dessa forma, a planta pode ser regada praticamente todos os dias. Além disso, certifique que a terra seja bem drenada.

Uma forma de observar se a planta tem sido regada de acordo com as suas necessidades é observando o aspecto das folhas.

Assim, depois de plantar o abacate e ele estiver desenvolvido, observe: se as folhas estiverem castanhas é sinal de que precisa de mais água e, caso estiverem amareladas, é sinal de que estão recebendo água em excesso.

Colheita dos frutos

Apesar do plantio ser muito fácil, e o tempo de germinação das raízes se formarem no caroço também não ser demorado, o abacateiro só terá seus primeiros frutos por volta de dois anos depois do plantio.

Isso porque a árvore precisa de um tempo para amadurecer e se desenvolver o suficiente para o período de produção dos frutos.

Após plantar o abacate e os frutos começarem a nascer e amadurecer, já podem ser consumidos.

Fonte: Dois Cunhados

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Borrifar água nas plantas – Como regar e aumentar a umidade do solo e Como plantar girassol 

Fontes: Agricultura e Mar, Ciclo Vivo, YouTube.

Imagens: Veja Saúde, Notícias ao Minuto, Assim Que Faz, Ciclo Vivo, ImGrower, Dois Cunhados.