Dicas

Argila expandida – O que é e como utilizar esse item na jardinagem

A argila expandida é um tipo de material que pode ser usado para a jardinagem como composto capaz de auxiliar na drenagem do solo.

Por Rafaela de Almeida

-

De inúmeras aplicações, a argila expandida é um material cerâmico, usado com bastante frequência em construções e em jardins. Assim, são pequenas bolas marrons, bem leves, que podem ser colocadas na superfície de canteiros.

Além disso, seu uso não se restringe apenas a estética de vasos, isso porque a argila expandida pode auxiliar a planta no seu desenvolvimento.

Elas são feitas a partir da queima da argila que é exposta a temperaturas que chegam a 1200°C. Dessa forma, a realização desse processo confere ao produto uma parte externa bem rígida e o interior poroso. Outra característica dessa argila é quanto a sua durabilidade.

Características da argila expandida 

O seu tamanho está diretamente relacionado à sua aplicação. As maiores, que apresentam cerca de 32 mm de diâmetro, são utilizadas em enchimento leve rígido, no paisagismo, dentre outras. Enquanto as menores, que têm em média 5mm de diâmetro, possuem poucas aplicações.

Fonte: Sabor de Fazenda

A utilização desse material em áreas verdes é muito benéfica. Além de ser um material facilmente encontrado em lojas especializadas em jardinagem ou até mesmo em lojas de materiais para construção. Um item simples que confere ao jardim ou horta residencial melhores condições para o seu desenvolvimento.

Utilizando a argila expandida no jardim

No paisagismo, suas funções principais são dar ao solo uma maior capacidade de drenar a água e manter a umidade. Habilidades essas que permitem um crescimento e desenvolvimento saudável da planta. 

Argila expandida: o que é e como utilizar esse item na jardinagem
Fonte: Revista Natureza

Não é novidade que o excesso de água pode ser extremamente prejudicial a determinadas plantas, podendo levar ao apodrecimento da raiz e à morte da planta por consequência. Além disso, essas bolinhas retêm parte da água que fica empoçada na superfície, pois a terra em questão não conseguiu absorvê-la. 

É possível utilizá-la para promover a forragem dos solos a fim de impedir o desenvolvimento de ervas daninhas. Sendo assim, existe uma diminuição de gastos com agrotóxicos, água, além de resultar no aumento da produtividade das plantas.

É possível utilizar argila expandida em jardins suspensos?

Jardins suspensos são aqueles feitos em paredes, também conhecidos como jardins verticais. Por ser bem leve, a argila expandida pode ser utilizada nesses vasos sem alterar o peso consideravelmente e estragar a parede. Sendo considerada uma boa opção para contribuir na drenagem do solo e na mistura do substrato.

Fonte: Cleanipedia

Argila expandida para drenagem

No vaso, antes de realizar o plantio, insira a argila expandida até forrar completamente o fundo, colocando uma camada de drenagem que pode ser de feltro ou outro material capaz de filtrar a água.

Após a realização dessa preparação, insira um pouco de terra e a muda da planta escolhida. Para finalizar, preencha o resto do vaso com terra e mais um pouco de argila expandida.

Dessa forma, o escoamento de água no solo vai ocorrer com mais facilidade, o que acaba impedindo o alagamento do solo. Além disso, evita problemas que podem surgir como o apodrecimento da raiz.

Argila expandida: o que é e como utilizar esse item na jardinagem
Fonte: Bien Natural

Argila pode ser usada também em hortas

A utilização da argila expandida é ecologicamente sustentável, não agredindo as plantas ou o ecossistema em que ela está presente, diferente dos agrotóxicos.

Vale a pena destacar que devido ao auxílio durante o desenvolvimento das plantas, com a argila sua horta ficará mais bonita e saudável. Por isso, pode sim ser usada no preparo de canteiro para temperos e legumes.

Fonte: Quinta Dell Arte

Argila expandida e hidroponia

A hidroponia é uma técnica que promove o cultivo de plantas sem solo, com uso de agrotóxicos reduzidos e com a utilização consciente de água e adubo.

Além disso, a utilização da argila expandida na realização desta técnica é recomendada, pois permite o cultivo com atividade química reduzida ou nula.

A argila expandida para a realização da hidroponia tem as suas vantagens quanto à nutrição, além de permitir a sustentação da planta. Contudo, caso feito incorretamente, é possível que a argila se desfaça e acabe atrapalhando o sistema de drenagem.

Argila expandida: o que é e como utilizar esse item na jardinagem
Fonte: WestWing

Outras aplicações

A argila expandida é utilizada frequentemente na construção civil, principalmente para a realização de isolamento térmico em lajes.

Por ser leve, pode ser utilizada também para diminuir a sobrecarga em estruturas, além de ser um material de fácil aplicação e promover economias durante a obra.

Fonte: Diprotec

Curtiu esse post? Confira também o que é kokedama.

Fontes: Cinexpan, Ecotelhado, West Wing.

Imagens: Pinterest, Sabor de Fazenda, Revista Natureza, Cleanipedia, Bien Natural, Quinta Dell Arte, WestWing, Diprotec.