As plantas carnívoras são o desejo da maioria dos apaixonados por plantas exóticas. São conhecidas como carnívoras por atraírem e capturarem para a alimentação insetos e pequenos polinizadores. Apesar do que muitos imaginam, as plantas carnívoras são praticamente inofensivas, menos para suas presas.
Embora não pareça, as plantas desse tipo são muito delicadas e precisam de cuidados especiais quando cultivadas em casa. Isto é, para manter uma planta carnívora em casa, é preciso ter dedicação e tempo para cuidá-la, mesmo que seus cuidados não sejam constantes.
Apesar disso, são plantas que se desenvolvem em ambiente e, principalmente, solo pobre. Antes de adquirir algum tipo de planta carnívora, tenha ciência das suas necessidades, especialmente em relação ao seu habitat natural.
Tipos de plantas carnívoras
Existem uma grande variedade de plantas carnívoras, algumas não podem ser cultivadas em casa, no entanto, algumas espécies podem fazer parte da decoração, se bem cuidadas.

O tipo de planta carnívora é definida, acima de tudo, com base em suas folhas. Por isso, se você tem alguma dúvida do tipo de planta carnívora que adquiriu, é só observar a formação das folhas para se certificar.
Plantas carnívoras com jarros
Nesse tipo de planta, o jarro possui um líquido interno que é capaz de capturar a presa e é por lá que ela é digerida. Além disso, os jarros também podem ser chamados de urnas ou ascídios.

Plantas carnívoras com folhas colantes
Como seu próprio nome sugere, as plantas carnívoras com folhas colantes, ou adesivas, podem prender a presa.

Plantas carnívoras com jaulas
As plantas carnívoras com jaulas também podem ser chamadas de mordedoras e são um dos tipos mais comuns e reconhecidos. A jaula é ativada assim que o inseto encosta na folha. Dessa forma, elas se fecham e ele acaba ficando preso, raramente o animal consegue escapar.

Plantas carnívoras sugadoras
Esse tipo de planta carnívora, como seu nome diz, suga a presa para o interior das folhas, onde é engolida.

Plantas carnívoras para cultivar em casa
Muitas espécies de plantas carnívoras podem ser cultivadas em casa, desde que recebam os cuidados necessários. Existem algumas que são mais indicadas para os ambientes domésticos, seja pelo tamanho ou pelo seu habitat.
Utricularia
Essa planta carnívora não chega a se parecer com uma planta carnívora convencional. Isso porque, visualmente, é muito semelhante a qualquer flor comum, se assemelhando, inclusive, com orquídeas.
Além disso, a utricularia é aquática e, durante o inverno, hiberna para sobreviver. Essa planta usa a sucção para capturar as presas.

Sarracenia
A sarracenia também se assemelha a uma flor, porém menos convencional. Suas flores possuem formatos tubulares, além de serem extensas.
Além disso, tolera regiões onde a temperatura é extrema. Suas flores são capazes de liberar um cheiro característico para atrair insetos e polinizadores.

Nepenthes
A nepenthes é um tipo de planta carnívora que cresce se apoiando por superfícies, assim sendo uma trepadeira. Além disso, apresenta o formato de suas flores em jarros, onde seu interior possui pêlos dos quais captura insetos.
Suas folhas podem ter tamanhos variados, e, como seus pelos prendem facilmente as presas, podem acabar sendo preenchidos rapidamente causando odores.

Dioneia
A dioneia é uma das plantas carnívoras mais populares pelo mundo, facilmente reconhecida pelas suas folhas em forma de boquinha.
Além disso, a dioneia é muito usada na decoração, pois seus cuidados não são muito especiais. Dessa forma, as folhas dessa planta ficam abertas a maior parte do tempo, exceto quando captura uma presa.

Drosera
A drosera apresenta um formato diferente das demais, suas folhas parecem tentáculos que capturam a presa e a levam até a planta, enrolando em si mesma.

Principais cuidados
É preciso se atentar, especialmente, para a qualidade do solo. As plantas carnívoras se desenvolvem sobre solo pobre de nutrientes, por isso o processo de adubação, por exemplo, não é necessário periodicamente como em outros cultivos.
Além disso, um substrato interessante de ser usado é a mistura de areia, terra e xaxim.

Apesar do solo não precisar de nutrientes para manter a planta saudável, é importante deixá-lo úmido. Por isso, regue a planta com frequência.
Além disso, outra recomendação é deixá-las próximas a entrada de luz e circulação de ar. Sendo assim, a captura de presas torna-se mais fácil também. Água destilada para a rega é bem vinda.
Embora pareça atrativo, evite colocar os dedos dentro das folhas das plantas carnívoras. Isso demanda energia e energia desnecessária pode acabar matando a espécie.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também algumas sugestões de plantas para sala.
Fontes: Tua Casa, Viva Decora, Brasil Escola, Arte Vegetal.
Imagens: Gazeta do Povo, Cultura Mix, Incrível, Casa Dicas, Segredos do Mundo, iStock, SERNEC, Gardênia, Gardener World, Apenas Leite e Pimenta, YouTube.