O lírio da paz é popularmente conhecido pela crença de que atrai tranquilidade ao ambiente em que é cultivado. Dessa forma, acaba sendo muito utilizado na decoração, principalmente em ambientes internos. Além disso, pode também ser encontrado em formas de arranjos em eventos e em buquês para presentes.
Essa flor é originalmente encontrada na América do Sul, mas pode ser cultivada em regiões predominantemente de clima tropical. Apesar de se desenvolver nesse tipo de clima, é importante ressaltar que o lírio da paz não é uma planta de sol pleno, prefere ser cultivada em ambientes sombreados e úmidos.
O lírio da paz é facilmente identificado pelas suas flores brancas e longas, mas também pode ser confundido com o copo de leite. Além disso, essa flor não requer muitos cuidados em relação a regas, solo e exposição solar.
Como plantar lírio da paz em vasos
Para plantar o lírio da paz e cultivá-lo em casa ou usar os vasos como decoração nos ambientes é muito fácil. Assim como a maioria das plantas, o lírio é uma flor de poucos cuidados. Dessa forma, para preparar o solo do vaso, use uma mistura de terra e areia, isso fará com que o solo fique bem drenado.

Além disso, no fundo do vaso também é possível usar cascalho ou algumas pedras para ajudar no processo de drenagem da água da rega. Húmus de minhoca também pode potencializar o substrato. Mantas e materiais como TNT também podem ser colocados no fundo do recipiente.
Preencha o vaso deixando um espaço entre o limite da terra e o limite do vaso para poder adicionar a planta no centro. Assim, faça um buraco na terra e coloque o lírio da paz no meio, apertando levemente a terra ao seu redor para garantir que a flor fique firme.

Cuidados gerais após o plantio do lírio
Apesar de não exigir muitos cuidados, o lírio da paz precisa de atenção em relação às regas e a iluminação. Isso porque a rega e a iluminação são primordiais para sua sobrevivência e desenvolvimento. Sendo assim, é importante estar atento à quantidade de água da rega e quantidade de luz a ele oferecidas.
Rega e umidade
O lírio da paz precisa de solo úmido para sobreviver. Dessa forma, as regas devem ser frequentes, contanto que o solo não fique encharcado.
Isso porque pode acabar afogando ou permitindo a proliferação de fungos nas raízes. Quando o clima estiver seco e muito quente, é recomendado borrifar água nas folhas para aumentar a umidade.

Luminosidade
Além disso, o lírio da paz não se caracteriza como uma planta de sol pleno. Por isso, escolha um lugar bem iluminado em casa, mas que não irradie luz solar direta sobre a planta. Os raios solares em excesso e diretamente podem queimar as folhas e flores do lírio da paz.

Caso aconteça de as folhas ou flores do lírio secarem ou queimarem por conta do sol, é importante retirá-las para não comprometer a planta como um todo. Assim, faça a poda dessas folhas com uma tesoura ou faca.
Solo e adubo para o plantio do lírio da paz
Além desses cuidados, essa flor precisa de solo fértil para se manter bonita. Assim, periodicamente é recomendado fazer a adubagem do solo.
Para o adubo, podem ser usados resíduos orgânicos de composteira doméstica, por exemplo. A planta também pode ser enriquecida com outros tipos de nutrientes.

Alguns desses componentes podem ser encontrados em floriculturas ou lojas especializadas em plantas e flores. Assim, substratos já enriquecidos com matéria orgânica e nutrientes que favorecem seu crescimento também podem ser usados para ajudar a manter a planta saudável.
Gostou dessa matéria? Leia mais sobre como fazer arranjos com flores e como plantar pitaya
Fontes: Viva Decora, Tua Casa, Leroy Merlin, Decor Fácil.
Imagens: Total Construção, Isabela Flores, Viva Decora, Planta Sonya, Pinterest, Faz Fácil.