Espécies

Plantas ornamentais – Opções de espécies para cada tipo de ambiente

As plantas ornamentais são muito usadas na decoração de ambientes internos e externos trazendo charme e beleza, como o lírio-branco.

Por Rafaela de Almeida

-

As plantas ornamentais são conhecidas como plantas de decoração, comumente usadas em jardins ou em ambientes para trazer charme e beleza. Além disso, existem inúmeras espécies de plantas ornamentais, muitas flores, algumas até árvores frutíferas de pequeno porte.

A maioria das plantas ornamentais são geralmente cultivadas em ambientes internos como salas, quartos e escritórios, também se adaptam a ambientes de pouca luz. Assim, outras espécies podem ser usadas em jardins de inverno e suportam baixas temperaturas.

Algumas plantas podem ser confundidas em relação ao ambiente, muitas delas precisam de sol pleno, por exemplo, para essas o ideal é um ambiente muito ensolarado com contato à luz direta. Enquanto outras podem sobreviver à meia-sombra.

Melhor planta ornamental para cada ambiente

As plantas ornamentais são muito utilizadas para decoração. Dessa forma, existem diversas espécies que, além da beleza, deixam o ambiente mais agradável e charmoso.

Plantas para ambientes internos

Fonte: Diulie Ferreira

Para os ambientes internos, as melhores escolhas são plantas que podem ser plantadas em vasos e que sejam plantas de meia-sombra ou sombra.

Isso porque requerem menos tempo em luz direta e, com isso, se desenvolvem melhor. Apesar disso, é preciso tomar cuidado ao escolher a planta a ser usada na decoração, muitas plantas podem ser venenosas para crianças ou animais domésticos.

Cactos

Os cactos são plantas ornamentais muito conhecidas pela resistência ao sol e a condições climáticas rigidamente secas. Além disso, também são ótimas para serem usadas na decoração interna, pois não exigem muitos cuidados, além de se adaptarem aos ambientes.

Plantas ornamentais: as melhores escolhas para cada ambiente
Fonte: Vix

Chifre de veado

Com nome peculiar, a chifre de veado leva esse nome pela semelhança das suas folhas com o chifre do animal. São plantas adaptáveis e fáceis de cuidar.

Além disso, a beleza da planta traz charme para os ambientes internos. Pode ser colocada em salas de jantar, de TV, escritórios e até mesmo nos quartos.

Plantas ornamentais: as melhores escolhas para cada ambiente
Fonte: FC Decor

Bambu mossô

Essa espécie de bambu é uma das mais conhecidas e também muito adaptável. Apesar de atingir mais de um metro e meio, o bambu pode ser cultivado em vasos dentro de casa.

Não requer longos períodos de sol nem regas constantes. São ótimos para decorar salas de estar e trazem um clima de tropicalidade aos ambientes.

Fonte: Decor Fácil

Zamioculcas

Essa planta é capaz de sobreviver à baixa luminosidade, ou ter muita exposição solar, mas se desenvolve lentamente.

Basicamente, as zamioculcas são plantas ideais para ambientes internos que recebem pouca luz do sol direta ou indiretamente e também podem ser cultivadas em jardins. Sua versatilidade e resistência permite o cultivo em ambientes internos ou externos.

Plantas ornamentais: as melhores escolhas para cada ambiente
Fonte: Casa e Festa

Plantas ornamentais para ambientes externos

As plantas de ambientes externos podem ser plantas de sol pleno, ou seja, plantas que podem estar expostas a grandes períodos de luz do sol durante o dia, ou plantas mais resistentes à condições como chuvas ou ventos.

Contudo, as plantas para ambiente externo também podem ser de meia-sombra, caso haja alguma área aberta, mas coberta e que não incida luz solar em menores períodos do dia.

Dracena

As dracenas são plantas ornamentais muito resistentes podendo sobreviver a poucos cuidados. Além da beleza de suas folhas compridas e de duas cores, também podem florir em épocas específicas do ano.

As dracenas mais comuns apresentam cores diferentes, as principais são tricolor, ou verde com bordas vermelhas, ou verde claro. Compõem a decoração de vários ambientes como salas e quartos, além de serem muito comuns em jardins e canteiros.

Plantas ornamentais: as melhores escolhas para cada ambiente
Fonte: Globo Rural

Árvore do viajante

A árvore do viajante é muito comumente utilizada para decoração espaços abertos, como entradas de instalações para eventos, áreas de piscina ou churrasqueira ou jardins. Seu aspecto traz charme e beleza, além de também ser imponente pelo seu tamanho.

Fonte: MR Palmeiras

Hortênsias

As flores de Hortênsia são tipicamente encontradas em áreas com charme e delicadeza. Suas pequenas flores formam uma espécie de buquê maior que podem ser de várias cores.

Dessa forma, as mais comuns pelo país são as azuis e rosas, mas elas podem apresentar outras cores dependendo da qualidade e pH do solo.

Plantas ornamentais: as melhores escolhas para cada ambiente
Fonte: Plantas e Flores

Flor de jade

A flor de jade é chamada por este nome por ter as cores semelhantes à pedra preciosa que leva o mesmo titulo, contudo também pode apresentar outras cores como o vermelho alaranjado. Curiosamente cresce em forma de cachos, além de ser uma planta trepadeira.

Plantas ornamentais: as melhores escolhas para cada ambiente
Fonte: Tua Casa

Plantas ornamentais com frutos

Existem diversas espécies de plantas ornamentais que rendem frutos, como:

Pimenteira

A pimenteira é comumente encontrada em hortas e cozinhas pelos lares brasileiros. As pimentas são muito usadas em receitas salgadas, mas podem ser incrementadas em pratos doces, como chocolates, por exemplo.

A pimenteira traz um charme a mais para a cozinha e é fácil de ser mantida em vasos. Dessa forma, requer poucos cuidados para gerar frutos, regas regulares e poucas horas de sol são suficientes para a sua sobrevivência e manutenção.

Fonte: Vamos Comer Melhor

Maracujazeiro

Assim como a flor de jade, o maracujazeiro é uma planta trepadeira. Sendo assim, para se desenvolver precisa de uma superfície de apoio, seja ela pergolado, estacas ou suportes que sejam feitos para sustentá-la.

Além disso, também pode ser usado como planta ornamental nos jardins, trazendo charme para um espaço aconchegante ao ar livre.

Plantas ornamentais: as melhores escolhas para cada ambiente
Fonte: Agro20

Principais cuidados com as plantas ornamentais

Antes de adquirir qualquer planta para casa, o ideal é saber exatamente a qual espécie pertence, pois assim é capaz de entender quais suas necessidades e cuidados ao tê-la.

Além disso, é importante escolher os ambientes levando em consideração não somente a decoração, mas a exposição solar, entrada de vento e outras características que são importantes para o desenvolvimento da planta.

Fonte: Bonde

Algumas plantas ornamentais podem ser tóxicas se ingeridas, o mais seguro é sempre deixá-las fora do alcance de pets e crianças. Além do mais, consultar um profissional especializado, como um paisagista, diminui as chances de erro, além de ajudar nas escolhas do ambiente ideal para cada tipo de planta.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são flores comestíveis e como plantar abacate

Fontes: Viva Decora, Terra, Tua Casa.

Imagens: Pinterest, Diulie Ferreira, Vix, FC Decor, Decor Fácil, Casa e Festa, Globo Rural, MR Palmeiras, Plantas e Flores, Tua Casa, Vamos Comer Melhor, Agro20, Bonde.