As plantas ornamentais são conhecidas como plantas de decoração, comumente usadas em jardins ou em ambientes para trazer charme e beleza. Além disso, existem inúmeras espécies de plantas ornamentais, muitas flores, algumas até árvores frutíferas de pequeno porte.
A maioria das plantas ornamentais são geralmente cultivadas em ambientes internos como salas, quartos e escritórios, também se adaptam a ambientes de pouca luz. Assim, outras espécies podem ser usadas em jardins de inverno e suportam baixas temperaturas.
Algumas plantas podem ser confundidas em relação ao ambiente, muitas delas precisam de sol pleno, por exemplo, para essas o ideal é um ambiente muito ensolarado com contato à luz direta. Enquanto outras podem sobreviver à meia-sombra.
Melhor planta ornamental para cada ambiente
As plantas ornamentais são muito utilizadas para decoração. Dessa forma, existem diversas espécies que, além da beleza, deixam o ambiente mais agradável e charmoso.
Plantas para ambientes internos

Para os ambientes internos, as melhores escolhas são plantas que podem ser plantadas em vasos e que sejam plantas de meia-sombra ou sombra.
Isso porque requerem menos tempo em luz direta e, com isso, se desenvolvem melhor. Apesar disso, é preciso tomar cuidado ao escolher a planta a ser usada na decoração, muitas plantas podem ser venenosas para crianças ou animais domésticos.
Cactos
Os cactos são plantas ornamentais muito conhecidas pela resistência ao sol e a condições climáticas rigidamente secas. Além disso, também são ótimas para serem usadas na decoração interna, pois não exigem muitos cuidados, além de se adaptarem aos ambientes.

Chifre de veado
Com nome peculiar, a chifre de veado leva esse nome pela semelhança das suas folhas com o chifre do animal. São plantas adaptáveis e fáceis de cuidar.
Além disso, a beleza da planta traz charme para os ambientes internos. Pode ser colocada em salas de jantar, de TV, escritórios e até mesmo nos quartos.

Bambu mossô
Essa espécie de bambu é uma das mais conhecidas e também muito adaptável. Apesar de atingir mais de um metro e meio, o bambu pode ser cultivado em vasos dentro de casa.
Não requer longos períodos de sol nem regas constantes. São ótimos para decorar salas de estar e trazem um clima de tropicalidade aos ambientes.

Zamioculcas
Essa planta é capaz de sobreviver à baixa luminosidade, ou ter muita exposição solar, mas se desenvolve lentamente.
Basicamente, as zamioculcas são plantas ideais para ambientes internos que recebem pouca luz do sol direta ou indiretamente e também podem ser cultivadas em jardins. Sua versatilidade e resistência permite o cultivo em ambientes internos ou externos.

Plantas ornamentais para ambientes externos
As plantas de ambientes externos podem ser plantas de sol pleno, ou seja, plantas que podem estar expostas a grandes períodos de luz do sol durante o dia, ou plantas mais resistentes à condições como chuvas ou ventos.
Contudo, as plantas para ambiente externo também podem ser de meia-sombra, caso haja alguma área aberta, mas coberta e que não incida luz solar em menores períodos do dia.
Dracena
As dracenas são plantas ornamentais muito resistentes podendo sobreviver a poucos cuidados. Além da beleza de suas folhas compridas e de duas cores, também podem florir em épocas específicas do ano.
As dracenas mais comuns apresentam cores diferentes, as principais são tricolor, ou verde com bordas vermelhas, ou verde claro. Compõem a decoração de vários ambientes como salas e quartos, além de serem muito comuns em jardins e canteiros.

Árvore do viajante
A árvore do viajante é muito comumente utilizada para decoração espaços abertos, como entradas de instalações para eventos, áreas de piscina ou churrasqueira ou jardins. Seu aspecto traz charme e beleza, além de também ser imponente pelo seu tamanho.

Hortênsias
As flores de Hortênsia são tipicamente encontradas em áreas com charme e delicadeza. Suas pequenas flores formam uma espécie de buquê maior que podem ser de várias cores.
Dessa forma, as mais comuns pelo país são as azuis e rosas, mas elas podem apresentar outras cores dependendo da qualidade e pH do solo.

Flor de jade
A flor de jade é chamada por este nome por ter as cores semelhantes à pedra preciosa que leva o mesmo titulo, contudo também pode apresentar outras cores como o vermelho alaranjado. Curiosamente cresce em forma de cachos, além de ser uma planta trepadeira.

Plantas ornamentais com frutos
Existem diversas espécies de plantas ornamentais que rendem frutos, como:
Pimenteira
A pimenteira é comumente encontrada em hortas e cozinhas pelos lares brasileiros. As pimentas são muito usadas em receitas salgadas, mas podem ser incrementadas em pratos doces, como chocolates, por exemplo.
A pimenteira traz um charme a mais para a cozinha e é fácil de ser mantida em vasos. Dessa forma, requer poucos cuidados para gerar frutos, regas regulares e poucas horas de sol são suficientes para a sua sobrevivência e manutenção.

Maracujazeiro
Assim como a flor de jade, o maracujazeiro é uma planta trepadeira. Sendo assim, para se desenvolver precisa de uma superfície de apoio, seja ela pergolado, estacas ou suportes que sejam feitos para sustentá-la.
Além disso, também pode ser usado como planta ornamental nos jardins, trazendo charme para um espaço aconchegante ao ar livre.

Principais cuidados com as plantas ornamentais
Antes de adquirir qualquer planta para casa, o ideal é saber exatamente a qual espécie pertence, pois assim é capaz de entender quais suas necessidades e cuidados ao tê-la.
Além disso, é importante escolher os ambientes levando em consideração não somente a decoração, mas a exposição solar, entrada de vento e outras características que são importantes para o desenvolvimento da planta.

Algumas plantas ornamentais podem ser tóxicas se ingeridas, o mais seguro é sempre deixá-las fora do alcance de pets e crianças. Além do mais, consultar um profissional especializado, como um paisagista, diminui as chances de erro, além de ajudar nas escolhas do ambiente ideal para cada tipo de planta.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são flores comestíveis e como plantar abacate
Fontes: Viva Decora, Terra, Tua Casa.
Imagens: Pinterest, Diulie Ferreira, Vix, FC Decor, Decor Fácil, Casa e Festa, Globo Rural, MR Palmeiras, Plantas e Flores, Tua Casa, Vamos Comer Melhor, Agro20, Bonde.