Espécies

Gardênia – Características da flor, como plantar e principais cuidados

A gardênia é uma flor fácil de ser cultivada em vasos e jardins. Além disso, é uma ótima opção para arranjos na decoração.

Por Rafaela de Almeida

-

Dona de um perfume inigualável, capaz de acalmar as pessoas que sentem seu cheiro, a gardênia é uma flor de pétalas brancas, ou amarelas. Essa flor é bastante utilizada na decoração de festas de aniversário, casamento e formaturas. Carrega diversos significados, o principal deles relacionado à inocência.

Além disso, presentear uma pessoa com uma flor de gardênia é um gesto muito gentil, pois é o mesmo que dizer que a pessoa que recebe a planta é amável. Outro significado da gardênia é em relação às cores de suas pétalas. Enquanto as pétalas brancas são associadas à pureza, as pétalas amarelas indicam a existência de um amor secreto.

Principais características da flor de gardênia

Essa planta é originária da África, sul da Ásia e Oceania, e por gostarem de climas moderados podem ser facilmente cultivadas no Brasil. Porém, deve ser observada a umidade do local onde ela será plantada, pois este é um fator extremamente necessário para o seu desenvolvimento.

Gardênia: uma flor colorida e fácil de ser cultivada em vasos e jardins
Fonte: Mundo Ecologia

Ainda, devido ao seu perfume tranquilizante, elas são usadas com frequência na decoração de lugares onde várias pessoas transitam.

E, pelo mesmo motivo, também estão presentes durante as sessões de aromaterapia, tendo efeito extremamente positivo na qualidade do sono dos pacientes.

As flores da gardênia, também conhecidas como jasmim-do-cabo, se enquadram facilmente na culinária por serem consideradas plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

Podem ser aplicadas de diversas formas, como no processo de aromatização do mel, na produção de geleias, chás e até mesmo cruas numa deliciosa salada de pétalas.

Como plantar a gardênia?

O melhor momento para o plantio da gardênia é no início da primavera e, em segundo caso, durante o outono. Além disso, essa planta pode ser cultivada tanto sozinha, quanto em conjunto com outras espécies.

Fonte: Cultura Mix

Para promover o plantio desse arbusto em vaso ele precisa ter no mínimo 50 centímetros em suas duas dimensões, largura e profundidade. Dessa forma, se decidir plantar mais de uma planta, a distância entre elas deverá respeitar o seu crescimento, portanto, uma distância mínima de 1 a 2 metros, aproximadamente.

Cuidados com a gardênia

O primeiro passo para cultivar a gardênia é a escolha do local onde ela será plantada. Dessa forma, é preciso ter sempre em mente que ela precisa de um lugar ensolarado, porém com alguma sombra para o seu melhor desenvolvimento. Assim, durante o processo de cultivo precisa estar o tempo todo em contato com o sol.

Gardênia: uma flor colorida e fácil de ser cultivada em vasos e jardins
Fonte: Freepik

Solo e adubação

Certifique-se que o solo esteja devidamente rico em nutrientes e adubado. Para promover o seu plantio, é necessário abrir um buraco que seja 2 ou três vezes maior, tanto para sua largura quanto para sua profundidade. Feito isto, basta centralizar a muda e fechar o buraco com uma mistura de terra e adubo.

Fonte: Gardening Know How

Lembre-se de que a gardênia precisa se encontrar num ambiente que corresponda às suas características naturais, caso contrário ela não irá se desenvolver, o que pode ocasionar frustrações.

Quanto ao solo, o ideal é que seja realizada uma adubação, usando húmus de minhoca, a cada trimestre do ano para que ela cresça de forma saudável.

Rega

Logo após o seu plantio, é necessário regar a terra de forma a deixá-la apenas úmida e não alagada, evitando o surgimento e proliferação de fungos.

Gardênia: uma flor colorida e fácil de ser cultivada em vasos e jardins
Fonte: Green Me

Isso porque a gardênia tem uma grande necessidade de umidade e precisa ser regada com frequência, principalmente durante o seu crescimento.

Outros cuidados

Alguns sintomas a serem observados durante o desenvolvimento da gardênia é quanto o amarelamento de suas folhas e a perda de alguns brotos, que podem significar carência ou excesso de iluminação, água ou adubação.

Fonte: Casa e Jardim

Por isso, logo após a identificação de algum desses dois sinais, é necessário ajustar os cuidados para garantir a saúde da sua planta.

Uma forma de garantir a limpeza de sua planta e evitar o surgimento de parasitas é borrifando bicarbonato de sódio em suas folhas e flores.

Além disso, outro modo de promover a manutenção de sua gardênia é através da compra de um sabonete inseticida, que pode ser facilmente encontrado em lojas que vendem produtos para jardim. 

Então, curtiu esse post? Se você gostou dessa matéria, conheça também a quaresmeira.

Fontes: BJAWEB, Home It, I Love Flores, Green Me.

Imagens: Blog das Flores, Planta Sonya, Mundo Ecologia, Cultura Mix, Freepik, Gardening Know How, Green Me, Casa e Jardim.