Como Plantar

Como plantar mamão – Passo a passo e dicas para o plantio

O mamão é um fruto muito consumido pelo mundo, com inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, para plantar mamão em casa é fácil.

Por Rafaela de Almeida

-

O mamão é uma fruta para todos os momentos. Os frutos do mamoeiro podem ser consumidos de diferentes maneiras, seja puro, em conversas, batido em sucos ou como geleia. Além disso, o fruto é também rico em nutrientes e vitaminas C, E e K, além de ter características medicinais. Mas como plantar mamão?

Além de ser uma fruta popular entre os brasileiros e uma opção tanto saudável quanto gostosa, o mamão é também de fácil cultivo. Por isso, é possível encontrá-lo em quase todo o território nacional. 

Quais as melhores condições para plantar mamão?

O mamoeiro é uma planta tipicamente tropical e, portanto, para locais com temperaturas abaixo de 15ºC, não recomenda-se o seu plantio. Contudo, não se preocupe quanto a época do ano: desde que bem irrigado e com luz solar direta, o mamoeiro pode ser plantado em qualquer época. 

Como plantar mamão: passo a passo com dicas para o plantio
Fonte: Ciclo Vivo

Além de garantir uma terra arenosa e leve, o mamoeiro gera bons resultados mediante adubação orgânica.

Dessa forma, recomenda-se o uso de esterco e húmus de minhoca. Além disso, misturar areia ao adubo pode ser também uma ótima opção para o mamoeiro, uma vez que irá ajudar na respiração das raízes da planta.

Como preparar as mudas de mamão?

Na forma como plantar mamão, você pode tanto retirar sementes de outros mamões, como comprá-las em lojas específicas de sementes. Com as sementes em mãos, aperte-as contra uma peneira para romper a membrana que as envolve, lave e mantenha em um local escuro para secar. 

Como plantar mamão: passo a passo com dicas para o plantio
Fonte: Agronomia Expert

Mas existe um detalhe muito importante sobre as mudas do mamoeiro. Isto é, as plantas podem nascer macho, fêmeas ou os dois tipos em um.

A diferença só ficará clara no momento de floreio da planta, uma vez que as flores masculinas nascem primeiro e possuem formato comprido enquanto as fêmeas, de formato oval, nascem mais tarde. Já os mamoeiros macho e fêmea simultaneamente, você encontrará flores femininas e masculinas. 

Para que sua planta dê frutos, é necessário que as plantas realizem polinização pelo vento e, para isso, garanta pelo menos um mamoeiro macho e um fêmea plantados próximos. 

Cuidados após plantar mamão

Para aprender como plantar mamão é necessário saber que a planta exige uma rega constante e farta. Contudo, o mamoeiro é muito sensível a um solo encharcado. Por isso, faça a rega duas vezes por dia, sempre monitorando se a terra está encharcada. Você pode se certificar colocando os próprios dedos na terra e sentir se está muito molhada ou não.

Fonte: Portal do Agronegócio

O mamoeiro irá se desenvolver bem em lugares em que receber sol. Dessa forma, garanta pelo menos 4 horas por dia de luz solar direta. Apesar de o momento de colheita ser diferente para cada espécie, geralmente será de 4 a 6 semanas após a abertura das flores. 

Cuidado com as pragas

O mamoeiro precisa de cuidados constantes para combate de doenças e pragas, uma vez que algumas doenças, como a mancha anelar, podem contaminar outros mamoeiros e se multiplicar em sua horta. Portanto, vigie semanalmente. 

Geralmente, para doenças como a mancha anelar e meleira, a solução mais recomendada é eliminar os mamoeiros infectados antes que se espalhe. Isso porque, apenas o corte das partes afetadas pode não ser o suficiente na forma como plantar mamão.

Dica para o cultivo do mamoeiro render frutos

Depois de plantar mamão, seu mamoeiro pode dar fruto o ano todo. Para isso, siga bem as recomendações acima sobre como plantar mamão e se atente, principalmente, à luz solar, que deve ser constante.

Como plantar mamão: passo a passo com dicas para o plantio
Fonte: Revista Natureza

Além disso, uma irrigação frequente, mas prudente para evitar encharcamento do solo, e um solo rico em nutrientes contribuem para o desenvolvimento de bons frutos.

Além disso, uma ótima forma de sempre ter frutos do mamoeiro em casa é cultivar diferentes mudas em diferentes fases de crescimento. 

O que achou da matéria sobre como plantar mamão? Se gostou, confira também como plantar suculentas.

Fontes: Ciclo Vivo, Brapex, Semagro.

Imagens: Menu do Dia, SPDM, Ciclo Vivo, Odair Plantas, Agronomia Expert, Portal do Agronegócio, Revista Natureza,