Como Plantar

Como plantar louro – Formas de fazer o plantio e principais cuidados

Para plantar louro é possível utilizar as sementes da planta ou fazer estaquias. As mudas, por exemplo, aceleram o processo de cultivo.

Por Rafaela de Almeida

Louro é um tipo de tempero muito popular pelo Brasil, usado, principalmente, em receitas salgadas. Essa folha é muito popular pelo cheiro e sabor característico, possuindo também propriedades medicinais, assim como o manjericão, por exemplo. Mas como plantar louro?

O louro, ou loureiro, como também é chamado, é simples de ser cultivado na horta de casa. No entanto, pode ser encontrado com facilidade em supermercados e feiras. Ao contrário do que muitos imaginam, o louro, além de ter muitas folhas, também é capaz de produzir frutos.

Além disso, as sementes desses frutos podem ser usadas para a propagação da planta, assim como mudas feitas de estacas. Dessa forma, é possível plantar louro usando mais de uma técnica.

Como plantar louro usando sementes ou estaquia?

Para plantar louro podem ser usadas duas formas diferentes, a primeira utilizando as sementes, enquanto a segunda usa estacas, também chamadas de mudas. Geralmente, o plantio por sementes tende a demorar mais tempo para que o louro brote do solo, por isso, usar estaquias economiza tempo.

Fonte: Magazine Luiza

Para plantar usando as estacas, basta retirar algum galho de uma planta já desenvolvida. O galho para estaquia deve ter, pelo menos, de 10 a 25 centímetros de comprimento. Após retirar o galho tire também as flores dele, caso haja alguma.

Feito isso, plante o galho na terra, podendo ser em vaso ou espaços abertos, como o jardim. Abra um buraco fundo o suficiente para colocar o galho de louro e cubra-o novamente com terra depois de fincá-lo no chão. Se necessário, aperte um pouco da terra ao redor do galho para que ele fique firme e faça a rega normalmente.

Cuidados depois de plantar louro

Assim como todas as plantas, o louro requer alguns cuidados depois de ser plantado. Por isso, esteja atento ao clima, temperatura ideal, luminosidade e à rega necessária para que ele se desenvolva de forma saudável.

Luminosidade indicada para cultivar louro

O loureiro pode ser considerado uma planta de meia-sombra. Por isso, ao plantar escolha um local bem iluminado, ou que ofereça algumas horas de sol diariamente.

Fonte: Cláudia Roma

Uma dica de cultivo para o pé de louro é deixá-lo próximo a árvores de porte maior, uma vez que a sombra delas é capaz de proteger de raios de sol direto, mas permitem que o louro tenha luminosidade. Nesse caso, escolha plantas com mais de 10 metros de altura, já que o louro consegue atingir alturas elevadas.

Clima e solo ideais para plantar

O loureiro, ou louro, não deve ser cultivado em regiões de clima muito frio. Isso porque esse tipo de árvore não suporta baixas temperaturas e geadas, logo, seu desenvolvimento pode ser comprometido pelo clima da região. Dessa forma, para plantar louro o clima recomendado é o mais ameno possível, sem muitas variações climáticas tendendo a baixas temperaturas.

Como plantar louro: formas de fazer o plantio e principais cuidados
Fonte: Notícias de Jardim

Além disso, apesar de ser uma planta muito seca, é preciso que o solo ao ser cultivado tenha grande capacidade de drenagem. Sendo assim, para a mistura do substrato podem ser usadas argila expandida, húmus ou areia. Outra forma de aumentar a drenagem é usar pedras e cascalhos.

Frequência de rega e poda necessária depois de plantar louro

O louro possui características mais secas, por isso, ao cultivá-lo em casa, é necessário garantir que suas necessidades serão atingidas. Dessa forma, evite regar a planta com frequência e em grandes quantidades, pois o solo pode facilmente encharcar. Além disso, esse tipo de planta tolera épocas secas muito bem.

Como plantar louro: formas de fazer o plantio e principais cuidados
Fonte: Pajaris

Depois de plantar louro e ele se desenvolver, a poda da árvore também é muito importante para a sua manutenção. O corte das folhas secas e amareladas garante que a planta se renove a cada ciclo.

Por isso, sempre que perceber que a planta apresenta essas características, corte os galhos prejudicados com uma tesoura de jardinagem, de preferência. Além disso, a poda também pode ser feita por estética, é fácil manipular o corte de forma circular ou piramidal, por exemplo.

Colheita do louro

Após plantar louro, a colheita pode ser feita assim que a planta estiver o suficientemente desenvolvida. Além disso, folhas mais frescas têm sabor mais leves, enquanto plantas ressecadas ou mais antigas apresentam sabor mais forte e amargo. Os frutos também podem ser utilizados, desde que, após a colheita, seque à sombra.

Fonte: João Bidu

Curtiu esse post? Veja também como plantar outro tempero, o coentro.

Fontes: Plantei, Casa Um Como, Hortas.

Imagens: Área de Mulher, Magazine Luiza, Horta em Casa, Cláudia Roma, Notícias de Jardim, João Bidu, Pajaris.