Espécies

Tipos de begônias: como cultivar e características da espécie

Existe uma grande variedade de tipos de begônias no Brasil e pelo mundo, algumas são mais populares, principalmente por conta de suas cores.

Por Rafaela de Almeida

-

As begônias são donas de muita beleza e delicadeza. Além disso, são conhecidas por seu significado, principalmente associado à felicidade, gentileza e prosperidade. Por isso, os mais variados tipos de begônias são utilizadas em decorações para trazer boas energias, deixando também o ambiente mais atrativo visualmente.

Por serem plantas de fácil cuidado e extremamente bonitas, as begônias são ótimas opções para tornar o seu jardim mais alegre. Além disso, essa flor apresenta alguns tipos diferentes, alguns são mais fáceis de serem encontrados do que outros. 

Características da begônia

Pertencente à família Begoniaceae, o seu principal objetivo é a decoração de ambientes, sendo frequentemente utilizadas em eventos como festas de debutantes, dentre outras ocasiões. Devido ao seu significado são ótimas opções para presentear pessoas que são especiais em nossas vidas em datas especiais, como no Dia dos Namorados, por exemplo.

Tipos de begônias: algumas espécies para a decoração dos ambientes
Fonte: Ciclo Vivo

Além disso, as begônias têm como origem a América tropical e podem ser cultivadas em qualquer estação do ano, mantendo sempre sua beleza intacta. Por serem geralmente encontradas em climas tropicais, as begônias podem facilmente serem cultivadas no Brasil, em especial ao sul do nosso país.

Como cultivar os mais variados tipos de begônias

Assim como as margaridas, violetas e hibiscos, as begônias são flores de cultivo simples, não exigindo grandes cuidados. Contudo, é preciso observar alguns pontos para que ela cresça e floresça da melhor forma possível e saudável.

Tipos de begônias: algumas espécies para a decoração dos ambientes
Fonte: Viva Decora

Alguns cuidados necessitam de atenção, assim, quanto ao substrato em que ela está sendo cultivada. Em nenhuma circunstância ele deve estar alagado, dessa forma, mantenha-o apenas úmido, realize a rega apenas quando o solo já estiver seco.

Outro ponto é quanto ao seu cultivo em ambientes internos, nesse caso o vaso em que a planta será cultivada precisa ter furos permitindo o escoamento de água e evitando o acúmulo da mesma.

Vale destacar também que suas folhas e flores não devem ser regadas, por serem bastante delicadas. Promover essa ação pode auxiliar no desenvolvimento de mofo, o que pode acarretar na morte das begônias.

Tipos de begônias

Com certeza a begônia eliatior é um dos tipos de begônias que vem à mente quando o nome begônia é citado, principalmente para os conhecedores de flores no Brasil, isso porque é a mais vendida no país. Esse tipo de begônia pode ser encontrado em diversas cores como branco, rosa, laranja e, em alguns casos, traz combinações de cores na mesma flor.

Fonte: Guia das Suculentas

Essa flor se assemelha bastante a rosa, possuindo um visual mais delicado e clássico. Para que ela se desenvolva da melhor forma possível, é preciso que esteja em um ambiente protegido de temperaturas mais baixas e em meia-sombra, de preferência sem a incidência de luz direta.

Begônia rex é um dos tipos de begônias mais colorido

O ponto de destaque desse tipo de begônia é, definitivamente, a coloração e os padrões de suas folhas em tons intensos de verde, vermelho, vinho, rosa e branco.

Tipos de begônias: algumas espécies para a decoração dos ambientes
Fonte: Selvva

São originárias de regiões de climas tropicais e, por isso, crescem melhor em climas moderados, não suportando ambientes frios. Sendo assim, o ideal é mantê-la fora do alcance de ar-condicionado e janelas em ambientes internos.

Begônia vermelha

Como o nome já entrega, as flores desses tipos de begônias possuem uma coloração vermelha intensa. Essa begônia não irá passar despercebida em nenhum ambiente, encantando os amantes de plantas devido a sua tonalidade.

Tipos de begônias: algumas espécies para a decoração dos ambientes
Fonte: Casa e Festa

Além disso, o seu posicionamento em ambientes internos pode trazer uma maior vivacidade ao design da sua casa ou escritório, mas sem ser agressivo aos olhos. Agradando tanto aqueles que possuem uma paixão por decorações minimalistas, quanto os que amam uma decoração mais clássica.

Begônia-maculata é um dos tipos de begônias mais populares no país

A begônia-maculata é a planta ideal para deixar a decoração do ambiente mais divertida e colorida, sendo o seu visual a sua principal característica.

Fonte: Folha

Possui sua folha composta por um tom verde escuro na sua parte superior e um vermelho vivo em sua parte inferior, que são cores complementares. Além disso, diversas manchas brancas se espalham na parte de cima das folhas, formando um visual único

Outra característica chamativa desse tipo de begônia é quanto ao seu florescimento durante os meses que marcam a primavera, onde aparecem aglomerados de flores brancas e rosadas. Podendo ser facilmente cultivada dentro de casa, próximo a janelas, em locais bem iluminados.

Curtiu esse post? Se você gostou, conheça também outros tipos de plantas ornamentais.

Fontes: Casa e Festa, Ikebana Flores, Coastline Surf Sistem, Arkpad.

Imagens: UOL, Ciclo Vivo, Viva Decora, Guia das Suculentas, Selvva, Casa e Festa, Folha.