Dicas

Bokashi – Função desse tipo de fertilizante e como prepará-lo

O bokashi é um tipo de fertilizante orgânico originalmente japonês que pode ser produzido de forma caseira e usado nas plantações.

Por Rafaela de Almeida

-

Você já ouviu falar no bokashi? Bokashi é um tipo de composto orgânico, ou fertilizante, bastante utilizado no cultivo de muitas espécies de plantas. Esse tipo de fertilizante orgânico contribui para o crescimento das plantas de forma mais saudável, além disso, os frutos das plantas se tornam mais nutritivos.

Atualmente, existem estudos sobre os efeitos do bokashi para o controle da doença do tomateiro, muito comum durante a produção de tomates, seja em grande ou pequena escala. Além de ter se tornado popular, é fácil produzir o bokashi em casa.

Dessa forma, é possível produzir e utilizar o próprio fertilizante orgânico nas plantas da horta ou jardim. Por isso, se você está procurando um fertilizante eficiente e que não vá agredir tanto suas plantas quanto o fruto produzido por elas, o bokashi é uma ótima opção.

Qual a função do bokashi?

O bokashi tem inúmeros benefícios se aplicado corretamente no solo. Dentre as vantagens mais comuns, estão a recuperação do solo, principalmente em relação aos nutrientes.

Além disso, os microrganismos transformam a matéria orgânica presente no fertilizante em substâncias que o solo é capaz de absorver. Os microrganismos também auxiliam no controle de pragas.

Bokashi: qual a função desse tipo de fertilizante e como prepará-lo
Fonte: A Lavoura

Outra função do bokashi para o solo e para as plantas está em corrigir a acidez do solo. Assim, o bokashi é um fertilizante completo para ser usado nas plantações.

Passo a passo para fazer o próprio bokashi

Para fazer o bokashi existem duas formas diferentes:

Aeróbicaquando o composto é preparado durante alguns dias, sendo revirado de 24h em 24h. Leva esse nome porque há a troca do material com o ar durante a mistura.

Anaeróbica:  a forma anaeróbica não possui ar, sendo produzida de forma ensacada, ou em bombas. No entanto, nesta forma de preparo, o bokashi precisa ficar parado durante algumas semanas.

Ingredientes para fazer o bokashi

De modo geral, os ingredientes para fazer o bokashi variam. Além disso, a quantidade de ingredientes pode variar de acordo com qual produção você deseja realizar.

Bokashi: qual a função desse tipo de fertilizante e como prepará-lo
Fonte: Faz Fácil
  • Farelo de trigo;
  • Torta de mamora;
  • Água, preferencialmente sem cloro;
  • Inoculante;
  • Açúcar mascavo ou melaço.

Após juntar todos os ingredientes, o primeiro passo é misturar os ingredientes secos. Em seguida, escolha um recipiente ou um espaço para fazer a mistura dos ingredientes, começando pelos ingredientes secos, ou seja, o farelo. Se as proporções forem grandes, o melhor é fazer a mistura usando uma lona no chão.

Preparando o composto líquido

Neste próximo passo, será preparado o composto líquido usando a água e o inoculante, que nada mais é do que um tipo de fermento. Dessa forma, use uma água de boa qualidade e que seja natural, sem adição de cloro. Além disso, o fermento, ao ser misturado na água, ajuda o solo a aumentar sua qualidade e a decomposição da matéria orgânica.

Depois de adicionar o fermento junto a água, coloque também o açúcar mascavo, que pode ser substituído facilmente pelo melaço de cana de açúcar. Neste processo, o açúcar e a água são responsáveis por alimentar os microrganismos que farão o bokashi ser fermentado e crescer.

Misturando todos os ingredientes

Aplique o líquido no farelo e misture até penetrar de forma uniforme no conteúdo seco. O composto líquido pode ser aplicado usando um regador, por exemplo.

Bokashi: qual a função desse tipo de fertilizante e como prepará-lo
Fonte: Multivaso

Para conferir se a mistura está realmente homogênea, coloque um pouco nas mãos e sinta se está úmido. O ponto correto forma uma massa que só se desmancha quando apertada.

Como armazenar o bokashi

Depois de pronto, o bokashi pode ser colocado em bombas, mas caso você não possua o material, podem ser usados sacos duplos, que são mais resistentes, para vedar o ar da mistura. Depois de ser selado, o saco com bokashi deve passar pelo menos vinte dias vedado até poder ser usado nas plantas.

É normal que, quando aberto, o bokashi possua mofo branco, mas é natural que surja mofo durante a fermentação e a mistura pode ser usada normalmente nas plantas.

No entanto, é importante observar o cheiro do fertilizante. Se houver um odor forte, é sinal de que pode ter tido insucesso, logo, o fertilizante deve ser descartado e ser feito a compostagem do mesmo.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são ervas aromáticas.

Fontes: Yes We Grow, Minhas Plantas, Canal do Horticultor, CPT Cursos.

Imagens: Somos Verdes, Ciclo Vivo, A Lavoura, Faz Fácil, Multivaso,