Como Plantar

Como plantar hortelã: o cultivo da erva aromática e medicinal

Plantar hortelã pode ser uma atividade muito simples e benéfica. Essa erva aromática muito útil, também pode ser usada para fins medicinais.

Por Rafaela de Almeida

-

A hortelã é facilmente reconhecida pelo seu aroma e sabor extremamente refrescante. Além disso, plantar hortelã em casa é uma oportunidade para utilizá-la no seu dia a dia, afinal, as suas aplicações são diversas na culinária. 

É uma planta bastante utilizada em receitas como chás, sucos, bebidas alcoólicas, pasta de dentes e chicletes. Fora a sua contribuição no preparo de inúmeros pratos doces e salgados, a sua utilização também se destaca em âmbito medicinal. Isso porque, pode ser usada para o auxílio da digestão, diminuição de dores na garganta e aftas, além de atuar como um poderoso descongestionante das mucosas.

Fonte: G1

Além disso, a hortelã pode ter um significado muito especial atrelado a hospitalidade. Reza a mitologia grega que Zeus ao vir para à Terra, onde estava a procura de água, acabou sendo ignorado por várias pessoas. No entanto, chamou a atenção de um casal que o recebeu com uma bela mesa com ramos de hortelã.

Portanto, hoje iremos conhecer melhor essa evar e aprender como plantar hortelã.

Plantar hortelã: melhor tipo

Como plantar hortelã: o cultivo da erva aromática e medicinal
Fonte: Pense Natural

Ao plantar hortelã é interessante saber qual tipo está sendo cultivado, pois, isso pode ajudar durante o seu cultivo. A hortelã pertence ao gênero Mentha, e as espécies influenciam na intensidade do seu cheiro e sabor, além do formato e tamanho de suas folhas, facilitando assim a sua identificação.

As hortelãs mais encontradas e utilizadas no território brasileiro são a hortelã-comum e a hortelã-pimenta, a segunda possuindo um cheiro mais intenso. Enquanto isso, a comum é a mais indicada para o cultivo em casas ou apartamentos devido a sua maior resistência e facilidade durante o cultivo. Portanto, se você não tem muita prática, é recomendado o plantio da hortelã-comum.

Como plantar hortelã

Como plantar hortelã: o cultivo da erva aromática e medicinal
Fonte: Novo Negócio

Primeiramente, a hortelã pode ser plantada de duas formas: por sementes ou por mudas. Sendo a segunda opção facilmente encontradas em casas de jardinagem. Sendo assim, é necessário escolher bem o local onde ela irá se desenvolver. Portanto, é interessante que este local esteja longe de ventos fortes para evitar que a planta seja danificada. 

Caso você esteja pensando em plantar hortelã usando várias sementes ou mudas, o ideal é que o espaçamento mínimo seja de 35 centímetros, para que elas cresçam adequadamente sem que uma interfira no crescimento da outra.

Além disso, se o seu objetivo é plantá-la dentro de um vaso, certifique-se de que ele tenha um sistema de drenagem capaz de escoar a água durante a rega. Afinal, o acúmulo de água pode ser extremamente prejudicial, causando o apodrecimento das raízes e possivelmente a morte da planta.

Dessa forma, a camada de drenagem para plantar hortelã pode ser feita com junta ou algum tecido espesso que seja feito com fibras naturais, pedras e uma segunda camada com o tecido escolhido. É importante também que o vaso tenha furos em sua parte inferior para impedir o alagamento do substrato.

Escolhido o local e feito os primeiros preparativos, basta inserir o substrato e plantar hortelã usando a semente ou muda com um centímetro de profundidade. Lembre-se também de manter o solo úmido, o recomendado é que a rega seja feita regularmente durante o seu desenvolvimento.

Cuidados após plantar hortelã

Viu só como é fácil plantar hortelã? Não tem muito segredo. No entanto, o plantio não é a única parte importante do processo. Sendo assim, é importante se atentar aos cuidados com a planta após o plantio:

Luminosidade

Como plantar hortelã: o cultivo da erva aromática e medicinal
Fonte: Faz Fácil

O ideal durante o cultivo da hortelã é que a planta fique em um local onde receba luz do sol no período da manhã. Apesar de a iluminação ser uma parte essencial para o seu desenvolvimento, ficar longos períodos, exposta pode fazer com que o substrato da planta seque com mais facilidade. Sendo assim, ao plantar hortelã procure mantê-la em um local que seja parcialmente sombreado.

Rega necessária

Fonte: Alto Astral

O processo de rega depende do clima da região do cultivo, no entanto, é necessário que o solo esteja constantemente umedecido. O recomendado é que, ao plantar hortelã, ela seja regada pelo menos duas vezes ao dia, durante a manhã e no final da tarde. Além disso, caso você esteja em um local onde a água está evaporando com muita facilidade, pode ser preciso que a rega seja realizada mais do que duas vezes.

Cuidado com o solo e adubação

Como plantar hortelã: o cultivo da erva aromática e medicinal
Fonte: The Spruce

Ao plantar hortelã, ela necessita de um solo muito rico em matéria orgânica para que ele se desenvolva da melhor forma possível. Nos primeiros meses de vida é interessante que seja realizada pelo menos uma adubação ao mês.

Porém, vale lembrar que a observação é essencial, se for notado algum sinal que ela não está recebendo a quantidade de nutrientes necessárias, será preciso realizar adubações extras para que ela volte a se desenvolver.

Colheita

Como plantar hortelã: o cultivo da erva aromática e medicinal
Fonte: Dicas de Mulher

Por fim, a colheita. Essa pode ser feita assim que notar que a planta está desenvolvida por completo e forte. Mais precisamente quando as plantas estão florescendo, já que nessa fase o aroma e o sabor são mais fortes.

Além disso, a recomendação é manter uma rotina de cortes para a hortelã se manter saudável. Então, corte apenas as partes superiores da planta, cerca de um centímetro acima da junção com o caule. Mas cuidado, para não cortar mais que um terço das folhas de hortelã de uma vez, já que pode prejudica-lá.

Então, o que você achou dessa matéria? Aproveite para conferir também Bambu da sorte: como cuidar e curiosidades sobre a espécie.

Fonte: Tudo Gostoso, Casa Vogue, Plantei, Ciclo Vivo.

Imagens: N1N, G1, Pense Natural, Info Escola, Faz Fácil, Alto Astral, The Spruce  Novo Negócio  Dicas de Mulher