Dicas

Plantas seguras para gatos: opções não tóxicas para os pets

Existem plantas seguras para gatos que podem ser cultivadas tranquilamente em casa, enquanto outras podem ser tóxicas para os animais.

Por Rafaela de Almeida

-

Se você tem gatos em casa, é provável que saiba o quão curiosos são esses animais. Está em sua essência a vontade de explorar, por isso estão frequentemente observando, cheirando e até mesmo comendo alguns itens. Dessa forma, antes de adotar algum desses felinos, é importante conhecer quais são as plantas seguras para gatos.

A ingestão pode causar efeitos colaterais diversos, desde irritação na pele, dificuldades durante a realização da digestão até sintomas mais agressivos. Sendo assim, caso você tenha gatinhos em casa, é extremamente necessário saber o tipo de planta que você está apresentando ao seu animal de estimação. 

As possibilidades são inúmeras, o número de plantas que são seguras para se ter ao lado dos gatos. Algumas delas podem ter até propriedades medicinais no organismo desses animais, servindo como grandes reforços no tratamento de algumas doenças que podem acometer os gatos.

Algumas plantas seguras para gatos são aromáticas

Se você está pensando em tornar a decoração da sua casa mais viva com algumas plantas é preciso considerar opções que não sejam tóxicas para o seu animal. Os gatos além de serem curiosos são animais ágeis e conseguem ter acesso a diversos pontos da casa, sejam eles altos ou baixos.

Fonte: Melhores Amigos

De modo geral, as plantas que possuem aromas não oferecem nenhum tipo de perigo para esses animais. E isso é muito interessante, pois os gatos são animais guiados pelo seu senso olfativo e geralmente acabam sendo atraídos pelas plantas que com perfume.

Alecrim, tomilho, salsa e hortelã são plantas seguras para gatos

A regra das plantas aromáticas se aplica para essas ervas bastante utilizadas na culinária brasileira. Todas elas são ótimas fontes de vitaminas e minerais para os gatos. Fora a presença de algumas vantagens inerentes a cada uma delas.

Fonte: VIX

A salsa afeta positivamente e diretamente o sistema urinário do animal, tornando o seu consumo recomendado para gatos que tenham problemas renais. Além disso, o alecrim pode ser utilizado em casos de machucados musculares, basta aplicar o óleo dessa erva para massagear o local.

O tomilho auxilia o sistema imunológico no combate de algumas doenças como a bronquite ou cistite. Enquanto a hortelã, devido a suas substâncias descongestionantes, pode facilmente ser utilizada por gatos que lutam contra problemas respiratórios.

Apesar de grande parte das plantas aromáticas não serem nocivas para os felinos, é essencial destacar que existem exceções. Tal como o louro, que apesar de ser uma planta aromática representa um risco para a saúde de gatos.

Napeta ou catnip

A nepeta é uma das plantas mais utilizadas pelos donos de gatos, pois ela possui efeito narcótico que afeta positivamente as emoções de seus animais. O que acontece é que existe uma substância presente no catnip, que ao ser cheirada estimula o cérebro nas porções ligadas às reações emotivas. 

Plantas seguras para gatos: algumas plantas não tóxicas para os pets
Fonte: Revista Galileu

Esse efeito pode ser potencializado quando o gato lambe ou mastiga a planta. Apesar de tornar o efeito mais forte, é importante lembrar que a nepeta não causa vícios, muito pelo contrário. A utilização dessa planta no cuidado animal é bastante recomendável, pois os seus efeitos, auxiliam na prevenção ou redução do estresse, além de promover exercícios físicos e psicológicos. 

Rosas e girassóis

Essas duas plantas são ótimas opções para a decoração, trazendo pontos de cores para o seu jardim. Além disso, não apresentam riscos para os gatos. Os girassóis são plantas vívidas e de simples cuidados, além disso as suas sementes podem ser utilizadas em outras situações, pois possuem vitaminas e minerais. 

Rosas são lindas e românticas e não são tóxicas, o que é ótimo para quem tem gatos. Porém, exige uma certa atenção com os animais, pois os espinhos presente nesta planta podem machucar os felinos.

Fonte: Arte Floral

Orquídeas

Outra planta bastante utilizada na decoração de interiores são as orquídeas. A sua presença no ambiente não afeta a vida dos gatos, mas ainda assim é recomendado que ela fique fora do alcance dos gatos caso eles sejam propensos a mordiscar plantas, afinal irá afetar no crescimento ou desenvolvimento da orquídea.

Plantas seguras para gatos: algumas plantas não tóxicas para os pets
Fonte: Pixabay

Gostou desse post? Confira o que são PANCS.

Fontes: Tudo de Bicho, Patas da Casa, Affinity Pet Care.

Imagens: São Marcos Online, Melhores Amigos, VIX, Revista Galileu, Arte Floral, Pixabay.